Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31836 |
Resumo: | A introdução de espécies exóticas representa uma grave ameaça à biodiversidade, apresentando-se as espécies exóticas invasoras como as que têm causado maior impacto nos ecossistemas. Assim, urge fomentar nos cidadãos a compreensão dos impactos da introdução dessas espécies na biodiversidade autóctone e no bem-estar das pessoas e desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos que lhes permitam contribuir para minorar esse problema. Sendo esse um problema societal para cuja resolução a educação em ciências é fundamental, a sua exploração em sala de aula poderá contribuir para trabalhar diversos aspectos da literacia científica dos alunos numa abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Contudo, escasseiam estudos sobre a capacidade dos alunos do primeiro ciclo compreenderem os impactos da introdução de espécies exóticas. Este trabalho avalia o impacto de uma sequência didática i) no reconhecimento do perigo da introdução de espécies exóticas e ii) na previsão do seu potencial invasor. Essa sequência didática foi aplicada em duas turmas do 3º. ano. Os resultados, avaliados por meio de pré e pós-testes, sugerem que essa sequência didática contribui para o reconhecimento dos perigos da introdução de espécies exóticas. |
id |
RCAP_4e79c2d7438154c7aa245f8f6ce02f2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasorasEducação para a ciênciaBiodiversidadeEspécies exóticas e invasorasAtividades didáticasA introdução de espécies exóticas representa uma grave ameaça à biodiversidade, apresentando-se as espécies exóticas invasoras como as que têm causado maior impacto nos ecossistemas. Assim, urge fomentar nos cidadãos a compreensão dos impactos da introdução dessas espécies na biodiversidade autóctone e no bem-estar das pessoas e desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos que lhes permitam contribuir para minorar esse problema. Sendo esse um problema societal para cuja resolução a educação em ciências é fundamental, a sua exploração em sala de aula poderá contribuir para trabalhar diversos aspectos da literacia científica dos alunos numa abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Contudo, escasseiam estudos sobre a capacidade dos alunos do primeiro ciclo compreenderem os impactos da introdução de espécies exóticas. Este trabalho avalia o impacto de uma sequência didática i) no reconhecimento do perigo da introdução de espécies exóticas e ii) na previsão do seu potencial invasor. Essa sequência didática foi aplicada em duas turmas do 3º. ano. Os resultados, avaliados por meio de pré e pós-testes, sugerem que essa sequência didática contribui para o reconhecimento dos perigos da introdução de espécies exóticas.The introduction of exotic species represent a serious threat to biodiversity, these species have caused the greatest impact on ecosystems. Therefore, is important to encourage citizens to understand the impacts of the introduction of these species on indigenous biodiversity and people’s well-being and to develop knowledge, attitudes, and behavior that will help them to reduce this problem. This is a societal problem that is fundamental to be solved through science education, exploring it in the classroom can contribute to work on various aspects of student’s scientific literacy in a Science, Technology, and Society approach. However, there are few studies focus on the ability of elementary school students to understand the impacts of the introduction of exotic species. This work evaluates the impact of a didactic sequence i) on the recognition of the danger of introducing exotic species and ii) on predicting its invasive potential. This didactic sequence was applied in two classes of the 3rd grade. Pre and post-tests were used to evaluate the results of this intervention. The results suggest that this didactic sequence contributes to the recognition of the dangers of the introduction of exotic species.La introducción de especies exóticas representa una grave amenaza para la biodiversidad, presentando las especies exóticas invasoras como las que han causado mayor impacto en los ecosistemas. Así, es necesario fomentar en los ciudadanos la comprensión de los impactos de la introducción de estas especies en la biodiversidad autóctona y en el bienestar de las personas y desarrollar conocimientos, actitudes y comportamientos que les permitan contribuir a mitigar este problema. Siendo éste un problema societal para cuya resolución la educación en ciencias es fundamental, su explotación en el aula puede contribuir a trabajar diversos aspectos de la alfabetización científica de los alumnos en un enfoque de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Sin embargo, escasean estudios sobre la capacidad de los alumnos del primer ciclo de comprender los impactos de la introducción de especies exóticas. Este trabajo evalúa el impacto de una secuencia didáctica i) en el reconocimiento del peligro de la introducción de especies exóticas y ii) en la previsión de su potencial invasor. Esta secuencia didáctica se aplicó en 2 clases de tercer año. Los resultados fueron evaluados a través de pre y post-tests y sugieren que esta secuencia didáctica contribuye para el reconocimiento de los peligros de la introducción de especies exóticas.Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP2021-08-17T18:10:36Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31836por0104-848110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p213-242Pessoa, Patrícia AlexandraSá-Pinto, XanaCardia, PedroPinto, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:25Zoai:ria.ua.pt:10773/31836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:37.537310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
title |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
spellingShingle |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras Pessoa, Patrícia Alexandra Educação para a ciência Biodiversidade Espécies exóticas e invasoras Atividades didáticas |
title_short |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
title_full |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
title_fullStr |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
title_full_unstemmed |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
title_sort |
Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras |
author |
Pessoa, Patrícia Alexandra |
author_facet |
Pessoa, Patrícia Alexandra Sá-Pinto, Xana Cardia, Pedro Pinto, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Pinto, Xana Cardia, Pedro Pinto, Alexandre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Patrícia Alexandra Sá-Pinto, Xana Cardia, Pedro Pinto, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a ciência Biodiversidade Espécies exóticas e invasoras Atividades didáticas |
topic |
Educação para a ciência Biodiversidade Espécies exóticas e invasoras Atividades didáticas |
description |
A introdução de espécies exóticas representa uma grave ameaça à biodiversidade, apresentando-se as espécies exóticas invasoras como as que têm causado maior impacto nos ecossistemas. Assim, urge fomentar nos cidadãos a compreensão dos impactos da introdução dessas espécies na biodiversidade autóctone e no bem-estar das pessoas e desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos que lhes permitam contribuir para minorar esse problema. Sendo esse um problema societal para cuja resolução a educação em ciências é fundamental, a sua exploração em sala de aula poderá contribuir para trabalhar diversos aspectos da literacia científica dos alunos numa abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Contudo, escasseiam estudos sobre a capacidade dos alunos do primeiro ciclo compreenderem os impactos da introdução de espécies exóticas. Este trabalho avalia o impacto de uma sequência didática i) no reconhecimento do perigo da introdução de espécies exóticas e ii) na previsão do seu potencial invasor. Essa sequência didática foi aplicada em duas turmas do 3º. ano. Os resultados, avaliados por meio de pré e pós-testes, sugerem que essa sequência didática contribui para o reconhecimento dos perigos da introdução de espécies exóticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2021-08-17T18:10:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31836 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0104-8481 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p213-242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137691792572416 |