O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarez, Silvana Tavares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1127
Resumo: A partir do estudo de caso de uma unidade pública de ensino, esta pesquisa almejou investigar a existência de mecanismos ideológicos presentes no discurso docente a cerca do fracasso escolar das camadas menos favorecidas, buscando captar algumas das estratégias acionadas pelos professores para se eximir de qualquer responsabilidade que possa recair sobre eles quanto ao baixo rendimento escolar dos alunos. Apoiado na conexão existente entre a valorização do capital cultural e os processo de seleção desempenhado pelo sistema escolar dentro do modelo capitalista e tendo como principais referenciais teóricos os autores Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron e Christian Baudelot & Roger Establet, os quais fazem uma crítica social ao sistema de ensino, pretendeu-se verificar a participação do professor enquanto agente social do sistema escolar, que contribui para a reprodução das relações sociais, buscando analisar como os docentes se reconhecem no sucesso ou fracasso escolar de seus aluno e os mecanismos ideológicos veiculados por eles para ocultar sua contribuição no processo de produção do fracasso escolar, em especial, dos alunos das classes sociais menos favorecidas, que muitas vezes são rotulados e estigmatizados como fracassados ou incapazes, por não conseguirem obter êxito nas atividades escolares.(AU)
id METODISTA_369ea7621b0584a7ca321d4b622014e1
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1127
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docentefracasso escolarideologia docenteclasse socialschool failureteaching ideology (professoriate ideology)social classCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA partir do estudo de caso de uma unidade pública de ensino, esta pesquisa almejou investigar a existência de mecanismos ideológicos presentes no discurso docente a cerca do fracasso escolar das camadas menos favorecidas, buscando captar algumas das estratégias acionadas pelos professores para se eximir de qualquer responsabilidade que possa recair sobre eles quanto ao baixo rendimento escolar dos alunos. Apoiado na conexão existente entre a valorização do capital cultural e os processo de seleção desempenhado pelo sistema escolar dentro do modelo capitalista e tendo como principais referenciais teóricos os autores Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron e Christian Baudelot & Roger Establet, os quais fazem uma crítica social ao sistema de ensino, pretendeu-se verificar a participação do professor enquanto agente social do sistema escolar, que contribui para a reprodução das relações sociais, buscando analisar como os docentes se reconhecem no sucesso ou fracasso escolar de seus aluno e os mecanismos ideológicos veiculados por eles para ocultar sua contribuição no processo de produção do fracasso escolar, em especial, dos alunos das classes sociais menos favorecidas, que muitas vezes são rotulados e estigmatizados como fracassados ou incapazes, por não conseguirem obter êxito nas atividades escolares.(AU)From the case study of a unit of public education, this research aimed to investigate the existence of ideological mechanisms of professoriate speech about the school failure of the less advantaged social stratum, in order to captivate some of the strategies put in action by teachers to avoid any responsibility that may reflect on them as the low academic achievement of students. Based on the connection between the valuing of the cultural capital and the selection process played by the school system within the capitalist model and having as the main theoretical references the authors Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron and Christian Baudelot & Roger Establet, who comment upon the education system, we set out to verify the participation of professor as an agent of social education system, which contributed to the reproduction of social relations, trying to analyze how teachers recognized themselves through the success or failure of their school student and ideological mechanisms diffused by them to hide their contribution in the process production of school failure, in particular, concerning students from underprivileged social classes, which are often labeled and stigmatized as losers or unable, for failing to be successful in school activities.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSaes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Souza, Roger Marchesini QuadrosCPF:11239612352http://lattes.cnpq.br/6342655447227128Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Ferrarez, Silvana Tavares2016-08-03T16:16:11Z2009-05-282009-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERRAREZ, Silvana Tavares. O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente. 2009. 322 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:46Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1127Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:46Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
title O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
spellingShingle O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
Ferrarez, Silvana Tavares
fracasso escolar
ideologia docente
classe social
school failure
teaching ideology (professoriate ideology)
social class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
title_full O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
title_fullStr O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
title_full_unstemmed O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
title_sort O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente
author Ferrarez, Silvana Tavares
author_facet Ferrarez, Silvana Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
Souza, Roger Marchesini Quadros
CPF:11239612352
http://lattes.cnpq.br/6342655447227128
Palma Filho, João Cardoso
CPF:36949645899
http://lattes.cnpq.br/6871865854491549
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarez, Silvana Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv fracasso escolar
ideologia docente
classe social
school failure
teaching ideology (professoriate ideology)
social class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic fracasso escolar
ideologia docente
classe social
school failure
teaching ideology (professoriate ideology)
social class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A partir do estudo de caso de uma unidade pública de ensino, esta pesquisa almejou investigar a existência de mecanismos ideológicos presentes no discurso docente a cerca do fracasso escolar das camadas menos favorecidas, buscando captar algumas das estratégias acionadas pelos professores para se eximir de qualquer responsabilidade que possa recair sobre eles quanto ao baixo rendimento escolar dos alunos. Apoiado na conexão existente entre a valorização do capital cultural e os processo de seleção desempenhado pelo sistema escolar dentro do modelo capitalista e tendo como principais referenciais teóricos os autores Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron e Christian Baudelot & Roger Establet, os quais fazem uma crítica social ao sistema de ensino, pretendeu-se verificar a participação do professor enquanto agente social do sistema escolar, que contribui para a reprodução das relações sociais, buscando analisar como os docentes se reconhecem no sucesso ou fracasso escolar de seus aluno e os mecanismos ideológicos veiculados por eles para ocultar sua contribuição no processo de produção do fracasso escolar, em especial, dos alunos das classes sociais menos favorecidas, que muitas vezes são rotulados e estigmatizados como fracassados ou incapazes, por não conseguirem obter êxito nas atividades escolares.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-28
2009-03-02
2016-08-03T16:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRAREZ, Silvana Tavares. O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente. 2009. 322 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1127
identifier_str_mv FERRAREZ, Silvana Tavares. O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente. 2009. 322 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999346237440