A construção do Eu nas narrativas de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3594 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos analisar a construção do Eu nas narrativas de vida a partir das perspectivas da sociologia de Norbert Elias e da psicanálise de Sigmund Freud. De início, faremos uma breve leitura da constituição do Eu, segundo N. Elias a partir de sua leitura de S. Freud para, em seguida, pontuar como o processo de produção de uma narrativa de vida pode significar, para um narrador, um exercício de construção do Eu. Nesta análise utilizaremos alguns conceitos oriundos da história oral para apresentar a narrativa de vida como um documento histórico e historicamente construído. Por fim, vamos analisar duas narrativas de vida que fazem parte do acervo do Museu da Pessoa para comparar de que forma indivíduos de contextos socioculturais muito diferentes constroem, em suas narrativas de vida, visões de si e da sociedade. |
id |
METO-3_fda56ba9ad8ee8f64deece4077b53d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3594 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do Eu nas narrativas de vidaEducação; Sociologia; PsicanáliseNorbert Elias; Psicanálise; História Oral; Museu da Pessoa; narrativas de vida.Neste artigo pretendemos analisar a construção do Eu nas narrativas de vida a partir das perspectivas da sociologia de Norbert Elias e da psicanálise de Sigmund Freud. De início, faremos uma breve leitura da constituição do Eu, segundo N. Elias a partir de sua leitura de S. Freud para, em seguida, pontuar como o processo de produção de uma narrativa de vida pode significar, para um narrador, um exercício de construção do Eu. Nesta análise utilizaremos alguns conceitos oriundos da história oral para apresentar a narrativa de vida como um documento histórico e historicamente construído. Por fim, vamos analisar duas narrativas de vida que fazem parte do acervo do Museu da Pessoa para comparar de que forma indivíduos de contextos socioculturais muito diferentes constroem, em suas narrativas de vida, visões de si e da sociedade.Universidade Metodista de PiracicabaFAPESP (2015/04897-0)Worcman, KarenCosta, André Oliveira2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359410.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p331-354Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 331-3542238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3594/2105Brasil; América Latina; EuropaSéculo XXEducação; Sociologia; PsicanáliseDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:15Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3594Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:15Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
title |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
spellingShingle |
A construção do Eu nas narrativas de vida Worcman, Karen Educação; Sociologia; Psicanálise Norbert Elias; Psicanálise; História Oral; Museu da Pessoa; narrativas de vida. |
title_short |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
title_full |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
title_fullStr |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
title_full_unstemmed |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
title_sort |
A construção do Eu nas narrativas de vida |
author |
Worcman, Karen |
author_facet |
Worcman, Karen Costa, André Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, André Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP (2015/04897-0) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Worcman, Karen Costa, André Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia; Psicanálise Norbert Elias; Psicanálise; História Oral; Museu da Pessoa; narrativas de vida. |
topic |
Educação; Sociologia; Psicanálise Norbert Elias; Psicanálise; História Oral; Museu da Pessoa; narrativas de vida. |
description |
Neste artigo pretendemos analisar a construção do Eu nas narrativas de vida a partir das perspectivas da sociologia de Norbert Elias e da psicanálise de Sigmund Freud. De início, faremos uma breve leitura da constituição do Eu, segundo N. Elias a partir de sua leitura de S. Freud para, em seguida, pontuar como o processo de produção de uma narrativa de vida pode significar, para um narrador, um exercício de construção do Eu. Nesta análise utilizaremos alguns conceitos oriundos da história oral para apresentar a narrativa de vida como um documento histórico e historicamente construído. Por fim, vamos analisar duas narrativas de vida que fazem parte do acervo do Museu da Pessoa para comparar de que forma indivíduos de contextos socioculturais muito diferentes constroem, em suas narrativas de vida, visões de si e da sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3594 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p331-354 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3594 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p331-354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3594/2105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; América Latina; Europa Século XX Educação; Sociologia; Psicanálise |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 331-354 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020346765312 |