As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545 |
Resumo: | Este artigo resulta de reflexões desenvolvidas junto ao Programa de Pesquisa histórica que tem como objetivo reunir contribuições teóricas para uma história da disciplina de Didática no Brasil (1827-2011). As reflexões foram realizadas centradas na análise de aspectos das revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933- 1944) e Educação (1945-1961), as quais se constituíram em corpus documental para uma pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, integrante do Programa de Pesquisa mencionado. Tratou-se de análise de aspectos como o ciclo de vida dessas revistas e, também, de aspectos referentes à sua materialidade e aqueles que se materializam numa análise quali-quantitativa, referentes, por exemplo, à predominância e recorrência das temáticas sobre Didática, bem como informações sobre colaboradores e sobre a quantidade de artigos por colaborador. O quadro teórico-metodológico, além das teorizações de pesquisadores da História das disciplinas escolares, foi constituído pelas formulações de Elias (1999), a partir da noção de configuração social. Julgamos pertinente o estabelecimento de tal diálogo, considerando que as revistas analisadas constituíram-se, também, em espaços de materialização desses discursos, centralmente, sobre Didática, a favor de dada tradição, confirmada ao final, ao mesmo tempo técnica e política. |
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As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert EliasEducação; Fundamentos da Educação; história da EducaçãoHistória da Educação; Didática; Revistas (de) Educação; Norbert Elias; Configuração social.Este artigo resulta de reflexões desenvolvidas junto ao Programa de Pesquisa histórica que tem como objetivo reunir contribuições teóricas para uma história da disciplina de Didática no Brasil (1827-2011). As reflexões foram realizadas centradas na análise de aspectos das revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933- 1944) e Educação (1945-1961), as quais se constituíram em corpus documental para uma pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, integrante do Programa de Pesquisa mencionado. Tratou-se de análise de aspectos como o ciclo de vida dessas revistas e, também, de aspectos referentes à sua materialidade e aqueles que se materializam numa análise quali-quantitativa, referentes, por exemplo, à predominância e recorrência das temáticas sobre Didática, bem como informações sobre colaboradores e sobre a quantidade de artigos por colaborador. O quadro teórico-metodológico, além das teorizações de pesquisadores da História das disciplinas escolares, foi constituído pelas formulações de Elias (1999), a partir da noção de configuração social. Julgamos pertinente o estabelecimento de tal diálogo, considerando que as revistas analisadas constituíram-se, também, em espaços de materialização desses discursos, centralmente, sobre Didática, a favor de dada tradição, confirmada ao final, ao mesmo tempo técnica e política.Universidade Metodista de PiracicabaMichelli de Castro, RosaneReis, Karina Cássia Oliveira2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental, quanto às fontes.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/354510.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p315-334Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 315-3342238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545/2091BrasilPrimeira e Segunda RepúblicaEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3545Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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