Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim Filho, Edmilson de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bastos, Sérgio Augusto Pereira, Borges, Luiz Fernando Mello
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329
Resumo: Esta pesquisa se propôs a analisar os fatores que afetam a imagem de redes de supermercados a partir da percepção dos consumidores. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e coleta dos dados por meio de formulário desenvolvido em formato eletrônico e divulgado pela internet. A amostra foi composta de consumidores das principais redes de supermercado do Estado do Maranhão. Os resultados indicaram que os fatores Ambiente Físico, Serviços de Hortifruticultura e Açougue, Qualidade-Preço e Limpeza e Ordem estão associados à imagem positiva das lojas. Dessa forma, esses fatores devem ser priorizados nas estratégias das empresas de varejo de forma a ter, como consequência, uma fidelização por parte dos consumidores. No entanto, as percepções nos construtos estudados tenderam à neutralidade, porém com altos desvios padrão, o que indica um maior aprofundamento das razões que levam às diferenças de percepção de clientes é relevante à gestão das redes de supermercado, cada qual com suas características específicas e seu público alvo.
id METO-4_da767c6981ad57e1c4722b4423aeb51c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/329
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no MaranhãoGestão de marketing; Comportamento do consumidorComportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente.Esta pesquisa se propôs a analisar os fatores que afetam a imagem de redes de supermercados a partir da percepção dos consumidores. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e coleta dos dados por meio de formulário desenvolvido em formato eletrônico e divulgado pela internet. A amostra foi composta de consumidores das principais redes de supermercado do Estado do Maranhão. Os resultados indicaram que os fatores Ambiente Físico, Serviços de Hortifruticultura e Açougue, Qualidade-Preço e Limpeza e Ordem estão associados à imagem positiva das lojas. Dessa forma, esses fatores devem ser priorizados nas estratégias das empresas de varejo de forma a ter, como consequência, uma fidelização por parte dos consumidores. No entanto, as percepções nos construtos estudados tenderam à neutralidade, porém com altos desvios padrão, o que indica um maior aprofundamento das razões que levam às diferenças de percepção de clientes é relevante à gestão das redes de supermercado, cada qual com suas características específicas e seu público alvo. Universidade Metodista de PiracicabaJardim Filho, Edmilson de JesusBastos, Sérgio Augusto PereiraBorges, Luiz Fernando Mello2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 9, n. 2 (2020): V9, N2, 2020 - AGOSTO - NOVEMBRO; 92-1162237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329/192Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-31T17:40:54Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/329Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2020-12-31T17:40:54Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
title Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
spellingShingle Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
Jardim Filho, Edmilson de Jesus
Gestão de marketing; Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente.
title_short Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
title_full Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
title_fullStr Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
title_full_unstemmed Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
title_sort Fatores que Afetam a Imagem de Redes de Supermercados: Caso de Varejistas no Maranhão
author Jardim Filho, Edmilson de Jesus
author_facet Jardim Filho, Edmilson de Jesus
Bastos, Sérgio Augusto Pereira
Borges, Luiz Fernando Mello
author_role author
author2 Bastos, Sérgio Augusto Pereira
Borges, Luiz Fernando Mello
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim Filho, Edmilson de Jesus
Bastos, Sérgio Augusto Pereira
Borges, Luiz Fernando Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marketing; Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente.
topic Gestão de marketing; Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor; Rede de supermercados; Imagem percebida pelo cliente.
description Esta pesquisa se propôs a analisar os fatores que afetam a imagem de redes de supermercados a partir da percepção dos consumidores. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal e coleta dos dados por meio de formulário desenvolvido em formato eletrônico e divulgado pela internet. A amostra foi composta de consumidores das principais redes de supermercado do Estado do Maranhão. Os resultados indicaram que os fatores Ambiente Físico, Serviços de Hortifruticultura e Açougue, Qualidade-Preço e Limpeza e Ordem estão associados à imagem positiva das lojas. Dessa forma, esses fatores devem ser priorizados nas estratégias das empresas de varejo de forma a ter, como consequência, uma fidelização por parte dos consumidores. No entanto, as percepções nos construtos estudados tenderam à neutralidade, porém com altos desvios padrão, o que indica um maior aprofundamento das razões que levam às diferenças de percepção de clientes é relevante à gestão das redes de supermercado, cada qual com suas características específicas e seu público alvo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/329/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 9, n. 2 (2020): V9, N2, 2020 - AGOSTO - NOVEMBRO; 92-116
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316231520256