ISTO NÃO É TV, É MTV: linguagem da MTV brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/902 |
Resumo: | A MTV brasileira está no ar há 15 anos no Brasil e desde o início de suas transmissões, em 1990, evoluiu consideravelmente a variedade de programas que oferece diariamente em sua grade de programação, saindo da simples reprodução de videoclipes. Essa variedade de programas, no entanto, é caracterizada por uma unidade discursiva que diferencia a MTV das outras emissoras de televisão aberta. Enquanto outras emissoras trabalham com gêneros diferentes de programas, em especial as que compõem a grade de programação de televisão aberta, a MTV consegue criar uma grade de programação diversificada, sempre direcionada a um público específico: o universo jovem. Objetivou-se realizar uma leitura qualitativa da linguagem do material simbólico que esta emissora produz a uma faixa de público especializada, subsidiada pela análise crítica de discurso, a semiótica e os estudos teóricos da Comunicação Social. Compõem o corpus de análise, os programas e vinhetas inéditos da semana de 23 a 29 de janeiro de 2006. Não foram consideradas as reprises. Demonstrou-se que é possível identificar uma estrutura discursiva que compõe uma linguagem, um discurso, que caracterizam a MTV e a diferenciam de outros canais de televisão aberta e a cabo. Uma linguagem que combina elementos do universo de sua principal audiência, os jovens. Palavras-chave: comunicação, MTV, análise de discurso, semiótica, jovem. |
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ISTO NÃO É TV, É MTV: linguagem da MTV brasileiracomunicaçãoMTVanálise de discursosemióticajovem.communicationMTVspeech analysissemioticyouth.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA MTV brasileira está no ar há 15 anos no Brasil e desde o início de suas transmissões, em 1990, evoluiu consideravelmente a variedade de programas que oferece diariamente em sua grade de programação, saindo da simples reprodução de videoclipes. Essa variedade de programas, no entanto, é caracterizada por uma unidade discursiva que diferencia a MTV das outras emissoras de televisão aberta. Enquanto outras emissoras trabalham com gêneros diferentes de programas, em especial as que compõem a grade de programação de televisão aberta, a MTV consegue criar uma grade de programação diversificada, sempre direcionada a um público específico: o universo jovem. Objetivou-se realizar uma leitura qualitativa da linguagem do material simbólico que esta emissora produz a uma faixa de público especializada, subsidiada pela análise crítica de discurso, a semiótica e os estudos teóricos da Comunicação Social. Compõem o corpus de análise, os programas e vinhetas inéditos da semana de 23 a 29 de janeiro de 2006. Não foram consideradas as reprises. Demonstrou-se que é possível identificar uma estrutura discursiva que compõe uma linguagem, um discurso, que caracterizam a MTV e a diferenciam de outros canais de televisão aberta e a cabo. Uma linguagem que combina elementos do universo de sua principal audiência, os jovens. Palavras-chave: comunicação, MTV, análise de discurso, semiótica, jovem.The Brazilian MTV is on air for more than 15 years in Brazil and, since the beginning of its transmissions, in 1990, it has considerably evolved the variety of the TV shows it presents day by day, leaving behind the simple broadcast of music videos. However, this variety of the MTV shows is characterized by a discursive unit which differentiates it from other open tv channels. While the other TV channels, especially non cable TV channels, have developed a set of TV shows directed to all sorts of spectators, the MTV channel was able to develop a huge set of TV shows entirely directed to the young spectator. The intent of this work is to perform a qualitative reading of the language of the simbolic material produced by MTV for a specific public, subsidized by the critical speech analysis, the semiotic and the theoretical studies of Social Communication. The analysis corpus is comprised by the shows and vignettes from the week of January 23rd 29th, 2006. Duplicated presentations of the same TV show were not considered. It was demonstrated that it is possible to identify a discursive structure that compounds a language, a speech, which characterizes the MTV channel and differentiates it from the other non cable and cable TV channels. A language that combines elements from the universe of its main spectator the youth. Key words: communication, MTV, speech analysis, semiotic, youth.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853Adami, AntonioCPF:11410304923http://lattes.cnpq.br/4197169394073885Reis, José Augusto Nascimento2016-08-03T12:31:10Z2011-03-232006-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, José Augusto Nascimento. ISTO NÃO É TV, É MTV: linguagem da MTV brasileira. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:57Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/902Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:57Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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