O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Leila Urioste
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763
Resumo: A Comunicação Mediada por Computador (CMC) é entendida como o relacionamento interpessoal via Internet. Este modo de comunicação atinge usuários que visam interagir e conhecer pessoas sem o limite da distância. Atualmente está sendo objeto de estudos interdisciplinares que se interessam pelas influências da CMC no comportamento de seus usuários. Trata-se de um estudo caracterizado como exploratório baseado em dados coletados através de uma pesquisa bibliográfica. Seu objetivo é refletir sobre os efeitos gerados pela difusão da CMC sobre o perfil de seus usuários, além de apresentar as contribuições da Psicologia frente aos questionamentos provindos da utilização da CMC e discutir as ambivalências (ganhos e perdas) de seu uso no comportamento de seus usuários. Percebe-se que os internautas estão transformando a forma de interação social em um ambiente desprovido de limites espaço-temporais. Portanto, este trabalho estuda as novas formas de interação, e busca compreender esse novo homem, pois, se a tecnologia traz mudanças, o indivíduo muda junto com ela. Portanto, ao acompanhar todas essas transformações que têm influenciado o homem e suas novas formas de relacionamento, estão motivando o surgimento de novas formas de contribuição da Psicologia ao estudo da CMC.
id METODISTA_29d6b783730d869ec3b85d05a9e22882
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/763
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICAThe CMC users profile: a psychological approachcomunicaçãoInternetcomportamentoPsicologia.Comunicação - Teses e dissertaçõescommunicationInternetbehaviorPsychology.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA Comunicação Mediada por Computador (CMC) é entendida como o relacionamento interpessoal via Internet. Este modo de comunicação atinge usuários que visam interagir e conhecer pessoas sem o limite da distância. Atualmente está sendo objeto de estudos interdisciplinares que se interessam pelas influências da CMC no comportamento de seus usuários. Trata-se de um estudo caracterizado como exploratório baseado em dados coletados através de uma pesquisa bibliográfica. Seu objetivo é refletir sobre os efeitos gerados pela difusão da CMC sobre o perfil de seus usuários, além de apresentar as contribuições da Psicologia frente aos questionamentos provindos da utilização da CMC e discutir as ambivalências (ganhos e perdas) de seu uso no comportamento de seus usuários. Percebe-se que os internautas estão transformando a forma de interação social em um ambiente desprovido de limites espaço-temporais. Portanto, este trabalho estuda as novas formas de interação, e busca compreender esse novo homem, pois, se a tecnologia traz mudanças, o indivíduo muda junto com ela. Portanto, ao acompanhar todas essas transformações que têm influenciado o homem e suas novas formas de relacionamento, estão motivando o surgimento de novas formas de contribuição da Psicologia ao estudo da CMC.The Communication Mediated by Computer (CMC) is understood as an interpersonal relationship via Internet. This way of communication reaches users who aim interacting and knowing people without the distance limit. Nowadays it is object of interdisciplinary studies that show interest in the CMC influence on its users behaviors. It is a study characterized as exploratory, based in data collecting through a bibliographic survey. Its objective is to reflect about the effects generated by the CMC diffusion on its users profile, besides presenting the Psychology contribution in face of the questions arising from the CMC use and discussing the ambivalences (gains and loses) of its use on the users behavior. It can be realized that the Internet users are turning the way of social interaction into an environment unprovided of space and time limits. Therefore, this work studies the new ways of interaction and tries to understand this new man, once, if the technology implies in changes, the individual changes together with it. Thus, the surveys to keep up with such transformations that have influenced the individuals and their new ways of relationship are motivating new ways of the Psychology contribution about the CMC study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOSquirra, Sebastião Carlos de MoraisCPF:19123456904http://lattes.cnpq.br/0450856133137226Azevedo, Antonia Cristina Peluso deCPF:12328945562http://lattes.cnpq.br/9435753139783850Vigneron, Jacques Marie JosephCPF:12556623322http://lattes.cnpq.br/1747567916712454Rosso, Leila Urioste2016-08-03T12:30:24Z2006-06-202005-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSSO, Leila Urioste. The CMC users profile: a psychological approach. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T17:59:28Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/763Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T17:59:28Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
The CMC users profile: a psychological approach
title O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
spellingShingle O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
Rosso, Leila Urioste
comunicação
Internet
comportamento
Psicologia.
Comunicação - Teses e dissertações
communication
Internet
behavior
Psychology.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_full O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_fullStr O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_full_unstemmed O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_sort O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
author Rosso, Leila Urioste
author_facet Rosso, Leila Urioste
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Squirra, Sebastião Carlos de Morais
CPF:19123456904
http://lattes.cnpq.br/0450856133137226
Azevedo, Antonia Cristina Peluso de
CPF:12328945562
http://lattes.cnpq.br/9435753139783850
Vigneron, Jacques Marie Joseph
CPF:12556623322
http://lattes.cnpq.br/1747567916712454
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Leila Urioste
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
Internet
comportamento
Psicologia.
Comunicação - Teses e dissertações
communication
Internet
behavior
Psychology.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic comunicação
Internet
comportamento
Psicologia.
Comunicação - Teses e dissertações
communication
Internet
behavior
Psychology.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A Comunicação Mediada por Computador (CMC) é entendida como o relacionamento interpessoal via Internet. Este modo de comunicação atinge usuários que visam interagir e conhecer pessoas sem o limite da distância. Atualmente está sendo objeto de estudos interdisciplinares que se interessam pelas influências da CMC no comportamento de seus usuários. Trata-se de um estudo caracterizado como exploratório baseado em dados coletados através de uma pesquisa bibliográfica. Seu objetivo é refletir sobre os efeitos gerados pela difusão da CMC sobre o perfil de seus usuários, além de apresentar as contribuições da Psicologia frente aos questionamentos provindos da utilização da CMC e discutir as ambivalências (ganhos e perdas) de seu uso no comportamento de seus usuários. Percebe-se que os internautas estão transformando a forma de interação social em um ambiente desprovido de limites espaço-temporais. Portanto, este trabalho estuda as novas formas de interação, e busca compreender esse novo homem, pois, se a tecnologia traz mudanças, o indivíduo muda junto com ela. Portanto, ao acompanhar todas essas transformações que têm influenciado o homem e suas novas formas de relacionamento, estão motivando o surgimento de novas formas de contribuição da Psicologia ao estudo da CMC.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-26
2006-06-20
2016-08-03T12:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSO, Leila Urioste. The CMC users profile: a psychological approach. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763
identifier_str_mv ROSSO, Leila Urioste. The CMC users profile: a psychological approach. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997536395264