Igreja positivista do Brasil: notas sobre o ideário educacional (1881-1927)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p195-213 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2348 |
Resumo: | O presente artigo levanta elementos acerca da importância e do papel do Apostolado Positivista do Brasil para compreender a história da educação brasileira, resultado de pesquisa no doutorado. Priorizamos as fontes primárias a partir dos periódicos e boletins impressos e publicados pela Igreja Positivista. Reformar as instituições foi uma das principais bandeiras dos positivistas, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter. Defendiam uma educação pública, doméstica, não-obrigatória, tendo a mulher como agente educativa. Expressava uma sociedade direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação moral. |
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Igreja positivista do Brasil: notas sobre o ideário educacional (1881-1927)Igreja Positivista. Fontes. História da educação. Arquivos O presente artigo levanta elementos acerca da importância e do papel do Apostolado Positivista do Brasil para compreender a história da educação brasileira, resultado de pesquisa no doutorado. Priorizamos as fontes primárias a partir dos periódicos e boletins impressos e publicados pela Igreja Positivista. Reformar as instituições foi uma das principais bandeiras dos positivistas, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter. Defendiam uma educação pública, doméstica, não-obrigatória, tendo a mulher como agente educativa. Expressava uma sociedade direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação moral. Universidade Metodista de PiracicabaSilva, João Carlos da2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/234810.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p195-213Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 195-2132238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2348/1671Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2348Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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