FORMAÇÃO CONTINUADA: POR QUE OS PROFESSORES NÃO LÊEM?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1115 |
Resumo: | Neste estudo, busco desvelar a relação entre formação continuada de professores e a prática de leitura, considerando a instituição do ato de ler e suas implicações e relacionando conceitos, fatos, causas e efeitos. Apresento uma retrospectiva da iniciação às letras no mundo, pontuando conceitos e as diferentes metodologias utilizadas para o desenvolvimento da indissociável dupla leitura e escrita, considerando os aspectos sociais e as exigências de cada época. Tomo como base os escritos de Alberto Manguel, Uma história da leitura, e a obra Formação do Brasil Colonial, de Arno Wheling & Maria José C.M. Wheling, que direcionam a síntese da implementação da aquisição de leitura e escrita no Brasil e conduzem o discurso para um breve histórico da formação continuada na rede estadual de São Paulo. A instituição da formação continuada e a concepção do conceito de formação continuada, segundo a literatura específica, permitem a percepção de algumas mudanças nas representações sociais assumidas pelos docentes em relação à educação, ao processo de ensino e aprendizagem e ao seu papel como indivíduo ativo historicamente situado. Exemplifico a formação continuada de professores com a análise do programa EMR Ensino Médio em Rede. O estudo inclui inicialmente a observação, seguida da análise, das opiniões expressas em questionários e entrevistas de professores com participação efetiva no programa EMR. A história da vida de três professores, enfocando a formação leitora, auxilia no entendimento do processo de leitura e sua influência na constituição dos sujeitos enquanto leitores e o impacto da prática de leitura em sua atividade docente. A identificação das situações que envolvem o processo de leitura e escrita, bem como dos elementos que corroboram ou não para seu aprimoramento, contribui para uma discussão relevante para a efetiva ampliação da prática de leitura.(AU) |
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FORMAÇÃO CONTINUADA: POR QUE OS PROFESSORES NÃO LÊEM?formação continuadaprofessoresleiturateacher trainingteachersreadingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONeste estudo, busco desvelar a relação entre formação continuada de professores e a prática de leitura, considerando a instituição do ato de ler e suas implicações e relacionando conceitos, fatos, causas e efeitos. Apresento uma retrospectiva da iniciação às letras no mundo, pontuando conceitos e as diferentes metodologias utilizadas para o desenvolvimento da indissociável dupla leitura e escrita, considerando os aspectos sociais e as exigências de cada época. Tomo como base os escritos de Alberto Manguel, Uma história da leitura, e a obra Formação do Brasil Colonial, de Arno Wheling & Maria José C.M. Wheling, que direcionam a síntese da implementação da aquisição de leitura e escrita no Brasil e conduzem o discurso para um breve histórico da formação continuada na rede estadual de São Paulo. A instituição da formação continuada e a concepção do conceito de formação continuada, segundo a literatura específica, permitem a percepção de algumas mudanças nas representações sociais assumidas pelos docentes em relação à educação, ao processo de ensino e aprendizagem e ao seu papel como indivíduo ativo historicamente situado. Exemplifico a formação continuada de professores com a análise do programa EMR Ensino Médio em Rede. O estudo inclui inicialmente a observação, seguida da análise, das opiniões expressas em questionários e entrevistas de professores com participação efetiva no programa EMR. A história da vida de três professores, enfocando a formação leitora, auxilia no entendimento do processo de leitura e sua influência na constituição dos sujeitos enquanto leitores e o impacto da prática de leitura em sua atividade docente. A identificação das situações que envolvem o processo de leitura e escrita, bem como dos elementos que corroboram ou não para seu aprimoramento, contribui para uma discussão relevante para a efetiva ampliação da prática de leitura.(AU)In this study I intend to find out the relation between teaching training and the reading practice, taking into consideration the institution of the reading process and its implications, relating concepts, facts, causes and its effects. I present a retrospect of the initiation to the letters in the world, when reading is punctuating concepts and the different methodologies used for the development of the reading and writting, considering the social aspects and the demands of each time.I use the written ones of Alberto Manguel, A history of the reading, and the Work Formation of Colonial Brazil, of Arno Wheling and Maria José C.M. Wheling, that direcionam the synthesis of the implementation of the acquisition of reading and writing in Brazil and they drive the speech for soon historically of the formation continued in the state of Sao Paulo. The institution of the continued formation and the conception of the concept of continued formation, according to the specific literature, allow the perception of some changes in the social representations assumed by the teachers regarding the education, the process of teaching and apprenticeship and his paper like historically situated active individual. . A brief historical background of the teaching training in the Public School System of Sao Paulo, using as example the analysis of the EMR Program (Ensino Medio em Rede). The study includes initially the observation followed by the effective participation in the program, questionnaires and interviews. It seeks for an understanding of how the teachers set themselves up as real readers and the impact of this process whereas professional teachers contributes to a relevant discussion to the effective broaden of the reading practice.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Martins, Maria Aparecida Sanches2016-08-03T16:16:07Z2011-04-072008-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Maria Aparecida Sanches. FORMAÇÃO CONTINUADA: POR QUE OS PROFESSORES NÃO LÊEM?. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1115Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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