Cultura Intraempreendedora nas organizações como vantagem competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isilda Maria Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17028
Resumo: O ambiente económico atual está a ficar cada vez mais competitivo, criando muitos obstáculos na maioria das organizações. Posicionar no meio da globalização e do avanço cibernético, leva a várias complexidades organizacionais e desafios para criar estratégias competitivas para o pretendido. As organizações têm que enfrentar os obstáculos com que se debatem, nas suas atividades, investindo nos seus produtos, serviços e modelos de negócio de forma a alcançar vantagens competitivas no mercado onde se inserem. O presente trabalho, objeta fazer uma revisão da literatura existente, relativamente a alguns conceitos pertinentes para a análise das organizações intra-empreendedoras e, intui demonstrar neste trabalho o caso pratico da empresa de telecomunicações sediada na cidade da Praia, Cabo Verde e tem como objetivo geral identificar o nível de intra-empreendedorismo desenvolvido na CVTelecom recorrendo a um inquérito através do modelo proposto por Hartman (2006). Dos resultados obtidos, destacamos que o intraempreendedorismo, como conceito organizacional, evoluiu substancialmente ao longo dos anos. Esta dissertação evidencia a forma como várias organizações já adotaram medidas intraempreendedoras para alcançar objetivos distintos e predefinidos. Uma cultura empresarial assente em iniciativas intraempreendedoras poderá proliferar no contexto organizacional, se tiver em consideração os seguintes fatores: comunicação, processo decisório, incentivos/motivação, recompensas, autonomia, liderança, equipes, controle/mensuração, se uma organização desenvolver uma comunicação interna plausível e um nível de cultura intraempreendedora para alcançar a escalabilidade no mercado.
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