Valorizar e preservar o patrimônio natural explorando as espécies invasoras
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4267 |
Resumo: | A introdução de espécies exóticas representa uma grave ameaça à biodiversidade, apresentando-se as espécies exóticas invasoras como as que têm causado maior impacto nos ecossistemas. Assim, urge fomentar nos cidadãos a compreensão dos impactos da introdução destas espécies na biodiversidade autóctone e no bem-estar das pessoas e desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos que lhes permitam contribuir para minorar este problema. Sendo este um problema societal para cuja resolução a educação em ciências é fundamental, a sua exploração em sala de aula poderá contribuir para trabalhar diversos aspetos da literacia científica dos alunos numa abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Contudo, escasseiam estudos sobre a capacidade dos alunos do primeiro ciclo compreenderem os impactos da introdução de espécies exóticas. Este trabalho avalia o impacto de uma sequência didática i) no reconhecimento do perigo da introdução de espécies exóticas e ii) na previsão do seu potencial invasor. Esta sequência didática foi aplicada em 2 turmas do 3º ano. Os resultados, avaliados através de pré e pós-testes, sugerem que esta sequência didática contribui para o reconhecimento dos perigos da introdução de espécies exóticas. |
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Valorizar e preservar o patrimônio natural explorando as espécies invasorasEducaçãoEducação para a Ciência; Biodiversidade; Espécies Exóticas e Invasoras; Atividades Didáticas.A introdução de espécies exóticas representa uma grave ameaça à biodiversidade, apresentando-se as espécies exóticas invasoras como as que têm causado maior impacto nos ecossistemas. Assim, urge fomentar nos cidadãos a compreensão dos impactos da introdução destas espécies na biodiversidade autóctone e no bem-estar das pessoas e desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos que lhes permitam contribuir para minorar este problema. Sendo este um problema societal para cuja resolução a educação em ciências é fundamental, a sua exploração em sala de aula poderá contribuir para trabalhar diversos aspetos da literacia científica dos alunos numa abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Contudo, escasseiam estudos sobre a capacidade dos alunos do primeiro ciclo compreenderem os impactos da introdução de espécies exóticas. Este trabalho avalia o impacto de uma sequência didática i) no reconhecimento do perigo da introdução de espécies exóticas e ii) na previsão do seu potencial invasor. Esta sequência didática foi aplicada em 2 turmas do 3º ano. Os resultados, avaliados através de pré e pós-testes, sugerem que esta sequência didática contribui para o reconhecimento dos perigos da introdução de espécies exóticas.Universidade Metodista de PiracicabaPessoa, Patrícia AlexandraSá-Pinto, XanaCardia, PedroPinto, Alexandre2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigaçãoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/426710.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p213-242Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 213-2422238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4267/2356PortugalSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4267Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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