O cristo da liberdade em dostoievski: teologia e literatura em diálogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2189 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a apresentar o diálogo entre a teologia e a literatura a partir do método da correspondência de Antonio Carlos Magalhães, tendo como foco central do diálogo o tema da liberdade. A literatura de Dostoievski em O Idiota e Os irmãos Karamazovi obras de referência - trabalha a liberdade tendo Cristo como principal referencial, por isto, o Cristo de Dostoievski é o Cristo da liberdade. Esta compreensão de liberdade em Dostoievski se dá a partir de uma consciência antropo-teológica. Na mesma direção caminha o pensamento teológico latino americano de Juan Luis Segundo e de José Comblin, que apresenta um humano tão livre como o próprio Deus, sendo este responsável pela construção ou criação de seu mundo e não preso a determinismos. Neste diálogo, portanto, há uma tentativa de aproximação entre a literatura russa do Séc. XIX, de Dostoievski, com a teologia latino americana dos Séc. XX e XXI de Juan Luis Segundo e José Comblin. A liberdade sendo trabalhada a partir do universo ficcional-literário de Dostoievski em correspondência com a teologia latino americana. Ambos apontando para um humano em construção, portanto não concluído, que constrói a vida a partir da liberdade liberdade incriada ou vocação para liberdade - a qual deve ser vivida no amor, mesmo diante das malditas questões humanas.(AU) |
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O cristo da liberdade em dostoievski: teologia e literatura em diálogoThe Christ of Liberty in Dostoyevsky: Theology and Literature in DialogueTeologia; Literatura; Diálogo; ; Dostoievski; Cristo; LiberdadeTheology; Literature; Dialogue; Dostoyevsky; Christ; FreedomCIENCIAS HUMANASEste trabalho se propõe a apresentar o diálogo entre a teologia e a literatura a partir do método da correspondência de Antonio Carlos Magalhães, tendo como foco central do diálogo o tema da liberdade. A literatura de Dostoievski em O Idiota e Os irmãos Karamazovi obras de referência - trabalha a liberdade tendo Cristo como principal referencial, por isto, o Cristo de Dostoievski é o Cristo da liberdade. Esta compreensão de liberdade em Dostoievski se dá a partir de uma consciência antropo-teológica. Na mesma direção caminha o pensamento teológico latino americano de Juan Luis Segundo e de José Comblin, que apresenta um humano tão livre como o próprio Deus, sendo este responsável pela construção ou criação de seu mundo e não preso a determinismos. Neste diálogo, portanto, há uma tentativa de aproximação entre a literatura russa do Séc. XIX, de Dostoievski, com a teologia latino americana dos Séc. XX e XXI de Juan Luis Segundo e José Comblin. A liberdade sendo trabalhada a partir do universo ficcional-literário de Dostoievski em correspondência com a teologia latino americana. Ambos apontando para um humano em construção, portanto não concluído, que constrói a vida a partir da liberdade liberdade incriada ou vocação para liberdade - a qual deve ser vivida no amor, mesmo diante das malditas questões humanas.(AU)This work proposes to present the dialogue between theology and literature from the method of correspondence by Antonio Carlos Magalhães, having as the central focus of the dialogue the theme of freedom. Dostoyevsky's literature in The Idiot and The Brothers Karamazovi works of reference - works on freedom having Christ as the main reference, therefore, Dostoyevsky's Christ is the Christ of freedom. This understanding of freedom in Dostoyevsky comes from an anthropo-theological consciousness. In the same direction, the Latin American theological thought of Juan Luis Segundo and José Comblin walks, which presents a human as free as God himself, who is responsible for the construction or creation of his world and not tied to determinism. In this dialogue, therefore, there is an attempt to bring together Russian literature from the 19th century and XIX, by Dostoevsky, with the Latin American theology of the 19th century. XX and XXI by Juan Luis Segundo and José Comblin. Freedom being worked from the fictional-literary universe of Dostoyevsky in correspondence with Latin American theology. Both pointing to a human being under construction, therefore not completed, who builds life from freedom uncreated freedom or vocation for freedom - which must be lived in love, even in the face of damned human issues.(AU)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoRibeiro, Cláudio OliveiraHiguet, Etienne AlfredPondé, Luis Felipe de Cerqueira e SilvaSilva, Claudinei Fernandes Paulino da2022-05-19T18:12:55Z2009-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Claudinei Fernandes Paulino da. O cristo da liberdade em dostoievski: teologia e literatura em diálogo. 2009. 126 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-05-19T18:12:55Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2189Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-05-19T18:12:55Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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