INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEN, Liliana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: BEZERRA, Claudiceia, NEVES, Fatima Maria, RODRIGUES, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440
Resumo: O objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho de Iniciação Cientifica, Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no14132/2004) fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da UEM (1973/2003), (Processo No. 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1985 a 2003. A metodologia utilizada foi a de identificar os exemplares da RBEP nas bibliotecas e na internet. A partir deste rastreamento, selecionou-se, ficharam-se e analisaram-se 30 artigos que apresentavam em seus títulos referencias à História da Educação. Em termos quantitativos obteve-se 3 artigos. Um dos resultados obtidos provoca estranheza porque os 3 artigos selecionados se aproximam da temática em investigação, mas não tratam especificamente dela, ou seja, da construção do campo disciplinar da História da Educação brasileira.Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Esta ausência promoveu, inicialmente, uma insatisfação intelectual. Todavia, ao término da investigação, concluiu-se que o dado: a ausência de estudos na RBEP, sobre a construção do campo disciplinar da História da Educação, pode ser considerada um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação.
id UNICESU -1_39bd20771b9e032a9743531631e67d76
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7440
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003História da educaçãoCampos disciplinaresRevista brasileira de estudosO objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho de Iniciação Cientifica, Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no14132/2004) fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da UEM (1973/2003), (Processo No. 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1985 a 2003. A metodologia utilizada foi a de identificar os exemplares da RBEP nas bibliotecas e na internet. A partir deste rastreamento, selecionou-se, ficharam-se e analisaram-se 30 artigos que apresentavam em seus títulos referencias à História da Educação. Em termos quantitativos obteve-se 3 artigos. Um dos resultados obtidos provoca estranheza porque os 3 artigos selecionados se aproximam da temática em investigação, mas não tratam especificamente dela, ou seja, da construção do campo disciplinar da História da Educação brasileira.Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Esta ausência promoveu, inicialmente, uma insatisfação intelectual. Todavia, ao término da investigação, concluiu-se que o dado: a ausência de estudos na RBEP, sobre a construção do campo disciplinar da História da Educação, pode ser considerada um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T11:06:32Z2005-10-192021-02-15T11:06:32Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440porMEN, LilianaBEZERRA, ClaudiceiaNEVES, Fatima MariaRODRIGUES, Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
title INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
spellingShingle INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
MEN, Liliana
História da educação
Campos disciplinares
Revista brasileira de estudos
title_short INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
title_full INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
title_fullStr INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
title_full_unstemmed INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
title_sort INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
author MEN, Liliana
author_facet MEN, Liliana
BEZERRA, Claudiceia
NEVES, Fatima Maria
RODRIGUES, Elaine
author_role author
author2 BEZERRA, Claudiceia
NEVES, Fatima Maria
RODRIGUES, Elaine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MEN, Liliana
BEZERRA, Claudiceia
NEVES, Fatima Maria
RODRIGUES, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Campos disciplinares
Revista brasileira de estudos
topic História da educação
Campos disciplinares
Revista brasileira de estudos
description O objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho de Iniciação Cientifica, Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no14132/2004) fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da UEM (1973/2003), (Processo No. 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1985 a 2003. A metodologia utilizada foi a de identificar os exemplares da RBEP nas bibliotecas e na internet. A partir deste rastreamento, selecionou-se, ficharam-se e analisaram-se 30 artigos que apresentavam em seus títulos referencias à História da Educação. Em termos quantitativos obteve-se 3 artigos. Um dos resultados obtidos provoca estranheza porque os 3 artigos selecionados se aproximam da temática em investigação, mas não tratam especificamente dela, ou seja, da construção do campo disciplinar da História da Educação brasileira.Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Esta ausência promoveu, inicialmente, uma insatisfação intelectual. Todavia, ao término da investigação, concluiu-se que o dado: a ausência de estudos na RBEP, sobre a construção do campo disciplinar da História da Educação, pode ser considerada um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T11:06:32Z
2021-02-15T11:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771961690292224