A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321 |
Resumo: | A educação integral e de tempo integral vêm sendo debatidas atualmente com o objetivo de repensar a prática pedagógica, a organização do currículo e redimensionar o tempo e os espaços com a finalidade de oportunizar aprendizagem plena dos alunos. O presente trabalho objetivou resgatar o processo de implantação do Programa Mais Educação realizado em duas escolas urbanas do município de Itaituba, localizado na região Oeste do Pará, na Amazônia Brasileira. Foi realizado por meio da análise documental e de entrevistas com servidores da educação diretamente envolvidos no processo de implantação do referido Programa no município, contemplando, desde suas percepções sobre educação integral e em tempo integral, até detalhes sobre o processo histórico de implementação. Utilizou-se de indicadores educacionais formais para avaliar os resultados da implantação do PME no município, identificando melhorias no desempenho acadêmicos dos estudantes ao longo da execução do Programa, além de apontar para o deficiente preparo do município em receber e implantar o PME nas dependências de suas escolas.Palavras-chave: educação integral; educação em tempo integral; programa mais educação; Amazônia.INTEGRAL EDUCATION AND THE MORE EDUCATION PROGRAM IN PUBLIC SCHOOLS IN THE BRAZILIAN AMAZONAbstractThe whole education and the full-time education are currently being debated with the aim of rethinking pedagogical practice, organizing the curriculum and redimensioning time and spaces in order to provide students with full learning opportunities. The present work aimed to rescue the implementation process of the Programa Mais Educação (PME) carried out in two urban schools in the municipality of Itaituba, located in the western region of Pará, in the Brazilian Amazon. It vas carried out through document analysis and interviews with education workers directly involved in the implementation process of the aforementioned program in the town, covering from their perceptions about full-time and full-time education to details about the historical implementation process. Formal educational indicators were used to assess the results of the implementation of the PME in the municipality, identifying improvements in the academic performance of students throughout the execution of the Program, in addition to pointing out the poor preparation of the municipality in receiving and implementing the PME on the premises of their schools.Keywords: whole education; full-time education; programa mais educação; Amazon. EDUCACIÓN INTEGRAL Y EL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA AMAZONÍA BRASILEÑAResumenLa educación a tiempo completo y a tiempo completo se debate actualmente con el objetivo de repensar la práctica pedagógica, organizar el currículo y redimensionar el tiempo y los espacios para brindar a los estudiantes oportunidades plenas de aprendizaje. El presente trabajo tuvo como objetivo rescatar el proceso de implementación del Programa Más Educación realizado en dos escuelas urbanas del municipio de Itaituba, ubicado en la región occidental de Pará, en la Amazonía brasileña. Se realizó a través del análisis documental y entrevistas con los trabajadores de la educación directamente involucrados en el proceso de implementación del Programa mencionado en el municipio, abarcando desde sus percepciones sobre la educación a tiempo completo y tiempo completo hasta detalles sobre el proceso histórico de implementación. Se utilizaron indicadores educativos formales para evaluar los resultados de la implementación del PME en el municipio, identificando mejoras en el desempeño académico de los estudiantes a lo largo de la ejecución del Programa, además de señalar la mala preparación del municipio para recibir e implementar el PME en las instalaciones de sus escuelas.Palabras clave: educación integral; educación a tiempo completo; más programa educativo; Amazonas. |
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Utilizou-se de indicadores educacionais formais para avaliar os resultados da implantação do PME no município, identificando melhorias no desempenho acadêmicos dos estudantes ao longo da execução do Programa, além de apontar para o deficiente preparo do município em receber e implantar o PME nas dependências de suas escolas.Palavras-chave: educação integral; educação em tempo integral; programa mais educação; Amazônia.INTEGRAL EDUCATION AND THE MORE EDUCATION PROGRAM IN PUBLIC SCHOOLS IN THE BRAZILIAN AMAZONAbstractThe whole education and the full-time education are currently being debated with the aim of rethinking pedagogical practice, organizing the curriculum and redimensioning time and spaces in order to provide students with full learning opportunities. The present work aimed to rescue the implementation process of the Programa Mais Educação (PME) carried out in two urban schools in the municipality of Itaituba, located in the western region of Pará, in the Brazilian Amazon. 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EDUCACIÓN INTEGRAL Y EL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA AMAZONÍA BRASILEÑAResumenLa educación a tiempo completo y a tiempo completo se debate actualmente con el objetivo de repensar la práctica pedagógica, organizar el currículo y redimensionar el tiempo y los espacios para brindar a los estudiantes oportunidades plenas de aprendizaje. El presente trabajo tuvo como objetivo rescatar el proceso de implementación del Programa Más Educación realizado en dos escuelas urbanas del municipio de Itaituba, ubicado en la región occidental de Pará, en la Amazonía brasileña. Se realizó a través del análisis documental y entrevistas con los trabajadores de la educación directamente involucrados en el proceso de implementación del Programa mencionado en el municipio, abarcando desde sus percepciones sobre la educación a tiempo completo y tiempo completo hasta detalles sobre el proceso histórico de implementación. Se utilizaron indicadores educativos formales para evaluar los resultados de la implementación del PME en el municipio, identificando mejoras en el desempeño académico de los estudiantes a lo largo de la ejecución del Programa, además de señalar la mala preparación del municipio para recibir e implementar el PME en las instalaciones de sus escuelas.Palabras clave: educación integral; educación a tiempo completo; más programa educativo; Amazonas.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfimage/pnghttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1832110.18764/2178-2229v28n4.202158Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 67-1002178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. 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