A INFLUÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS COLETIVAS SOBRE A EFICÁCIA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lilian da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/30
Resumo: O relacionamento de longo prazo é atualmente o elemento-chave para o sucesso das organizações. Com um mercado tão competitivo, as empresas estão desenvolvendo estratégias que melhor possam satisfazer e criar valor para seus clientes. As empresas precisam definir muito bem as suas estratégias com foco na percepção de seus clientes e do mercado. Porém a criação de valor não advém apenas da qualidade de um produto, da tecnologia e da infraestrutura. Ela também tem base em valores intrínsecos como, por exemplo, as competências. Sendo assim, as empresas precisam investir nos profissionais de linha de frente para que eles desenvolvam competências e atendam às necessidades e desejos dos clientes. Este trabalho tem o intuito de demonstrar se as competências coletivas, desenvolvidas a partir da interação social de um grupo podem trazer algum(s) benefício(s) ou não para o atendimento ao cliente em termos de satisfação e criação de valor, promovendo o marketing de relacionamento. Em seu desenvolvimento, foram utilizadas como base as teorias de competência, competências coletivas, gestão do conhecimento, satisfação e criação de valor para o cliente e marketing de relacionamento. Porém, não foi possível encontrar na literatura qualquer relação entre os temas competências coletivas e marketing de relacionamento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como o desenvolvimento das competências coletivas de uma equipe de vendas pode influenciar a satisfação do cliente. Especificamente buscou-se a) levantar quais os principais fatores ligados à equipe de vendas que geram satisfação nos clientes; b) analisar como as competências coletivas da equipe de vendas influenciam a satisfação do cliente; c) identificar como se formam competências coletivas em uma equipe de vendas. A partir destes objetivos, o procedimento metodológico de abordagem qualitativa foi orientado pelo método de estudo de caso, com procedimentos de análise de dados de entrevistas, observação direta e levantamento de registros. Foram entrevistadas duas equipes de vendas de uma empresa multinacional no segmento de serviços para análise e proteção de crédito, envolvendo o gerente, três vendedores e um cliente de cada equipe, atendidos por estes vendedores. As observações foram realizadas em duas reuniões de vendas envolvendo vendedores e clientes, e os registros analisados referem-se a metas e número de clientes atendidos no mês. Os resultados evidenciam que as competências coletivas podem influenciar na satisfação do cliente, embora estes só percebam as competências individuais e organizacionais. Mas ficou evidente, por parte de vendedores e gerentes de equipe, que as competências coletivas, além de promover a satisfação do cliente, auxiliam no desenvolvimento e na formação de competências individuais das pessoas na área comercial.
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Sendo assim, as empresas precisam investir nos profissionais de linha de frente para que eles desenvolvam competências e atendam às necessidades e desejos dos clientes. Este trabalho tem o intuito de demonstrar se as competências coletivas, desenvolvidas a partir da interação social de um grupo podem trazer algum(s) benefício(s) ou não para o atendimento ao cliente em termos de satisfação e criação de valor, promovendo o marketing de relacionamento. Em seu desenvolvimento, foram utilizadas como base as teorias de competência, competências coletivas, gestão do conhecimento, satisfação e criação de valor para o cliente e marketing de relacionamento. Porém, não foi possível encontrar na literatura qualquer relação entre os temas competências coletivas e marketing de relacionamento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como o desenvolvimento das competências coletivas de uma equipe de vendas pode influenciar a satisfação do cliente. Especificamente buscou-se a) levantar quais os principais fatores ligados à equipe de vendas que geram satisfação nos clientes; b) analisar como as competências coletivas da equipe de vendas influenciam a satisfação do cliente; c) identificar como se formam competências coletivas em uma equipe de vendas. A partir destes objetivos, o procedimento metodológico de abordagem qualitativa foi orientado pelo método de estudo de caso, com procedimentos de análise de dados de entrevistas, observação direta e levantamento de registros. Foram entrevistadas duas equipes de vendas de uma empresa multinacional no segmento de serviços para análise e proteção de crédito, envolvendo o gerente, três vendedores e um cliente de cada equipe, atendidos por estes vendedores. As observações foram realizadas em duas reuniões de vendas envolvendo vendedores e clientes, e os registros analisados referem-se a metas e número de clientes atendidos no mês. Os resultados evidenciam que as competências coletivas podem influenciar na satisfação do cliente, embora estes só percebam as competências individuais e organizacionais. Mas ficou evidente, por parte de vendedores e gerentes de equipe, que as competências coletivas, além de promover a satisfação do cliente, auxiliam no desenvolvimento e na formação de competências individuais das pessoas na área comercial.Long term relationship is the key element for organizational success nowadays. In such a competitive market organizations develop strategies to better satisfy needs as well as add value for its customers. In order to do so, organizations are required to assemble a clear definition of customers and market perceptions oriented strategy. However, added value is not only defined by product quality, technology or infrastructure. It is also based on intrinsic values like competences. Therefore, companies must invest in front line professionals enabling them to develop skills towards satisfaction of customers needs. This study aims to demonstrate if collective competences, developed throughout social interaction in a group, arise some benefits to customer service regarding needs satisfaction and value creation promoting relationship marketing. The theoretical basis for this study converged competences, collective competences, knowledge management, customer satisfaction and value creation, and relationship marketing themes. However, it was not found in the literature any relation among collective competences and relationship market themes. In this context, the present study presents as general objective to analyze how development of collective competences of a sales team can influence customer satisfaction. Specifically searching to: (a) point out the main factors regarding the sales team which generate customer satisfaction; (b) analyze how sales team collective competences can influence customer satisfaction; and (c) identify the formation process of collective competences at the sales team. The qualitative approach was guided through case studies methodological procedures using interviews, direct observations, and records bracketing for data gathering. Two sales team of a multinational organization were interviewed. The organization belongs to credit analysis and protection service business. Both teams were composed by manager, three salesmen and a customer each. Observations were performed at two distinct meetings with both salesmen and customers. Records analyzed refer to shared goals and number of attended customers per month. Results show that collective competences can influence customer satisfaction although customers only perceive individual and organizational competences. Nevertheless, it was evidenced by salesmen and team managers that collective competences not only promote customer satisfaction but also aid the development of individual competences by the people involved at commercial area.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOCosta, Luciano VenelliCPF:33333333338Vieira, Almir MartinsCPF:98512548458Veloso, Elza Fátima RosaCPF:12345698752Almeida, Lilian da Silva2016-08-02T21:42:27Z2013-02-272012-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Lilian da Silva. The influence of collectives competences on costumer services efficacy. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/30porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/30Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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