Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329 |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a analisar os fatores que afetam a imagem de redes de supermercados a partir da percepção dos consumidores. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e coleta dos dados por meio de formulário desenvolvido em formato eletrônico e divulgado pela internet. A amostra foi composta de consumidores das principais redes de supermercado do Estado do Maranhão. Os resultados indicaram que os fatores Ambiente Físico, Serviços de Hortifruticultura e Açougue, Qualidade-Preço e Limpeza e Ordem estão associados à imagem positiva das lojas. Dessa forma, esses fatores devem ser priorizados nas estratégias das empresas de varejo de forma a ter, como consequência, uma fidelização por parte dos consumidores. No entanto, as percepções nos construtos estudados tenderam à neutralidade, porém com altos desvios padrão, o que indica um maior aprofundamento das razões que levam às diferenças de percepção de clientes é relevante à gestão das redes de supermercado, cada qual com suas características específicas e seu público alvo. |
id |
METO-4_da767c6981ad57e1c4722b4423aeb51c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/329 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no MaranhãoGestão de marketing; Comportamento do consumidorComportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente.Esta pesquisa se propôs a analisar os fatores que afetam a imagem de redes de supermercados a partir da percepção dos consumidores. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e coleta dos dados por meio de formulário desenvolvido em formato eletrônico e divulgado pela internet. A amostra foi composta de consumidores das principais redes de supermercado do Estado do Maranhão. Os resultados indicaram que os fatores Ambiente Físico, Serviços de Hortifruticultura e Açougue, Qualidade-Preço e Limpeza e Ordem estão associados à imagem positiva das lojas. Dessa forma, esses fatores devem ser priorizados nas estratégias das empresas de varejo de forma a ter, como consequência, uma fidelização por parte dos consumidores. No entanto, as percepções nos construtos estudados tenderam à neutralidade, porém com altos desvios padrão, o que indica um maior aprofundamento das razões que levam às diferenças de percepção de clientes é relevante à gestão das redes de supermercado, cada qual com suas características específicas e seu público alvo. Universidade Metodista de PiracicabaJardim Filho, Edmilson de JesusBastos, Sérgio Augusto PereiraBorges, Luiz Fernando Mello2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 9, n. 2 (2020): V9, N2, 2020 - AGOSTO - NOVEMBRO; 92-1162237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329/192Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-31T17:40:54Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/329Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2020-12-31T17:40:54Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
title |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
spellingShingle |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão Jardim Filho, Edmilson de Jesus Gestão de marketing; Comportamento do consumidor Comportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente. |
title_short |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
title_full |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
title_fullStr |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
title_full_unstemmed |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
title_sort |
Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão |
author |
Jardim Filho, Edmilson de Jesus |
author_facet |
Jardim Filho, Edmilson de Jesus Bastos, Sérgio Augusto Pereira Borges, Luiz Fernando Mello |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Sérgio Augusto Pereira Borges, Luiz Fernando Mello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim Filho, Edmilson de Jesus Bastos, Sérgio Augusto Pereira Borges, Luiz Fernando Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marketing; Comportamento do consumidor Comportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente. |
topic |
Gestão de marketing; Comportamento do consumidor Comportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente. |
description |
Esta pesquisa se propôs a analisar os fatores que afetam a imagem de redes de supermercados a partir da percepção dos consumidores. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e coleta dos dados por meio de formulário desenvolvido em formato eletrônico e divulgado pela internet. A amostra foi composta de consumidores das principais redes de supermercado do Estado do Maranhão. Os resultados indicaram que os fatores Ambiente Físico, Serviços de Hortifruticultura e Açougue, Qualidade-Preço e Limpeza e Ordem estão associados à imagem positiva das lojas. Dessa forma, esses fatores devem ser priorizados nas estratégias das empresas de varejo de forma a ter, como consequência, uma fidelização por parte dos consumidores. No entanto, as percepções nos construtos estudados tenderam à neutralidade, porém com altos desvios padrão, o que indica um maior aprofundamento das razões que levam às diferenças de percepção de clientes é relevante à gestão das redes de supermercado, cada qual com suas características específicas e seu público alvo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329/192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 9, n. 2 (2020): V9, N2, 2020 - AGOSTO - NOVEMBRO; 92-116 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316231520256 |