ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COTOMACCI, GUSTAVO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1698
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino jurídico ministrado em cursos não jurídicos. Nas matrizes curriculares de uma gama de cursos universitários se tem presente, nem que por um semestre, alguma disciplina que transita no universo jurídico. Diante deste panorama, surge a necessidade de levar a esses alunos, que não fazem parte do curso de Direito, uma linguagem técnica. Para a sua composição, o trabalho busca investigar quais percepções emergem a partir de narrativas de alunos sob dois aspectos, (i) em conversas informais e (ii) por meio de perguntas baseadas em uma atividade desenvolvida de forma interdisciplinar. Os discentes envolvidos estudam em uma Universidade no município de São Bernardo do Campo. O escopo jurídico se sustenta em Geertz (2006), Martinez (2008), Oliveira (2004), e na linha teórica nos fundamentos em Beherehs e Oliari (2007), Demo (2001), Moraes (2012) que completa o trajeto da educação no Brasil. Como sustentáculo metodológico, os fragmentos de narrativa encontram seu alicerce no estudo do paradigma da complexidade com Morin (2014, 2015, 2015a), juntamente com os fragmentos de narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2015), que perfazem a chave para abertura de novas compreensões sobre o tema proposto
id METODISTA_286a50a62ab81a0fb0ea8e27974ff6bf
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1698
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTEStrange-sin the nest: legal education and teacher trainingEnsino jurídico; Narrativas; Pesquisa Narrativa; ComplexidadeLaw teaching; Narrativas; Narrative inquiry; ComplexityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino jurídico ministrado em cursos não jurídicos. Nas matrizes curriculares de uma gama de cursos universitários se tem presente, nem que por um semestre, alguma disciplina que transita no universo jurídico. Diante deste panorama, surge a necessidade de levar a esses alunos, que não fazem parte do curso de Direito, uma linguagem técnica. Para a sua composição, o trabalho busca investigar quais percepções emergem a partir de narrativas de alunos sob dois aspectos, (i) em conversas informais e (ii) por meio de perguntas baseadas em uma atividade desenvolvida de forma interdisciplinar. Os discentes envolvidos estudam em uma Universidade no município de São Bernardo do Campo. O escopo jurídico se sustenta em Geertz (2006), Martinez (2008), Oliveira (2004), e na linha teórica nos fundamentos em Beherehs e Oliari (2007), Demo (2001), Moraes (2012) que completa o trajeto da educação no Brasil. Como sustentáculo metodológico, os fragmentos de narrativa encontram seu alicerce no estudo do paradigma da complexidade com Morin (2014, 2015, 2015a), juntamente com os fragmentos de narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2015), que perfazem a chave para abertura de novas compreensões sobre o tema propostoThe present study, nurtured by teacher formation, aims at sparking initial discussion on the law teaching in undergraduate courses in which law is not the focus. Most of such courses do not offer law teaching in their programs. In the light of such a frame, the challenge of teaching law-oriented issues stands out. The research intends to consider perceptions which emerge from students’ narratives on a twofold basis: (i) through informal conversations and (ii) through questions based on an interdisciplinary task. The students involved in the research belong to a confessional university in São Bernardo do Campo. The law teaching focus on Geertz (2005), Martinez (2008), Oliveira (2004) and, as far as the theoretical foundations is concerned, on Beherens and Oliari (2007), Demo (2001) and Moraes (2012). The Paradigm of Complexity (MORIN, 2014, 2015, 2015a) and the so-called narrative inquiry (CLANDININ; CONNELY, 2015) cast light on the theme under investigation.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoFurlin, MarceloVieira , Almir MartinsFischmann , RoseliCOTOMACCI, GUSTAVO2018-02-16T17:03:48Z2017-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOTOMACCI, GUSTAVO. ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. 130p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-02-17T03:01:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1698Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-02-17T03:01:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
Strange-sin the nest: legal education and teacher training
title ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
COTOMACCI, GUSTAVO
Ensino jurídico; Narrativas; Pesquisa Narrativa; Complexidade
Law teaching; Narrativas; Narrative inquiry; Complexity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
title_full ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
author COTOMACCI, GUSTAVO
author_facet COTOMACCI, GUSTAVO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furlin, Marcelo
Vieira , Almir Martins
Fischmann , Roseli
dc.contributor.author.fl_str_mv COTOMACCI, GUSTAVO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino jurídico; Narrativas; Pesquisa Narrativa; Complexidade
Law teaching; Narrativas; Narrative inquiry; Complexity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino jurídico; Narrativas; Pesquisa Narrativa; Complexidade
Law teaching; Narrativas; Narrative inquiry; Complexity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino jurídico ministrado em cursos não jurídicos. Nas matrizes curriculares de uma gama de cursos universitários se tem presente, nem que por um semestre, alguma disciplina que transita no universo jurídico. Diante deste panorama, surge a necessidade de levar a esses alunos, que não fazem parte do curso de Direito, uma linguagem técnica. Para a sua composição, o trabalho busca investigar quais percepções emergem a partir de narrativas de alunos sob dois aspectos, (i) em conversas informais e (ii) por meio de perguntas baseadas em uma atividade desenvolvida de forma interdisciplinar. Os discentes envolvidos estudam em uma Universidade no município de São Bernardo do Campo. O escopo jurídico se sustenta em Geertz (2006), Martinez (2008), Oliveira (2004), e na linha teórica nos fundamentos em Beherehs e Oliari (2007), Demo (2001), Moraes (2012) que completa o trajeto da educação no Brasil. Como sustentáculo metodológico, os fragmentos de narrativa encontram seu alicerce no estudo do paradigma da complexidade com Morin (2014, 2015, 2015a), juntamente com os fragmentos de narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2015), que perfazem a chave para abertura de novas compreensões sobre o tema proposto
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
2018-02-16T17:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COTOMACCI, GUSTAVO. ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. 130p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1698
identifier_str_mv COTOMACCI, GUSTAVO. ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. 130p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003612893184