The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140 |
Resumo: | A partir do paradigma da escola tradicional e algumas de suas características, como punição, disciplina, ordem, aprendizagem desprovida de significado social e, entre outras, tédio, tristeza e monotonia, este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, categorias de análise que sinalizam uma prática pedagógica reencantada e que possam subsidiar a intervenção no chão da escola. Para corroborar levantamento crítico dessa escola, que se apresentou ao século 20 como tradicional, utilizou-se fontes bibliográficas que permitiram identificar os conteúdos vazios de significação, tanto para os estudantes como para os professores, e fontes que permitem enxergar a prática pedagógica vinculada à criatividade e autonomia. Como resultado dessas reflexões, compreende-se que a escola é uma instituição onde está em jogo a mediação constante e contínua e que não deve ser um espaço de pura e simples troca de ideias, mas de experiências significativas que estimulem o conhecimento técnico-pedagógico nas quais os atores envolvidos sintam alegria e prazer. |
id |
METO-3_db1bf90faa741e118f6f406188829630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/140 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of SchoolA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O REENCANTO NO CHÃO DA ESCOLAPrática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer.Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas.A partir do paradigma da escola tradicional e algumas de suas características, como punição, disciplina, ordem, aprendizagem desprovida de significado social e, entre outras, tédio, tristeza e monotonia, este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, categorias de análise que sinalizam uma prática pedagógica reencantada e que possam subsidiar a intervenção no chão da escola. Para corroborar levantamento crítico dessa escola, que se apresentou ao século 20 como tradicional, utilizou-se fontes bibliográficas que permitiram identificar os conteúdos vazios de significação, tanto para os estudantes como para os professores, e fontes que permitem enxergar a prática pedagógica vinculada à criatividade e autonomia. Como resultado dessas reflexões, compreende-se que a escola é uma instituição onde está em jogo a mediação constante e contínua e que não deve ser um espaço de pura e simples troca de ideias, mas de experiências significativas que estimulem o conhecimento técnico-pedagógico nas quais os atores envolvidos sintam alegria e prazer.O presente estudo fornece uma análise e desenvolve ideias sobre a prática docente de professores do ensino fundamental. O objeto deste ensaio reside no reencantamento da prática pedagógica permeada pelos princípios das práticas de lazer. Sob análise qualitativa que partimos dos pilares subsidiados no guia metodológico e etnometodológico da caminhada, que aponta para o desvelamento de uma pedagogia do reencantamento. Tomamos como categorias centrais da práxis pedagógica a criatividade, a interdisciplinaridade, o diálogo, a autonomia e o respeito à diversidade cultural e da alegria/prazer. Essa reflexão permite reconhecer o reencantamento das práticas pedagógicas permeadas pelos princípios de lazer, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, construção e possibilidades de reconstrução do conhecimento, manifesto pela alegria/prazer de todos os intervenientes no processo ensino-aprendizagem.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESSimões, José Luisde Souza, Edilson FernandesCosta, Marcos André Nunes2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/14010.15600/2238-121X/comunicacoes.v17n1p71-82Comunicações; v. 17, n. 1 (2010); 71-822238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140/449Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T12:34:44Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/140Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T12:34:44Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O REENCANTO NO CHÃO DA ESCOLA |
title |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School |
spellingShingle |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School Simões, José Luis Prática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer. Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas. |
title_short |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School |
title_full |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School |
title_fullStr |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School |
title_full_unstemmed |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School |
title_sort |
The Pedagogical Practice Teachers’ and the re-enchantment in the Ground of School |
author |
Simões, José Luis |
author_facet |
Simões, José Luis de Souza, Edilson Fernandes Costa, Marcos André Nunes |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Edilson Fernandes Costa, Marcos André Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, José Luis de Souza, Edilson Fernandes Costa, Marcos André Nunes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer. Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas. |
topic |
Prática Pedagógica, reencantamento, Princípios de Boas Práticas de Lazer. Prática Pedagógica; Reencantamento na Escola; Experiências Prazerosas. |
description |
A partir do paradigma da escola tradicional e algumas de suas características, como punição, disciplina, ordem, aprendizagem desprovida de significado social e, entre outras, tédio, tristeza e monotonia, este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, categorias de análise que sinalizam uma prática pedagógica reencantada e que possam subsidiar a intervenção no chão da escola. Para corroborar levantamento crítico dessa escola, que se apresentou ao século 20 como tradicional, utilizou-se fontes bibliográficas que permitiram identificar os conteúdos vazios de significação, tanto para os estudantes como para os professores, e fontes que permitem enxergar a prática pedagógica vinculada à criatividade e autonomia. Como resultado dessas reflexões, compreende-se que a escola é uma instituição onde está em jogo a mediação constante e contínua e que não deve ser um espaço de pura e simples troca de ideias, mas de experiências significativas que estimulem o conhecimento técnico-pedagógico nas quais os atores envolvidos sintam alegria e prazer. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v17n1p71-82 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v17n1p71-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/140/449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 17, n. 1 (2010); 71-82 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022617980928 |