GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares Festa, Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/82
Resumo: Entre as décadas de 70 e 80 inúmeras empresas foram obrigadas a adaptar-se às novas condições de um mercado cada vez mais segmentado, isso ocorreu devido à sucessão de violentas alterações na configuração da economia. O aumento da competição entre as empresas, somado à crise do sistema taylorista/fordista, fez com que as mesmas buscassem diferenciais para que pudessem se manter competitivas. Uma das formas que as organizações encontraram para sobreviver foi através da inovação. O artigo possui como principal objetivo a identificação de práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos. O método utilizado foi o de estudo de caso em empresa reconhecidamente inovadora do setor de tecnologia, neste trabalho denominada como “Empresa G”. A coleta de dados estruturou-se por meio de análise documental de fontes primária e secundária, entrevistas semiestruturadas, e realização de observações direta e participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que determinadas práticas de gestão possuem a capacidade de contribuir para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados pretendidos pela companhia em termos de inovação.
id METO-4_12d9e4d26dcdb8cf152e7178d33e2dab
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/82
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃOGrande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo Corporativo.Intraempreendedorismo; Inovação; Práticas de Gestão; Cultura Organizacional.Entre as décadas de 70 e 80 inúmeras empresas foram obrigadas a adaptar-se às novas condições de um mercado cada vez mais segmentado, isso ocorreu devido à sucessão de violentas alterações na configuração da economia. O aumento da competição entre as empresas, somado à crise do sistema taylorista/fordista, fez com que as mesmas buscassem diferenciais para que pudessem se manter competitivas. Uma das formas que as organizações encontraram para sobreviver foi através da inovação. O artigo possui como principal objetivo a identificação de práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos. O método utilizado foi o de estudo de caso em empresa reconhecidamente inovadora do setor de tecnologia, neste trabalho denominada como “Empresa G”. A coleta de dados estruturou-se por meio de análise documental de fontes primária e secundária, entrevistas semiestruturadas, e realização de observações direta e participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que determinadas práticas de gestão possuem a capacidade de contribuir para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados pretendidos pela companhia em termos de inovação.Universidade Metodista de PiracicabaPalhares Festa, Marcelo2015-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/82Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v.5, n.1 (2015): JANEIRO - JUNHO DE 2015; 41 - 582237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/82/72Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-02T04:41:45Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/82Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2015-07-02T04:41:45Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
title GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
spellingShingle GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
Palhares Festa, Marcelo
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo Corporativo.
Intraempreendedorismo; Inovação; Práticas de Gestão; Cultura Organizacional.
title_short GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
title_full GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
title_fullStr GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
title_full_unstemmed GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
title_sort GESTÃO E CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS GERENCIAIS QUE PROMOVEM A INOVAÇÃO
author Palhares Festa, Marcelo
author_facet Palhares Festa, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhares Festa, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo Corporativo.
Intraempreendedorismo; Inovação; Práticas de Gestão; Cultura Organizacional.
topic Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo Corporativo.
Intraempreendedorismo; Inovação; Práticas de Gestão; Cultura Organizacional.
description Entre as décadas de 70 e 80 inúmeras empresas foram obrigadas a adaptar-se às novas condições de um mercado cada vez mais segmentado, isso ocorreu devido à sucessão de violentas alterações na configuração da economia. O aumento da competição entre as empresas, somado à crise do sistema taylorista/fordista, fez com que as mesmas buscassem diferenciais para que pudessem se manter competitivas. Uma das formas que as organizações encontraram para sobreviver foi através da inovação. O artigo possui como principal objetivo a identificação de práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos. O método utilizado foi o de estudo de caso em empresa reconhecidamente inovadora do setor de tecnologia, neste trabalho denominada como “Empresa G”. A coleta de dados estruturou-se por meio de análise documental de fontes primária e secundária, entrevistas semiestruturadas, e realização de observações direta e participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que determinadas práticas de gestão possuem a capacidade de contribuir para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados pretendidos pela companhia em termos de inovação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/82
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/82/72
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v.5, n.1 (2015): JANEIRO - JUNHO DE 2015; 41 - 58
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316223131648