O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masson, Maressa Tosetti Crespo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1081
Resumo: Tendo como referencial o sociólogo Luiz Pereira, e levando em consideração as relevantes críticas à visão weberiana sobre a burocracia feitas principalmente por Maurício Tragtenberg, esta dissertação almejou, através de uma pesquisa empírica, mostrar que a construção da identidade profissional do professor sofre influência direta de sua visão ideológica. Partindo de uma análise crítica da visão weberiana de burocracia, o presente trabalho busca traçar o perfil ideológico do professor da rede pública. Para tanto, este trabalho baseia-se em uma pesquisa abrangendo entrevistas, análise de documentos e observações do cotidiano de uma escola pública estadual escolhida como fonte de pesquisa. Pretendeu-se abordar a questão da filiação ideológica dos professores da rede pública, analisando em dois níveis: o da filiação ideológica a uma classe social (a classe média) e o da filiação ideológica a uma categoria social ligada ao Estado (a burocracia estatal). Levou-se, portanto, em consideração a hipótese de uma filiação ideológica dos professores a ambos os grupos, já que, à parte a alta burocracia (filiada ideologicamente às classes dominantes), a maioria do corpo burocrático (média e baixa burocracia) tende a adotar a perspectiva ideológica da classe média.(AU)
id METODISTA_2e78a5e5ebf06239c7e9bccc63315189
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1081
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASOThe ideological profile from the docents of the Public State network: a study caseburocraciaideologiaclasse socialstatus profissionalbureaucracyideologysocial classprofessional statusCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTendo como referencial o sociólogo Luiz Pereira, e levando em consideração as relevantes críticas à visão weberiana sobre a burocracia feitas principalmente por Maurício Tragtenberg, esta dissertação almejou, através de uma pesquisa empírica, mostrar que a construção da identidade profissional do professor sofre influência direta de sua visão ideológica. Partindo de uma análise crítica da visão weberiana de burocracia, o presente trabalho busca traçar o perfil ideológico do professor da rede pública. Para tanto, este trabalho baseia-se em uma pesquisa abrangendo entrevistas, análise de documentos e observações do cotidiano de uma escola pública estadual escolhida como fonte de pesquisa. Pretendeu-se abordar a questão da filiação ideológica dos professores da rede pública, analisando em dois níveis: o da filiação ideológica a uma classe social (a classe média) e o da filiação ideológica a uma categoria social ligada ao Estado (a burocracia estatal). Levou-se, portanto, em consideração a hipótese de uma filiação ideológica dos professores a ambos os grupos, já que, à parte a alta burocracia (filiada ideologicamente às classes dominantes), a maioria do corpo burocrático (média e baixa burocracia) tende a adotar a perspectiva ideológica da classe média.(AU)Taking as reference the sociologist Luis Pereira, and considering the relevant critics to the weberian vision about bureaucracy made mainly by Maurício Tragtenberg, this essay aimed through an empirical research to show that the building of a professional identity by the teacher suffers direct influence of his ideological vision. Begining by a critical analysis about weberian vision of bureaucracy, the present work seeks to set the ideological profile from the public network teacher. Towards that, this work is based on a research composed of interviews, document analysis, and observations of the day to day of a State Public School chosen as research source. We intended to approach the question of the ideological filiation of the teachers from the public network, analysing two levels: the ideological filiation of a social class (the middle class) and of the ideological filiation of a social group related to the State (the state bureaucracy). Therefore has been considered the hypothesis of an ideological filiation by the teachers to both groups since that apart from high bureaucracy (ideologically filiated to the domaining classes), the majority of the bureaucratic body (medium and lower bureaucracy) tends to adopt the ideological perspective from the middle class.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSaes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Cattani, Afrânio M.CPF:23123123123Souza, Roger Marchesini QuadrosCPF:11239612352http://lattes.cnpq.br/6342655447227128Masson, Maressa Tosetti Crespo2016-08-03T16:15:56Z2008-09-252007-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMASSON, Maressa Tosetti Crespo. The ideological profile from the docents of the Public State network: a study case. 2007. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:12Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1081Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:12Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
The ideological profile from the docents of the Public State network: a study case
title O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
Masson, Maressa Tosetti Crespo
burocracia
ideologia
classe social
status profissional
bureaucracy
ideology
social class
professional status
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
title_sort O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
author Masson, Maressa Tosetti Crespo
author_facet Masson, Maressa Tosetti Crespo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
Cattani, Afrânio M.
CPF:23123123123
Souza, Roger Marchesini Quadros
CPF:11239612352
http://lattes.cnpq.br/6342655447227128
dc.contributor.author.fl_str_mv Masson, Maressa Tosetti Crespo
dc.subject.por.fl_str_mv burocracia
ideologia
classe social
status profissional
bureaucracy
ideology
social class
professional status
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic burocracia
ideologia
classe social
status profissional
bureaucracy
ideology
social class
professional status
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Tendo como referencial o sociólogo Luiz Pereira, e levando em consideração as relevantes críticas à visão weberiana sobre a burocracia feitas principalmente por Maurício Tragtenberg, esta dissertação almejou, através de uma pesquisa empírica, mostrar que a construção da identidade profissional do professor sofre influência direta de sua visão ideológica. Partindo de uma análise crítica da visão weberiana de burocracia, o presente trabalho busca traçar o perfil ideológico do professor da rede pública. Para tanto, este trabalho baseia-se em uma pesquisa abrangendo entrevistas, análise de documentos e observações do cotidiano de uma escola pública estadual escolhida como fonte de pesquisa. Pretendeu-se abordar a questão da filiação ideológica dos professores da rede pública, analisando em dois níveis: o da filiação ideológica a uma classe social (a classe média) e o da filiação ideológica a uma categoria social ligada ao Estado (a burocracia estatal). Levou-se, portanto, em consideração a hipótese de uma filiação ideológica dos professores a ambos os grupos, já que, à parte a alta burocracia (filiada ideologicamente às classes dominantes), a maioria do corpo burocrático (média e baixa burocracia) tende a adotar a perspectiva ideológica da classe média.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-06
2008-09-25
2016-08-03T16:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASSON, Maressa Tosetti Crespo. The ideological profile from the docents of the Public State network: a study case. 2007. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1081
identifier_str_mv MASSON, Maressa Tosetti Crespo. The ideological profile from the docents of the Public State network: a study case. 2007. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998932049920