ESTRATÉGIAS DE VALOR E CRESCIMENTO E AS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/55 |
Resumo: | O trabalho analisou as carteiras de valor e crescimento composta por ações do setor de energia elétrica brasileiro, negociadas na BMFBOVESPA entre 1997 e 2007, período de dez anos que antecederam a crise de 2008. Embora as ações value tenham apresentado retornos anuais médios maiores e risco menor, em relação às da carteira de crescimento, os resultados não apresentaram significância estatística, não havendo a possibilidade de indicar a ocorrência, a priori, da golden opportunity. No entanto, ao analisar as carteiras, com base no retorno acumulado no período, observa-se que as ações value possuíram maior rentabilidade em relação às ações growth, de forma a haver indícios de que houve a possibilidade dos investidores auferirem ganhos maiores a um grau de risco inferior, ou seja, a golden opportunity. Procura-se contribuir na análise das estratégias de valor e crescimento no mercado local e, em específico, em carteiras de investimento formadas por firmas do setor de energia elétrica. Desta forma, o trabalho oferece elementos para as discussões envolvendo a acurácia dos modelos de precificação e das expectativas dos investidores acerca da performance das empresas, no período de dez anos que antecederam a crise de 2008 e sinalizou, para este período, a possibilidade de subavaliação dos ativos; tal fato pode estar relacionado com a situação corrente do setor, em termos de investimentos e demais definições ligadas às definições de preço aos usuários dos serviços, e merece melhor aprofundamento em futuros estudos que poderiam capturar o efeito de fatores institucionais, abordar outros setores regulados, com adoção de outros múltiplos de mercado e de janelas de tempo para a mensuração da rentabilidade e risco das carteiras. |
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ESTRATÉGIAS DE VALOR E CRESCIMENTO E AS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO NO BRASILFinançasMúltiplos de mercado, valor da empresa, expectativas de mercado, eficiência dos mercados e CAPM.O trabalho analisou as carteiras de valor e crescimento composta por ações do setor de energia elétrica brasileiro, negociadas na BMFBOVESPA entre 1997 e 2007, período de dez anos que antecederam a crise de 2008. Embora as ações value tenham apresentado retornos anuais médios maiores e risco menor, em relação às da carteira de crescimento, os resultados não apresentaram significância estatística, não havendo a possibilidade de indicar a ocorrência, a priori, da golden opportunity. No entanto, ao analisar as carteiras, com base no retorno acumulado no período, observa-se que as ações value possuíram maior rentabilidade em relação às ações growth, de forma a haver indícios de que houve a possibilidade dos investidores auferirem ganhos maiores a um grau de risco inferior, ou seja, a golden opportunity. Procura-se contribuir na análise das estratégias de valor e crescimento no mercado local e, em específico, em carteiras de investimento formadas por firmas do setor de energia elétrica. Desta forma, o trabalho oferece elementos para as discussões envolvendo a acurácia dos modelos de precificação e das expectativas dos investidores acerca da performance das empresas, no período de dez anos que antecederam a crise de 2008 e sinalizou, para este período, a possibilidade de subavaliação dos ativos; tal fato pode estar relacionado com a situação corrente do setor, em termos de investimentos e demais definições ligadas às definições de preço aos usuários dos serviços, e merece melhor aprofundamento em futuros estudos que poderiam capturar o efeito de fatores institucionais, abordar outros setores regulados, com adoção de outros múltiplos de mercado e de janelas de tempo para a mensuração da rentabilidade e risco das carteiras.Universidade Metodista de PiracicabaSaito, André TaueSavoia, José Roberto FerreiraSousa, Almir Ferreira2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/55Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 4, n. 2 (2014): JULHO - DEZEMBRO DE 2014; 1 - 142237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/55/55Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-02T04:39:53Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/55Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2015-07-02T04:39:53Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
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