GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marília Saveri
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/682
Resumo: O estudo investiga os fluxos de comunicação nas organizações, refletindo sobre o modelo dos 3 Puts (inputs, throughputs, outputs), que propicia uma visão sistêmica interdepartamental, aumentando a interação e a consciência entre os setores para a realização dos objetivos organizacionais. Apresenta as características e intersecções entre comunicação mercadológica, comunicação institucional e comunicação administrativa. Oferece um ponto de encontro entre esses conceitos e reflete sobre o modelo de Comunicação Integrada Tridimensional, quando todas as ações da comunicação organizacional convergem, baseadas no trinômio Missão, Visão e Valores e nos 14 passos da comunicação de Yanaze (2013). Outra análise é verificar os pressupostos teóricos com um estudo de caso da empresa Magazine Luiza, a fim de verificar de que forma o conceito de comunicação integrada está fundamentado no planejamento e na unicidade da mensagem desta organização. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, estudo de caso e aplicação de entrevistas. Entre os resultados encontrados, demonstrou-se, tanto na pesquisa teórica quanto empírica, que a abordagem sistêmica e a proposta de Comunicação 3D, de fato, oferecem caminhos para uma eficaz gestão da comunicação integrada.
id METODISTA_250228b278ab47155269b38c9698c199
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/682
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine LuizaManagement of integrated communication: contribuitons to a systemic approachComunicação integradaGestãoSistemasComunicação organizacionalMagazine LuizaIntegrated communicationManagementSystemsOrganizational communicationMagazine LuizaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO estudo investiga os fluxos de comunicação nas organizações, refletindo sobre o modelo dos 3 Puts (inputs, throughputs, outputs), que propicia uma visão sistêmica interdepartamental, aumentando a interação e a consciência entre os setores para a realização dos objetivos organizacionais. Apresenta as características e intersecções entre comunicação mercadológica, comunicação institucional e comunicação administrativa. Oferece um ponto de encontro entre esses conceitos e reflete sobre o modelo de Comunicação Integrada Tridimensional, quando todas as ações da comunicação organizacional convergem, baseadas no trinômio Missão, Visão e Valores e nos 14 passos da comunicação de Yanaze (2013). Outra análise é verificar os pressupostos teóricos com um estudo de caso da empresa Magazine Luiza, a fim de verificar de que forma o conceito de comunicação integrada está fundamentado no planejamento e na unicidade da mensagem desta organização. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, estudo de caso e aplicação de entrevistas. Entre os resultados encontrados, demonstrou-se, tanto na pesquisa teórica quanto empírica, que a abordagem sistêmica e a proposta de Comunicação 3D, de fato, oferecem caminhos para uma eficaz gestão da comunicação integrada.This study investigates the course in the organizations, by a speculation about the three puts model (inputs, throughputs, outputs), that provides a systemic inter departmental vision that increases the interaction and awareness between the sections to achieve organizational objective goals. It represents characteristics and intersections between marketing, institutional and administrative communications. It also offers incidences in common between these concepts and reflects on the model of Three-dimensional integrated communication, when all of the actions of organizational communication converge, based on mission - vision - values trinomial and on 14 steps of Yanazes communication. Another analysis is verifying the theoretical assumptions from a case study in the Magazine Luiza enterprise, in order to explore how the concept of integrated communication has been grounded on the planning and the unity, based on the message of that organization. The methodology consists in bibliographic research, case study and an analysis about applied interviews. Along the results we have found, it was demonstrated that even in theoretical or empirical researches, that the systemic approach and the 3D Communication proposal, in fact, can offer some paths to an effective management of integrated communication.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOMarkus, KleberCPF:32135746841Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Yanaze, Mitsuru HiguchiCPF:21615123123http://lattes.cnpq.br/0860597739869236Silva, Marília Saveri2016-08-03T12:29:56Z2014-06-092014-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:05:02Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/682Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:02Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
Management of integrated communication: contribuitons to a systemic approach
title GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
spellingShingle GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
Silva, Marília Saveri
Comunicação integrada
Gestão
Sistemas
Comunicação organizacional
Magazine Luiza
Integrated communication
Management
Systems
Organizational communication
Magazine Luiza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
title_full GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
title_fullStr GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
title_full_unstemmed GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
title_sort GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM SISTÊMICA Um estudo de caso da rede Magazine Luiza
author Silva, Marília Saveri
author_facet Silva, Marília Saveri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Markus, Kleber
CPF:32135746841
Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Yanaze, Mitsuru Higuchi
CPF:21615123123
http://lattes.cnpq.br/0860597739869236
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marília Saveri
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação integrada
Gestão
Sistemas
Comunicação organizacional
Magazine Luiza
Integrated communication
Management
Systems
Organizational communication
Magazine Luiza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação integrada
Gestão
Sistemas
Comunicação organizacional
Magazine Luiza
Integrated communication
Management
Systems
Organizational communication
Magazine Luiza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O estudo investiga os fluxos de comunicação nas organizações, refletindo sobre o modelo dos 3 Puts (inputs, throughputs, outputs), que propicia uma visão sistêmica interdepartamental, aumentando a interação e a consciência entre os setores para a realização dos objetivos organizacionais. Apresenta as características e intersecções entre comunicação mercadológica, comunicação institucional e comunicação administrativa. Oferece um ponto de encontro entre esses conceitos e reflete sobre o modelo de Comunicação Integrada Tridimensional, quando todas as ações da comunicação organizacional convergem, baseadas no trinômio Missão, Visão e Valores e nos 14 passos da comunicação de Yanaze (2013). Outra análise é verificar os pressupostos teóricos com um estudo de caso da empresa Magazine Luiza, a fim de verificar de que forma o conceito de comunicação integrada está fundamentado no planejamento e na unicidade da mensagem desta organização. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, estudo de caso e aplicação de entrevistas. Entre os resultados encontrados, demonstrou-se, tanto na pesquisa teórica quanto empírica, que a abordagem sistêmica e a proposta de Comunicação 3D, de fato, oferecem caminhos para uma eficaz gestão da comunicação integrada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
2014-04-02
2016-08-03T12:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/682
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997050904576