Marketing de relacionamento como estratégia de fidelização e retenção de clientes: estudo de caso na empresa AutoForce
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44548 |
Resumo: | O desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos ocasionou uma série de transformações no comércio global, resultando em um cenário mais competitivo entre as empresas e clientes mais exigentes com relação ao que consomem. Manter um relacionamento duradouro com o cliente (buscando atender e satisfazer suas necessidades e gerando uma consequente recorrência de compras) tornou-se imprescindível para toda e qualquer empresa que buscasse diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. Assim, o foco do marketing deixou de ser apenas conquistar novos clientes, passando a representar um novo foco relacional voltado para manter e reter os clientes já existentes, dando origem ao marketing de relacionamento. Dessa forma, o marketing de relacionamento se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas no mundo moderno. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do segmento de tecnologia para o setor automotivo, a AutoForce, localizada na cidade de Natal/RN, objetivando analisar como as estratégias de Marketing de Relacionamento podem contribuir para a fidelização e retenção dos clientes da empresa. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, com uma amostragem não probabilística intencional, feita através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com a Diretora do Time de Sucesso do Cliente na empresa e 6 (seis) clientes concessionários da Martech. Os resultados apontaram que mesmo com uma boa relação entre a empresa e seus clientes, existem alguns pontos dessa interação que não são percebidos por eles e precisam de melhoria, para que se possa criar um relacionamento duradouro entre ambos. Além disso, de modo geral, a empresa demonstra focar bastante no relacionamento online com seu público, especialmente relacionados a marketing de conteúdo e redes sociais. A AutoForce também apresentou bons números de satisfação por parte dos seus clientes, resultando em nota 9,3 de NPS. |
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Dantas, Kamila Pereira BuritiAraújo, Maria Valéria Pereira deSilva Filho, Alexandre Magno daBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2021-10-14T14:43:33Z2021-10-14T14:43:33Z2021-09-09DANTAS, Kamila Pereira Buriti. Marketing de relacionamento como estratégia de fidelização e retenção de clientes: estudo de caso na empresa AutoForce. 2021. 51f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44548O desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos ocasionou uma série de transformações no comércio global, resultando em um cenário mais competitivo entre as empresas e clientes mais exigentes com relação ao que consomem. Manter um relacionamento duradouro com o cliente (buscando atender e satisfazer suas necessidades e gerando uma consequente recorrência de compras) tornou-se imprescindível para toda e qualquer empresa que buscasse diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. Assim, o foco do marketing deixou de ser apenas conquistar novos clientes, passando a representar um novo foco relacional voltado para manter e reter os clientes já existentes, dando origem ao marketing de relacionamento. Dessa forma, o marketing de relacionamento se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas no mundo moderno. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do segmento de tecnologia para o setor automotivo, a AutoForce, localizada na cidade de Natal/RN, objetivando analisar como as estratégias de Marketing de Relacionamento podem contribuir para a fidelização e retenção dos clientes da empresa. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, com uma amostragem não probabilística intencional, feita através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com a Diretora do Time de Sucesso do Cliente na empresa e 6 (seis) clientes concessionários da Martech. Os resultados apontaram que mesmo com uma boa relação entre a empresa e seus clientes, existem alguns pontos dessa interação que não são percebidos por eles e precisam de melhoria, para que se possa criar um relacionamento duradouro entre ambos. Além disso, de modo geral, a empresa demonstra focar bastante no relacionamento online com seu público, especialmente relacionados a marketing de conteúdo e redes sociais. A AutoForce também apresentou bons números de satisfação por parte dos seus clientes, resultando em nota 9,3 de NPS.The development of technology over the years has brought about a series of transformations in global commerce, resulting in a more competitive scenario amongst companies, as customers grow more and more demanding about what they consume. Maintaining a long-lasting relationship with the customer, seeking to meet and satisfy their needs and generating a consequent recurrence of purchases, has become essential for any company seeking to differentiate itself from its competitors. Thus, the focus of marketing is no longer just winning new customers, to a new relational focus aimed at maintaining and retaining existing customers, giving rise to relationship marketing. In this way, relationship marketing has become essential for the survival of companies in the modern world. Therefore, this work addressed the reality of a company in the technology segment for the automotive sector, AutoForce, located in the city of Natal/RN, aiming to analyze how Relationship Marketing strategies can contribute to loyalty and retention of the company's customers. For this, an exploratory research was carried out, of the case study type, with an intentional non-probabilistic sampling, carried out through the application of semi-structured interviews with the Director of the Customer Success Team in the company and 6 Martech dealership customers. The results showed that even with a good relationship between the company and its customers, there are some points of this interaction that are not noticed by them and need improvement, so that a lasting relationship can be created between them. In addition, in general, the company demonstrates a strong focus on the online relationship with its audience, especially related to content marketing and social networks. AutoForce also showed good satisfaction numbers from its customers, resulting in a 9.3 NPS score.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing de relacionamentoRetenção de clientesSatisfação do clienteFidelização de clientesRelationship marketingCustomer retentionCustomer loyaltyCustomer satisfactionMarketing de relacionamento como estratégia de fidelização e retenção de clientes: estudo de caso na empresa AutoForceRelationship marketing as a customer loyalty and retention strategy: a case study in the company AutoForceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44548/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44548/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALMarketingRelacionamentoEstrategia_Dantas_2021.pdfMarketingRelacionamentoEstrategia_Dantas_2021.pdfapplication/pdf979746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44548/1/MarketingRelacionamentoEstrategia_Dantas_2021.pdfc5f682740af33b03c4f5433ac269bd18MD51123456789/445482023-06-23 14:35:49.109oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:35:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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