O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720
Resumo: Esta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações.
id METODISTA_332423b31cc0c165264be96ea27865a5
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1720
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e PráticasTHEDIAGNOSIS AS A STRATEGIC INSTRUMENT TO CREAT VALUE TO ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: Theories and PracticesDiagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação OrganizacionalDiagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational CommunicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações.This dissertation addresses the use of diagnosis as an instrument that if it is used strategically can provide conditions for organizational communication to create value. The diagnosis is the foundation of planning by establishing priorities, support the formulation of strategies and point out discrepancies between perceptions of the real world scenario and the projected scenario. This research is bibliographical and contains semi-structured interviews with organizational communication agencies that offer the diagnosis on their own services menu as a way to align concepts and practices of the diagnosis in organizational communication. The main goal is to investigate how the diagnosis may contribute to the valuation of organizational communication for organizations. At the end of this study, we present a suggestion of Public Relations Diagnostic Model for Organizational Communication and through this model, we show how to reflect the contrast found between theory and practice of diagnosis in Organizational Communication. The considerations presents a prognosis, as a result of this study as a diagnosis and it is a warning for that the relationship between the academy and the market that could be greater and better. From this behaviour, we would be able to foresee the future of strategic organizational communication leaving a speech and become practical reality in the organizations.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBueno, Wilson da CostaGalindo , Daniel dos SantosFarias , Luiz Alberto deGAVIOLLI, FABIANA MOREIRA2018-03-20T20:10:47Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAVIOLLI, FABIANA MOREIRA. O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas. 2017. 230folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-03-21T04:00:57Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1720Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-03-21T04:00:57Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
THEDIAGNOSIS AS A STRATEGIC INSTRUMENT TO CREAT VALUE TO ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: Theories and Practices
title O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
spellingShingle O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA
Diagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação Organizacional
Diagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational Communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
title_full O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
title_fullStr O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
title_full_unstemmed O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
title_sort O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
author GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA
author_facet GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
Galindo , Daniel dos Santos
Farias , Luiz Alberto de
dc.contributor.author.fl_str_mv GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação Organizacional
Diagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational Communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Diagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação Organizacional
Diagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational Communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
2018-03-20T20:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA. O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas. 2017. 230folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720
identifier_str_mv GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA. O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas. 2017. 230folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003992477696