Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Junior, Amarílio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bittar, Marisa, Neta, Olivia Morais de Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4627
Resumo: Este artigo é resultado do projeto internacional “Mapping the History of Education” (2014-2019) e analisa as publicações da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Como fundamento teórico, baseamo-nos em autores que se dedicaram a compreender o funcionamento do campo científico, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Foram analisados os artigos publicados entre 2001, data do primeiro número da Revista, e 2017. Para classificá-los, adotamos as seguintes nomenclaturas: internacionalização; gênero das autorias; instituições de filiações (nacionais e internacionais); origem geográfica das autorias (países e regiões brasileiras); citações; temáticas; palavras-chave. Além das conclusões referentes a esses indicadores, finalizamos com a reflexão sobre a importância em si do mapeamento dessa produção, acreditando que ele possa contribuir para a formação de grupos, a troca de informações e o intercâmbio que vem sendo praticado em âmbito internacional.
id METO-3_d8592b5ffa5e20813e8113f8559c13dc
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4627
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citaçõesHistória da EducaçãoHistória da Educação; Revista Brasileira de História da Educação; Campo científico.Este artigo é resultado do projeto internacional “Mapping the History of Education” (2014-2019) e analisa as publicações da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Como fundamento teórico, baseamo-nos em autores que se dedicaram a compreender o funcionamento do campo científico, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Foram analisados os artigos publicados entre 2001, data do primeiro número da Revista, e 2017. Para classificá-los, adotamos as seguintes nomenclaturas: internacionalização; gênero das autorias; instituições de filiações (nacionais e internacionais); origem geográfica das autorias (países e regiões brasileiras); citações; temáticas; palavras-chave. Além das conclusões referentes a esses indicadores, finalizamos com a reflexão sobre a importância em si do mapeamento dessa produção, acreditando que ele possa contribuir para a formação de grupos, a troca de informações e o intercâmbio que vem sendo praticado em âmbito internacional.Universidade Metodista de PiracicabaCNPqFerreira Junior, AmarílioBittar, MarisaNeta, Olivia Morais de Medeiros2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica e Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/462710.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p279-294Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 279-2942238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4627/2542BrasilSéculo XXIQualitativa e quantitativoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4627Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
title Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
spellingShingle Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
Ferreira Junior, Amarílio
História da Educação
História da Educação; Revista Brasileira de História da Educação; Campo científico.
title_short Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
title_full Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
title_fullStr Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
title_full_unstemmed Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
title_sort Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações
author Ferreira Junior, Amarílio
author_facet Ferreira Junior, Amarílio
Bittar, Marisa
Neta, Olivia Morais de Medeiros
author_role author
author2 Bittar, Marisa
Neta, Olivia Morais de Medeiros
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Junior, Amarílio
Bittar, Marisa
Neta, Olivia Morais de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
História da Educação; Revista Brasileira de História da Educação; Campo científico.
topic História da Educação
História da Educação; Revista Brasileira de História da Educação; Campo científico.
description Este artigo é resultado do projeto internacional “Mapping the History of Education” (2014-2019) e analisa as publicações da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Como fundamento teórico, baseamo-nos em autores que se dedicaram a compreender o funcionamento do campo científico, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Foram analisados os artigos publicados entre 2001, data do primeiro número da Revista, e 2017. Para classificá-los, adotamos as seguintes nomenclaturas: internacionalização; gênero das autorias; instituições de filiações (nacionais e internacionais); origem geográfica das autorias (países e regiões brasileiras); citações; temáticas; palavras-chave. Além das conclusões referentes a esses indicadores, finalizamos com a reflexão sobre a importância em si do mapeamento dessa produção, acreditando que ele possa contribuir para a formação de grupos, a troca de informações e o intercâmbio que vem sendo praticado em âmbito internacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica e Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4627
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p279-294
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4627
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p279-294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4627/2542
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Qualitativa e quantitativo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 279-294
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020757807104