Quem é Este? Poder, Medo e Identidade Mítica na Narrativa de Marcos 4. 35 41
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/538 |
Resumo: | Esta dissertação elabora uma exegese de Marcos 4. 35 41, Jesus Acalma uma Tempestade . Para tanto, parte da revisão crítica da pesquisa atual do Jesus Histórico em diálogo com a História Cultural, Micro-história e Psicologia Histórica, com o intuito de levantar questões pertinentes às narrativas míticas e sua importância para o saber histórico. Do mapeamento literário dos Papiros Mágicos Gregos, bem como referência ao Hino de Auto-Exaltação de Qumran, ao antigo testamento e a textos rabínicos posteriores ao Novo Testamento, emergem paralelos que são fundamentais para a compreensão da perícope analisada. Assim, a exegese do texto em questão lança luz sobre os elementos de poder, medo e identidade mítica presentes na narrativa.(AU) |
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Quem é Este? Poder, Medo e Identidade Mítica na Narrativa de Marcos 4. 35 41Evangelho de MarcosPapiros Mágicos Gregosexegese bíblicaHistória culturalnarrativas míticasMark s GospelGreek Magical Papyribiblical exegesisCultural historymythical narrativesCNPQ::CIENCIAS HUMANASEsta dissertação elabora uma exegese de Marcos 4. 35 41, Jesus Acalma uma Tempestade . Para tanto, parte da revisão crítica da pesquisa atual do Jesus Histórico em diálogo com a História Cultural, Micro-história e Psicologia Histórica, com o intuito de levantar questões pertinentes às narrativas míticas e sua importância para o saber histórico. Do mapeamento literário dos Papiros Mágicos Gregos, bem como referência ao Hino de Auto-Exaltação de Qumran, ao antigo testamento e a textos rabínicos posteriores ao Novo Testamento, emergem paralelos que são fundamentais para a compreensão da perícope analisada. Assim, a exegese do texto em questão lança luz sobre os elementos de poder, medo e identidade mítica presentes na narrativa.(AU)This dissertation offers an exegesis of Mark 4. 35 41, Jesus Stills a Storm . Towards that goal, it starts with a critical survey of the current Quest for the Historical Jesus in dialogue with Cultural History, Microhistory and Historical Psychology, with the aim of raising relevant issues pertaining mythical narratives as well as their inherent value for our historical knowledge. From the literary mapping of the Greek Magical Papyri, and from evidence stemming from Qumran s Self Glorification Hymn , as well as the Old Testament and the later rabbinical texts arise fundamental parallels that are critical for our understanding of said narrative. Thus, the exegesis of our pericope sheds light on the elements of power, fear and mythical identity present in the narrative.(AU)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃONogueira, Paulo Augusto de SouzaCPF:28282828282http://lattes.cnpq.br/3200067308515123Magajewski, Carlos Guilherme Fagundes da Silva2016-08-03T12:21:02Z2010-05-062010-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGAJEWSKI, Carlos Guilherme Fagundes da Silva. Quem é Este? Poder, Medo e Identidade Mítica na Narrativa de Marcos 4. 35 41. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/538Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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