Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2984 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou investigar a parceria entre instituição especializada e escola comum no apoio à escolarização do aluno com deficiência intelectual, em um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. A coleta dos dados foi obtida por meio de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição especializada. A entrevista contemplou questões relacionadas aos seguintes aspectos: a organização e o funcionamento da instituição especializada; os alunos que frequentam a instituição; o apoio da instituição às escolas comuns e a relação com as famílias; o perfil e a formação dos profissionais da instituição. Os dados mostraram que o trabalho da instituição especializada não está articulado com o currículo da escola regular, não garante continuidade nem tampouco realiza a antecipação dos conteúdos trabalhados pela escola e não há uma cultura de reflexão conjunta da instituição e da escola sobre o desenvolvimento do currículo e as práticas pedagógicas, impedindo a identificação de caminhos mais apropriados para a escolarização dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, o avanço das políticas educacionais não está provocando avanço nas práticas institucionais na perspectiva da educação inclusiva. |
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Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusãoEducação EspecialEducação inclusiva; Instituições de Educação Especial; Educação dos deficientes intelectuaisEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou investigar a parceria entre instituição especializada e escola comum no apoio à escolarização do aluno com deficiência intelectual, em um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. A coleta dos dados foi obtida por meio de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição especializada. A entrevista contemplou questões relacionadas aos seguintes aspectos: a organização e o funcionamento da instituição especializada; os alunos que frequentam a instituição; o apoio da instituição às escolas comuns e a relação com as famílias; o perfil e a formação dos profissionais da instituição. Os dados mostraram que o trabalho da instituição especializada não está articulado com o currículo da escola regular, não garante continuidade nem tampouco realiza a antecipação dos conteúdos trabalhados pela escola e não há uma cultura de reflexão conjunta da instituição e da escola sobre o desenvolvimento do currículo e as práticas pedagógicas, impedindo a identificação de caminhos mais apropriados para a escolarização dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, o avanço das políticas educacionais não está provocando avanço nas práticas institucionais na perspectiva da educação inclusiva. Universidade Metodista de PiracicabaLopes, AndressaPedroso, Cristina Cinto Araujo2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/298410.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 97-1162238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2984/1862AméricaEducaçãoDados qualitativosDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:47:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2984Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:47:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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