VIABILIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DE PLÁSTICOS ENTRE UMA EMPRESA CHINESA E PARAGUAIA A PARTIR DAS VANTAGENS DO “MAQUILA”SATISFAZENDO UM CLIENTE BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlei, Enrico
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/137
Resumo: Grandes marcas para se manterem competitivas em seus mercados buscam reduções de custos nos processos de produção para adequação de custos de seus produtos. Uma das maneiras para atingir isso, é seguir com seu processo produtivo para países emergentes e com políticas de crescimento focadas em atrair entrada de capital estrangeiro. Por anos, essa ideia se concentrou na China e Ásia, essa ideia continuará a reinar neste âmbito por muito tempo. Porém, os chineses já buscam mercados para expandir suas operações visando à internacionalização de suas marcas e maior domínio geral de mercado. Uma marca brasileira de peças de reposição para motocicletas, que atualmente produz 100% de seus itens em fornecedores na China, vem sofrendo com aumentos constantes de custos que os chineses não conseguem mais evitar devido aos custos que vem subindo principalmente relacionados à mão de obra e aos custos de fretes que devido a distancia do Brasil para a China, são altamente considerados. Assim surge a ideia de mover sua produção para o Paraguai com ajuda do próprio fornecedor chinês, uma vez que o mesmo detém máquinas, ferramentas e conhecimento e deste modo, garantindo sua continuidade no mercado brasileiro que atualmente é significativo para o fornecedor em questão. Para isso, considera-se a linha de piscas, faróis e lanternas como piloto, uma vez que está linha de produtos é manufaturada a partir de máquinas e moldes. O Paraguai surge como opção uma vez que possui uma estratégia para atrair empresas de todo o mundo para produzirem em seu território, este plano se chama “Maquila” e é similar ao plano que foi usado pelo México nos anos 90, é carente de infraestrutura e conhecimento técnico relacionado à indústria manufatureira. Sem contar a distancia entre o Brasil e o Paraguai. Contudo, o artigo demonstrará a possibilidade de cooperação de empresas Chinesas formarem parcerias com empresas Paraguaias, garantindo ao cliente brasileiro preços competitivos através da estratégia “Maquila”, que vem sendo considerado pelo governo paraguaio, como a maior aposta para com o desenvolvimento do país.
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