A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Diomark Pereira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quaresma, Edilan de Sant’Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321
Resumo: A educação integral e de tempo integral vêm sendo debatidas atualmente com o objetivo de repensar a prática pedagógica, a organização do currículo e redimensionar o tempo e os espaços com a finalidade de oportunizar aprendizagem plena dos alunos. O presente trabalho objetivou resgatar o processo de implantação do Programa Mais Educação realizado em duas escolas urbanas do município de Itaituba, localizado na região Oeste do Pará, na Amazônia Brasileira. Foi realizado por meio da análise documental e de entrevistas com servidores da educação diretamente envolvidos no processo de implantação do referido Programa no município, contemplando, desde suas percepções sobre educação integral e em tempo integral, até detalhes sobre o processo histórico de implementação. Utilizou-se de indicadores educacionais formais para avaliar os resultados da implantação do PME no município, identificando melhorias no desempenho acadêmicos dos estudantes ao longo da execução do Programa, além de apontar para o deficiente preparo do município em receber e implantar o PME nas dependências de suas escolas.Palavras-chave: educação integral; educação em tempo integral; programa mais educação; Amazônia.INTEGRAL EDUCATION AND THE MORE EDUCATION PROGRAM IN PUBLIC SCHOOLS IN THE BRAZILIAN AMAZONAbstractThe whole education and the full-time education are currently being debated with the aim of rethinking pedagogical practice, organizing the curriculum and redimensioning time and spaces in order to provide students with full learning opportunities. The present work aimed to rescue the implementation process of the Programa Mais Educação (PME) carried out in two urban schools in the municipality of Itaituba, located in the western region of Pará, in the Brazilian Amazon. It vas carried out through document analysis and interviews with education workers directly involved in the implementation process of the aforementioned program in the town, covering from their perceptions about full-time and full-time education to details about the historical implementation process. Formal educational indicators were used to assess the results of the implementation of the PME in the municipality, identifying improvements in the academic performance of students throughout the execution of the Program, in addition to pointing out the poor preparation of the municipality in receiving and implementing the PME on the premises of their schools.Keywords: whole education; full-time education; programa mais educação; Amazon. EDUCACIÓN INTEGRAL Y EL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA AMAZONÍA BRASILEÑAResumenLa educación a tiempo completo y a tiempo completo se debate actualmente con el objetivo de repensar la práctica pedagógica, organizar el currículo y redimensionar el tiempo y los espacios para brindar a los estudiantes oportunidades plenas de aprendizaje. El presente trabajo tuvo como objetivo rescatar el proceso de implementación del Programa Más Educación realizado en dos escuelas urbanas del municipio de Itaituba, ubicado en la región occidental de Pará, en la Amazonía brasileña. Se realizó a través del análisis documental y entrevistas con los trabajadores de la educación directamente involucrados en el proceso de implementación del Programa mencionado en el municipio, abarcando desde sus percepciones sobre la educación a tiempo completo y tiempo completo hasta detalles sobre el proceso histórico de implementación. Se utilizaron indicadores educativos formales para evaluar los resultados de la implementación del PME en el municipio, identificando mejoras en el desempeño académico de los estudiantes a lo largo de la ejecución del Programa, además de señalar la mala preparación del municipio para recibir e implementar el PME en las instalaciones de sus escuelas.Palabras clave: educación integral; educación a tiempo completo; más programa educativo; Amazonas.
id UFMA-5_4364e950103372dd30fa2ec4255ebf17
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18321
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRAeducação integraleducação em tempo integralprograma mais educaçãoAmazôniaA educação integral e de tempo integral vêm sendo debatidas atualmente com o objetivo de repensar a prática pedagógica, a organização do currículo e redimensionar o tempo e os espaços com a finalidade de oportunizar aprendizagem plena dos alunos. O presente trabalho objetivou resgatar o processo de implantação do Programa Mais Educação realizado em duas escolas urbanas do município de Itaituba, localizado na região Oeste do Pará, na Amazônia Brasileira. Foi realizado por meio da análise documental e de entrevistas com servidores da educação diretamente envolvidos no processo de implantação do referido Programa no município, contemplando, desde suas percepções sobre educação integral e em tempo integral, até detalhes sobre o processo histórico de implementação. Utilizou-se de indicadores educacionais formais para avaliar os resultados da implantação do PME no município, identificando melhorias no desempenho acadêmicos dos estudantes ao longo da execução do Programa, além de apontar para o deficiente preparo do município em receber e implantar o PME nas dependências de suas escolas.Palavras-chave: educação integral; educação em tempo integral; programa mais educação; Amazônia.INTEGRAL EDUCATION AND THE MORE EDUCATION PROGRAM IN PUBLIC SCHOOLS IN THE BRAZILIAN AMAZONAbstractThe whole education and the full-time education are currently being debated with the aim of rethinking pedagogical practice, organizing the curriculum and redimensioning time and spaces in order to provide students with full learning opportunities. The present work aimed to rescue the implementation process of the Programa Mais Educação (PME) carried out in two urban schools in the municipality of Itaituba, located in the western region of Pará, in the Brazilian Amazon. It vas carried out through document analysis and interviews with education workers directly involved in the implementation process of the aforementioned program in the town, covering from their perceptions about full-time and full-time education to details about the historical implementation process. Formal educational indicators were used to assess the results of the implementation of the PME in the municipality, identifying improvements in the academic performance of students throughout the execution of the Program, in addition to pointing out the poor preparation of the municipality in receiving and implementing the PME on the premises of their schools.Keywords: whole education; full-time education; programa mais educação; Amazon. EDUCACIÓN INTEGRAL Y EL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA AMAZONÍA BRASILEÑAResumenLa educación a tiempo completo y a tiempo completo se debate actualmente con el objetivo de repensar la práctica pedagógica, organizar el currículo y redimensionar el tiempo y los espacios para brindar a los estudiantes oportunidades plenas de aprendizaje. El presente trabajo tuvo como objetivo rescatar el proceso de implementación del Programa Más Educación realizado en dos escuelas urbanas del municipio de Itaituba, ubicado en la región occidental de Pará, en la Amazonía brasileña. Se realizó a través del análisis documental y entrevistas con los trabajadores de la educación directamente involucrados en el proceso de implementación del Programa mencionado en el municipio, abarcando desde sus percepciones sobre la educación a tiempo completo y tiempo completo hasta detalles sobre el proceso histórico de implementación. Se utilizaron indicadores educativos formales para evaluar los resultados de la implementación del PME en el municipio, identificando mejoras en el desempeño académico de los estudiantes a lo largo de la ejecución del Programa, además de señalar la mala preparación del municipio para recibir e implementar el PME en las instalaciones de sus escuelas.Palabras clave: educación integral; educación a tiempo completo; más programa educativo; Amazonas.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfimage/pnghttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1832110.18764/2178-2229v28n4.202158Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 67-1002178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/9959http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/10953http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/10954http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/10955Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Diomark Pereira deQuaresma, Edilan de Sant’Ana2022-01-12T12:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18321Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.628767Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
spellingShingle A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Araújo, Diomark Pereira de
educação integral
educação em tempo integral
programa mais educação
Amazônia
title_short A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_full A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_fullStr A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_sort A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
author Araújo, Diomark Pereira de
author_facet Araújo, Diomark Pereira de
Quaresma, Edilan de Sant’Ana
author_role author
author2 Quaresma, Edilan de Sant’Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Diomark Pereira de
Quaresma, Edilan de Sant’Ana
dc.subject.por.fl_str_mv educação integral
educação em tempo integral
programa mais educação
Amazônia
topic educação integral
educação em tempo integral
programa mais educação
Amazônia
description A educação integral e de tempo integral vêm sendo debatidas atualmente com o objetivo de repensar a prática pedagógica, a organização do currículo e redimensionar o tempo e os espaços com a finalidade de oportunizar aprendizagem plena dos alunos. O presente trabalho objetivou resgatar o processo de implantação do Programa Mais Educação realizado em duas escolas urbanas do município de Itaituba, localizado na região Oeste do Pará, na Amazônia Brasileira. Foi realizado por meio da análise documental e de entrevistas com servidores da educação diretamente envolvidos no processo de implantação do referido Programa no município, contemplando, desde suas percepções sobre educação integral e em tempo integral, até detalhes sobre o processo histórico de implementação. Utilizou-se de indicadores educacionais formais para avaliar os resultados da implantação do PME no município, identificando melhorias no desempenho acadêmicos dos estudantes ao longo da execução do Programa, além de apontar para o deficiente preparo do município em receber e implantar o PME nas dependências de suas escolas.Palavras-chave: educação integral; educação em tempo integral; programa mais educação; Amazônia.INTEGRAL EDUCATION AND THE MORE EDUCATION PROGRAM IN PUBLIC SCHOOLS IN THE BRAZILIAN AMAZONAbstractThe whole education and the full-time education are currently being debated with the aim of rethinking pedagogical practice, organizing the curriculum and redimensioning time and spaces in order to provide students with full learning opportunities. The present work aimed to rescue the implementation process of the Programa Mais Educação (PME) carried out in two urban schools in the municipality of Itaituba, located in the western region of Pará, in the Brazilian Amazon. It vas carried out through document analysis and interviews with education workers directly involved in the implementation process of the aforementioned program in the town, covering from their perceptions about full-time and full-time education to details about the historical implementation process. Formal educational indicators were used to assess the results of the implementation of the PME in the municipality, identifying improvements in the academic performance of students throughout the execution of the Program, in addition to pointing out the poor preparation of the municipality in receiving and implementing the PME on the premises of their schools.Keywords: whole education; full-time education; programa mais educação; Amazon. EDUCACIÓN INTEGRAL Y EL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN EN ESCUELAS PÚBLICAS DE LA AMAZONÍA BRASILEÑAResumenLa educación a tiempo completo y a tiempo completo se debate actualmente con el objetivo de repensar la práctica pedagógica, organizar el currículo y redimensionar el tiempo y los espacios para brindar a los estudiantes oportunidades plenas de aprendizaje. El presente trabajo tuvo como objetivo rescatar el proceso de implementación del Programa Más Educación realizado en dos escuelas urbanas del municipio de Itaituba, ubicado en la región occidental de Pará, en la Amazonía brasileña. Se realizó a través del análisis documental y entrevistas con los trabajadores de la educación directamente involucrados en el proceso de implementación del Programa mencionado en el municipio, abarcando desde sus percepciones sobre la educación a tiempo completo y tiempo completo hasta detalles sobre el proceso histórico de implementación. Se utilizaron indicadores educativos formales para evaluar los resultados de la implementación del PME en el municipio, identificando mejoras en el desempeño académico de los estudiantes a lo largo de la ejecución del Programa, además de señalar la mala preparación del municipio para recibir e implementar el PME en las instalaciones de sus escuelas.Palabras clave: educación integral; educación a tiempo completo; más programa educativo; Amazonas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321
10.18764/2178-2229v28n4.202158
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/9959
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/10953
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/10954
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18321/10955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 67-100
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881716748288