O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720 |
Resumo: | Esta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações. |
id |
METODISTA_332423b31cc0c165264be96ea27865a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1720 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e PráticasTHEDIAGNOSIS AS A STRATEGIC INSTRUMENT TO CREAT VALUE TO ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: Theories and PracticesDiagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação OrganizacionalDiagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational CommunicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações.This dissertation addresses the use of diagnosis as an instrument that if it is used strategically can provide conditions for organizational communication to create value. The diagnosis is the foundation of planning by establishing priorities, support the formulation of strategies and point out discrepancies between perceptions of the real world scenario and the projected scenario. This research is bibliographical and contains semi-structured interviews with organizational communication agencies that offer the diagnosis on their own services menu as a way to align concepts and practices of the diagnosis in organizational communication. The main goal is to investigate how the diagnosis may contribute to the valuation of organizational communication for organizations. At the end of this study, we present a suggestion of Public Relations Diagnostic Model for Organizational Communication and through this model, we show how to reflect the contrast found between theory and practice of diagnosis in Organizational Communication. The considerations presents a prognosis, as a result of this study as a diagnosis and it is a warning for that the relationship between the academy and the market that could be greater and better. From this behaviour, we would be able to foresee the future of strategic organizational communication leaving a speech and become practical reality in the organizations.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBueno, Wilson da CostaGalindo , Daniel dos SantosFarias , Luiz Alberto deGAVIOLLI, FABIANA MOREIRA2018-03-20T20:10:47Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAVIOLLI, FABIANA MOREIRA. O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas. 2017. 230folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-03-21T04:00:57Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1720Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-03-21T04:00:57Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas THEDIAGNOSIS AS A STRATEGIC INSTRUMENT TO CREAT VALUE TO ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: Theories and Practices |
title |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas |
spellingShingle |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA Diagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação Organizacional Diagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational Communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas |
title_full |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas |
title_fullStr |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas |
title_full_unstemmed |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas |
title_sort |
O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas |
author |
GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA |
author_facet |
GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa Galindo , Daniel dos Santos Farias , Luiz Alberto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação Organizacional Diagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational Communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Diagnóstico; Valoração; Comunicação Organizacional Estratégica; Planejamento Estratégico em Comunicação Organizacional Diagnostic; Value; Organizational Communication; Strategic Planning in Organizational Communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Esta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 2018-03-20T20:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA. O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas. 2017. 230folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720 |
identifier_str_mv |
GAVIOLLI, FABIANA MOREIRA. O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A VALORAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas. 2017. 230folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602003992477696 |