Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 |
Resumo: | Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc. |
id |
UFCG_6dc2ee14f17b82233de741bfb4d8afee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31514 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande.LeituraEnsino de leituraFormação continuada de professoresEstratégias de leituraFormação de leitoresInteraçãoReadingReading teachingContinuing teacher trainingReading strategiesReader trainingInteractionEducação.Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc.This work presents our yearlong experiences with PIBIC-UFCG Project (2008-2009) on Reading, Teaching education and its implications in Teaching Practices. The main objective of the research was to discuss and analyze reading and textual comprehension strategies with public school teachers in the municipality of Campina Grande (PB), aiming to provide them with tools to work with reading in their classrooms, based on an interactionist perspective of language. To achieve this objective, we carried out monthly sessions with 08 (eight) fundamental education teachers aiming to verify the implications of teaching practices of reading to instruct reader/students. Also, we observed and analyzed 20 hours of reading class given by the teachers who elaborated reading strategies on their own. The results of the research were satisfactory due to the fact that 85% of the strategies elaborated by those teachers as well as the classes they gave were considered to be productive, leading the students to engage effectively in discussions of texts by using inferences, hypotheses, etc.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T17:31:54Z2023-08-212023-08-21T17:31:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514porSANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.ALVES, Maria de Fátima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T17:32:21Zoai:localhost:riufcg/31514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T17:32:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande. |
title |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
spellingShingle |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos. Leitura Ensino de leitura Formação continuada de professores Estratégias de leitura Formação de leitores Interação Reading Reading teaching Continuing teacher training Reading strategies Reader training Interaction Educação. |
title_short |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
title_full |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
title_fullStr |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
title_full_unstemmed |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
title_sort |
Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. |
author |
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos. |
author_facet |
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos. ALVES, Maria de Fátima. |
author_role |
author |
author2 |
ALVES, Maria de Fátima. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos. ALVES, Maria de Fátima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino de leitura Formação continuada de professores Estratégias de leitura Formação de leitores Interação Reading Reading teaching Continuing teacher training Reading strategies Reader training Interaction Educação. |
topic |
Leitura Ensino de leitura Formação continuada de professores Estratégias de leitura Formação de leitores Interação Reading Reading teaching Continuing teacher training Reading strategies Reader training Interaction Educação. |
description |
Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-21T17:31:54Z 2023-08-21 2023-08-21T17:31:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744590642610176 |