Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ALVES, Maria de Fátima.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
Resumo: Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc.
id UFCG_6dc2ee14f17b82233de741bfb4d8afee
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande.LeituraEnsino de leituraFormação continuada de professoresEstratégias de leituraFormação de leitoresInteraçãoReadingReading teachingContinuing teacher trainingReading strategiesReader trainingInteractionEducação.Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc.This work presents our yearlong experiences with PIBIC-UFCG Project (2008-2009) on Reading, Teaching education and its implications in Teaching Practices. The main objective of the research was to discuss and analyze reading and textual comprehension strategies with public school teachers in the municipality of Campina Grande (PB), aiming to provide them with tools to work with reading in their classrooms, based on an interactionist perspective of language. To achieve this objective, we carried out monthly sessions with 08 (eight) fundamental education teachers aiming to verify the implications of teaching practices of reading to instruct reader/students. Also, we observed and analyzed 20 hours of reading class given by the teachers who elaborated reading strategies on their own. The results of the research were satisfactory due to the fact that 85% of the strategies elaborated by those teachers as well as the classes they gave were considered to be productive, leading the students to engage effectively in discussions of texts by using inferences, hypotheses, etc.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T17:31:54Z2023-08-212023-08-21T17:31:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514porSANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.ALVES, Maria de Fátima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T17:32:21Zoai:localhost:riufcg/31514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T17:32:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande.
title Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
spellingShingle Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
Leitura
Ensino de leitura
Formação continuada de professores
Estratégias de leitura
Formação de leitores
Interação
Reading
Reading teaching
Continuing teacher training
Reading strategies
Reader training
Interaction
Educação.
title_short Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
title_full Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
title_fullStr Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
title_full_unstemmed Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
title_sort Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
author SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
author_facet SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
ALVES, Maria de Fátima.
author_role author
author2 ALVES, Maria de Fátima.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
ALVES, Maria de Fátima.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino de leitura
Formação continuada de professores
Estratégias de leitura
Formação de leitores
Interação
Reading
Reading teaching
Continuing teacher training
Reading strategies
Reader training
Interaction
Educação.
topic Leitura
Ensino de leitura
Formação continuada de professores
Estratégias de leitura
Formação de leitores
Interação
Reading
Reading teaching
Continuing teacher training
Reading strategies
Reader training
Interaction
Educação.
description Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-21T17:31:54Z
2023-08-21
2023-08-21T17:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
identifier_str_mv SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590642610176