ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1698 |
Resumo: | O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino jurídico ministrado em cursos não jurídicos. Nas matrizes curriculares de uma gama de cursos universitários se tem presente, nem que por um semestre, alguma disciplina que transita no universo jurídico. Diante deste panorama, surge a necessidade de levar a esses alunos, que não fazem parte do curso de Direito, uma linguagem técnica. Para a sua composição, o trabalho busca investigar quais percepções emergem a partir de narrativas de alunos sob dois aspectos, (i) em conversas informais e (ii) por meio de perguntas baseadas em uma atividade desenvolvida de forma interdisciplinar. Os discentes envolvidos estudam em uma Universidade no município de São Bernardo do Campo. O escopo jurídico se sustenta em Geertz (2006), Martinez (2008), Oliveira (2004), e na linha teórica nos fundamentos em Beherehs e Oliari (2007), Demo (2001), Moraes (2012) que completa o trajeto da educação no Brasil. Como sustentáculo metodológico, os fragmentos de narrativa encontram seu alicerce no estudo do paradigma da complexidade com Morin (2014, 2015, 2015a), juntamente com os fragmentos de narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2015), que perfazem a chave para abertura de novas compreensões sobre o tema proposto |
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ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTEStrange-sin the nest: legal education and teacher trainingEnsino jurídico; Narrativas; Pesquisa Narrativa; ComplexidadeLaw teaching; Narrativas; Narrative inquiry; ComplexityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino jurídico ministrado em cursos não jurídicos. Nas matrizes curriculares de uma gama de cursos universitários se tem presente, nem que por um semestre, alguma disciplina que transita no universo jurídico. Diante deste panorama, surge a necessidade de levar a esses alunos, que não fazem parte do curso de Direito, uma linguagem técnica. Para a sua composição, o trabalho busca investigar quais percepções emergem a partir de narrativas de alunos sob dois aspectos, (i) em conversas informais e (ii) por meio de perguntas baseadas em uma atividade desenvolvida de forma interdisciplinar. Os discentes envolvidos estudam em uma Universidade no município de São Bernardo do Campo. O escopo jurídico se sustenta em Geertz (2006), Martinez (2008), Oliveira (2004), e na linha teórica nos fundamentos em Beherehs e Oliari (2007), Demo (2001), Moraes (2012) que completa o trajeto da educação no Brasil. Como sustentáculo metodológico, os fragmentos de narrativa encontram seu alicerce no estudo do paradigma da complexidade com Morin (2014, 2015, 2015a), juntamente com os fragmentos de narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2015), que perfazem a chave para abertura de novas compreensões sobre o tema propostoThe present study, nurtured by teacher formation, aims at sparking initial discussion on the law teaching in undergraduate courses in which law is not the focus. Most of such courses do not offer law teaching in their programs. In the light of such a frame, the challenge of teaching law-oriented issues stands out. The research intends to consider perceptions which emerge from students’ narratives on a twofold basis: (i) through informal conversations and (ii) through questions based on an interdisciplinary task. The students involved in the research belong to a confessional university in São Bernardo do Campo. The law teaching focus on Geertz (2005), Martinez (2008), Oliveira (2004) and, as far as the theoretical foundations is concerned, on Beherens and Oliari (2007), Demo (2001) and Moraes (2012). The Paradigm of Complexity (MORIN, 2014, 2015, 2015a) and the so-called narrative inquiry (CLANDININ; CONNELY, 2015) cast light on the theme under investigation.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoFurlin, MarceloVieira , Almir MartinsFischmann , RoseliCOTOMACCI, GUSTAVO2018-02-16T17:03:48Z2017-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOTOMACCI, GUSTAVO. ESTRANHO-S NO NINHO: ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. 130p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-02-17T03:01:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1698Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-02-17T03:01:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino jurídico ministrado em cursos não jurídicos. Nas matrizes curriculares de uma gama de cursos universitários se tem presente, nem que por um semestre, alguma disciplina que transita no universo jurídico. Diante deste panorama, surge a necessidade de levar a esses alunos, que não fazem parte do curso de Direito, uma linguagem técnica. Para a sua composição, o trabalho busca investigar quais percepções emergem a partir de narrativas de alunos sob dois aspectos, (i) em conversas informais e (ii) por meio de perguntas baseadas em uma atividade desenvolvida de forma interdisciplinar. Os discentes envolvidos estudam em uma Universidade no município de São Bernardo do Campo. O escopo jurídico se sustenta em Geertz (2006), Martinez (2008), Oliveira (2004), e na linha teórica nos fundamentos em Beherehs e Oliari (2007), Demo (2001), Moraes (2012) que completa o trajeto da educação no Brasil. Como sustentáculo metodológico, os fragmentos de narrativa encontram seu alicerce no estudo do paradigma da complexidade com Morin (2014, 2015, 2015a), juntamente com os fragmentos de narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2015), que perfazem a chave para abertura de novas compreensões sobre o tema proposto |
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