Cinema e educação aproximação entre infâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Andreza Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2298
Resumo: Este artigo visa estabelecer uma aproximação entre as infâncias visibilizadas no cinema oriental, no filme O Que Eu Mais Desejo (2011) do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda e no cinema latino-americano no filme Cien Niños Esperando un Tren (1987) do diretor chileno Ignacio Aguero. Entendemos a infância como condição da experiência e como categoria plural que é atravessada pelos diversos tempos e espaços, não se limitando às cronologias e prescrições. Por meio das experiências da infância evidenciadas em cada projeto fílmico, analisaremos esses diferentes contextos que, como alerta o filósofo Rancière (2009), dar a ver e atribui significado à existência das coisas do mundo. Um mundo profundamente assinalado por dimensões políticas e estéticas. Na interlocução com esse olhar sensível, desejamos destacar a alteridade e a diferença como conceitos relevantes, para o reconhecimento do “outro” como potente em si mesmo nos processos educativos que tem como foco o “outro” infante em sua diferença. Para potencializar o encontro são convidados para essa conversa autores como Deleuze e Guattari, Gallo, Kastrup, Kohan e Rancière.
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