Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Ediliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neuvald, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3835
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a avaliação de aprendizagem escolar e a paranoia, tendo como base a Teoria Crítica Adorniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja escolha do tema e da abordagem se inserem no contexto da sociedade contemporânea, tendo em vista que o seu desenvolvimento criou condições para a instalação de tendências regressivas. Essas tendências se manifestam no enfraquecimento da autorreflexão crítica e no fortalecimento da projeção patológica, na qual o indivíduo estabelece um vínculo de mão única com a realidade, na medida em que ela deve corresponder aos seus anseios e ao conteúdo de seu pensamento. No processo de avaliação escolar, a projeção patológica equivale à paranoia e se apresenta na forma dos julgamentos apriorísticos formulados pelo professor a respeito dos comportamentos e da capacidade cognitiva dos alunos. Em função deles, o professor constrói a relação pedagógica, comprometendo a aprendizagem daqueles que não correspondem aos seus ideais de “bom” aluno. As manifestações e implicações da paranoia no processo escolar são investigadas nesta pesquisa, que também busca a elaboração de proposições que permitam resistir a esse processo.
id METO-3_fc659ab481c9d7b30934339494ea8a07
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3835
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo EscolarEducaçãoEducação;Filosofia da Educação;Práticas EducativasO objetivo deste estudo é analisar a relação entre a avaliação de aprendizagem escolar e a paranoia, tendo como base a Teoria Crítica Adorniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja escolha do tema e da abordagem se inserem no contexto da sociedade contemporânea, tendo em vista que o seu desenvolvimento criou condições para a instalação de tendências regressivas. Essas tendências se manifestam no enfraquecimento da autorreflexão crítica e no fortalecimento da projeção patológica, na qual o indivíduo estabelece um vínculo de mão única com a realidade, na medida em que ela deve corresponder aos seus anseios e ao conteúdo de seu pensamento. No processo de avaliação escolar, a projeção patológica equivale à paranoia e se apresenta na forma dos julgamentos apriorísticos formulados pelo professor a respeito dos comportamentos e da capacidade cognitiva dos alunos. Em função deles, o professor constrói a relação pedagógica, comprometendo a aprendizagem daqueles que não correspondem aos seus ideais de “bom” aluno. As manifestações e implicações da paranoia no processo escolar são investigadas nesta pesquisa, que também busca a elaboração de proposições que permitam resistir a esse processo.Universidade Metodista de PiracicabaNão contou com financiamentoWeber, EdilianeNeuvald, Luciane2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/383510.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p185-200Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 185-2002238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3835/2267https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3835/1235BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3835Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
title Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
spellingShingle Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
Weber, Ediliane
Educação
Educação;Filosofia da Educação;Práticas Educativas
title_short Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
title_full Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
title_fullStr Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
title_full_unstemmed Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
title_sort Avaliação apriorista: a ameaça da paranoia no processo Escolar
author Weber, Ediliane
author_facet Weber, Ediliane
Neuvald, Luciane
author_role author
author2 Neuvald, Luciane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não contou com financiamento
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Ediliane
Neuvald, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação;Filosofia da Educação;Práticas Educativas
topic Educação
Educação;Filosofia da Educação;Práticas Educativas
description O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a avaliação de aprendizagem escolar e a paranoia, tendo como base a Teoria Crítica Adorniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja escolha do tema e da abordagem se inserem no contexto da sociedade contemporânea, tendo em vista que o seu desenvolvimento criou condições para a instalação de tendências regressivas. Essas tendências se manifestam no enfraquecimento da autorreflexão crítica e no fortalecimento da projeção patológica, na qual o indivíduo estabelece um vínculo de mão única com a realidade, na medida em que ela deve corresponder aos seus anseios e ao conteúdo de seu pensamento. No processo de avaliação escolar, a projeção patológica equivale à paranoia e se apresenta na forma dos julgamentos apriorísticos formulados pelo professor a respeito dos comportamentos e da capacidade cognitiva dos alunos. Em função deles, o professor constrói a relação pedagógica, comprometendo a aprendizagem daqueles que não correspondem aos seus ideais de “bom” aluno. As manifestações e implicações da paranoia no processo escolar são investigadas nesta pesquisa, que também busca a elaboração de proposições que permitam resistir a esse processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3835
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p185-200
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3835
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p185-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3835/2267
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3835/1235
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 185-200
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022338011136