As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelli de Castro, Rosane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Karina Cássia Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545
Resumo: Este artigo resulta de reflexões desenvolvidas junto ao Programa de Pesquisa histórica que tem como objetivo reunir contribuições teóricas para uma história da disciplina de Didática no Brasil (1827-2011). As reflexões foram realizadas centradas na análise de aspectos das revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933- 1944) e Educação (1945-1961), as quais se constituíram em corpus documental para uma pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, integrante do Programa de Pesquisa mencionado. Tratou-se de análise de aspectos como o ciclo de vida dessas revistas e, também, de aspectos referentes à sua materialidade e aqueles que se materializam numa análise quali-quantitativa, referentes, por exemplo, à predominância e recorrência das temáticas sobre Didática, bem como informações sobre colaboradores e sobre a quantidade de artigos por colaborador.  O quadro teórico-metodológico, além das teorizações de pesquisadores da História das disciplinas escolares, foi constituído pelas formulações de Elias (1999), a partir da noção de configuração social. Julgamos pertinente o estabelecimento de tal diálogo, considerando que as revistas analisadas constituíram-se, também, em espaços de materialização desses discursos, centralmente, sobre Didática, a favor de dada tradição, confirmada ao final, ao mesmo tempo técnica e política.
id METO-3_ce7ff0264b20c969e0d9e306aa036c02
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3545
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert EliasEducação; Fundamentos da Educação; história da EducaçãoHistória da Educação; Didática; Revistas (de) Educação; Norbert Elias; Configuração social.Este artigo resulta de reflexões desenvolvidas junto ao Programa de Pesquisa histórica que tem como objetivo reunir contribuições teóricas para uma história da disciplina de Didática no Brasil (1827-2011). As reflexões foram realizadas centradas na análise de aspectos das revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933- 1944) e Educação (1945-1961), as quais se constituíram em corpus documental para uma pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, integrante do Programa de Pesquisa mencionado. Tratou-se de análise de aspectos como o ciclo de vida dessas revistas e, também, de aspectos referentes à sua materialidade e aqueles que se materializam numa análise quali-quantitativa, referentes, por exemplo, à predominância e recorrência das temáticas sobre Didática, bem como informações sobre colaboradores e sobre a quantidade de artigos por colaborador.  O quadro teórico-metodológico, além das teorizações de pesquisadores da História das disciplinas escolares, foi constituído pelas formulações de Elias (1999), a partir da noção de configuração social. Julgamos pertinente o estabelecimento de tal diálogo, considerando que as revistas analisadas constituíram-se, também, em espaços de materialização desses discursos, centralmente, sobre Didática, a favor de dada tradição, confirmada ao final, ao mesmo tempo técnica e política.Universidade Metodista de PiracicabaMichelli de Castro, RosaneReis, Karina Cássia Oliveira2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental, quanto às fontes.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/354510.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p315-334Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 315-3342238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545/2091BrasilPrimeira e Segunda RepúblicaEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3545Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
title As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
spellingShingle As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
Michelli de Castro, Rosane
Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação
História da Educação; Didática; Revistas (de) Educação; Norbert Elias; Configuração social.
title_short As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
title_full As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
title_fullStr As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
title_full_unstemmed As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
title_sort As Revistas Educação (1931-1961) e a didática: contribuições de Norbert Elias
author Michelli de Castro, Rosane
author_facet Michelli de Castro, Rosane
Reis, Karina Cássia Oliveira
author_role author
author2 Reis, Karina Cássia Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelli de Castro, Rosane
Reis, Karina Cássia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação
História da Educação; Didática; Revistas (de) Educação; Norbert Elias; Configuração social.
topic Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação
História da Educação; Didática; Revistas (de) Educação; Norbert Elias; Configuração social.
description Este artigo resulta de reflexões desenvolvidas junto ao Programa de Pesquisa histórica que tem como objetivo reunir contribuições teóricas para uma história da disciplina de Didática no Brasil (1827-2011). As reflexões foram realizadas centradas na análise de aspectos das revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933- 1944) e Educação (1945-1961), as quais se constituíram em corpus documental para uma pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, integrante do Programa de Pesquisa mencionado. Tratou-se de análise de aspectos como o ciclo de vida dessas revistas e, também, de aspectos referentes à sua materialidade e aqueles que se materializam numa análise quali-quantitativa, referentes, por exemplo, à predominância e recorrência das temáticas sobre Didática, bem como informações sobre colaboradores e sobre a quantidade de artigos por colaborador.  O quadro teórico-metodológico, além das teorizações de pesquisadores da História das disciplinas escolares, foi constituído pelas formulações de Elias (1999), a partir da noção de configuração social. Julgamos pertinente o estabelecimento de tal diálogo, considerando que as revistas analisadas constituíram-se, também, em espaços de materialização desses discursos, centralmente, sobre Didática, a favor de dada tradição, confirmada ao final, ao mesmo tempo técnica e política.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental, quanto às fontes.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p315-334
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p315-334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3545/2091
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Primeira e Segunda República
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 315-334
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019962986496