SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1003 |
Resumo: | A busca por melhores condições de vida da população passa pela escola, uma vez que ela desempenha um papel fundamental na Promoção da Saúde. Nesse sentido, a saúde em sua concepção integral foi o eixo desse trabalho, que buscou acessar a realidade social concreta do cotidiano da escola a fim de explorar o campo, buscando verificar os entraves para o atraso em desenvolvimento humano verificado em um país tão rico. A fim de alcançar esse objetivo lancei mão do estudo do cotidiano articulando as condições objetivas e as representações dos professores em torno das questões da Saúde na escola. O estudo histórico-crítico conduzido forneceu elementos para a reflexão realizada, mostrando que algumas representações de um determinado grupo de docentes estão alicerçadas em raízes antigas, que se assentam no movimento higienista do século XIX. Este encontrou na escola o campo ideal de doutrinação de seus ideais. Essas raízes sustentam o paradigma biomédico hegemônico na atualidade. O estudo empírico, realizado em uma escola estadual do município de Ribeirão Pires, revelou um cotidiano fragmentado, homogeneizado e hierarquizado. Fatores de oposição à cotidianidade também foram identificados e podem sinalizar mudanças posteriores em atividades superiores, como a legislação educacional. Esse estudo permite, assim, que políticas públicas possam ser elaboradas a partir da realidade do campo, pois é do cotidiano (atividades cotidianas) que surgem as grandes decisões e os instantes dramáticos de decisão e ação (atividades superiores). |
id |
METODISTA_351e4e369acb966a2311d82890d09e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1003 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANOHealth and school: an everyday live studyPromoção da Saúdecotidiano escolareducação para cidadaniaHealth Promotioneveryday school lifeeducation for citizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA busca por melhores condições de vida da população passa pela escola, uma vez que ela desempenha um papel fundamental na Promoção da Saúde. Nesse sentido, a saúde em sua concepção integral foi o eixo desse trabalho, que buscou acessar a realidade social concreta do cotidiano da escola a fim de explorar o campo, buscando verificar os entraves para o atraso em desenvolvimento humano verificado em um país tão rico. A fim de alcançar esse objetivo lancei mão do estudo do cotidiano articulando as condições objetivas e as representações dos professores em torno das questões da Saúde na escola. O estudo histórico-crítico conduzido forneceu elementos para a reflexão realizada, mostrando que algumas representações de um determinado grupo de docentes estão alicerçadas em raízes antigas, que se assentam no movimento higienista do século XIX. Este encontrou na escola o campo ideal de doutrinação de seus ideais. Essas raízes sustentam o paradigma biomédico hegemônico na atualidade. O estudo empírico, realizado em uma escola estadual do município de Ribeirão Pires, revelou um cotidiano fragmentado, homogeneizado e hierarquizado. Fatores de oposição à cotidianidade também foram identificados e podem sinalizar mudanças posteriores em atividades superiores, como a legislação educacional. Esse estudo permite, assim, que políticas públicas possam ser elaboradas a partir da realidade do campo, pois é do cotidiano (atividades cotidianas) que surgem as grandes decisões e os instantes dramáticos de decisão e ação (atividades superiores).Seeking for quality of life undergoes the school, once it has a fundamental role on Health Promotion. So, the health, in its holistic concept, was the axis of this study, which sought to access the social concrete reality of the school everyday life in order to explore the field, seeking to verify the obstacles to the delay observed in human development in a such rich country. Pursuing to achieve this, I chose the study of everyday life in a lefebvrian perspective, articulating objective conditions and the representations of professors on the issue of health in school. The historical-critical study conducted in this work provided evidence for the reflection performed, showing that some teachers representations are grounded in old roots, which are based on the hygienic movement of the nineteenth century. This movement found the school as the ideal field for indoctrination of its ideals. These roots sustain the hegemonic biomedical paradigm today. The empirical study, conducted in a public school in Ribeirão Pires, SP, revealed a fragmented, homogenized and hierarchical everyday life, denominated everydayness. Factors opposed to everydayness were also identified and may signal further changes in superior activities, such as educational legislation. This study thus allows that public policy can be drawn from the reality of the field, since it is from the everyday (everyday activities) that big decisions and dramatic moments of decision and action (senior activities) arrive.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Fischmann, RoseliCPF:63561230303http://lattes.cnpq.br/8371851068257049Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Oliveira, Rafael de Souza2016-08-03T16:15:42Z2014-01-312013-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:01Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1003Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:01Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO Health and school: an everyday live study |
title |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO |
spellingShingle |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO Oliveira, Rafael de Souza Promoção da Saúde cotidiano escolar educação para cidadania Health Promotion everyday school life education for citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO |
title_full |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO |
title_fullStr |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO |
title_full_unstemmed |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO |
title_sort |
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO |
author |
Oliveira, Rafael de Souza |
author_facet |
Oliveira, Rafael de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila CPF:49525250550 http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 Fischmann, Roseli CPF:63561230303 http://lattes.cnpq.br/8371851068257049 Palma Filho, João Cardoso CPF:36949645899 http://lattes.cnpq.br/6871865854491549 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da Saúde cotidiano escolar educação para cidadania Health Promotion everyday school life education for citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Promoção da Saúde cotidiano escolar educação para cidadania Health Promotion everyday school life education for citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A busca por melhores condições de vida da população passa pela escola, uma vez que ela desempenha um papel fundamental na Promoção da Saúde. Nesse sentido, a saúde em sua concepção integral foi o eixo desse trabalho, que buscou acessar a realidade social concreta do cotidiano da escola a fim de explorar o campo, buscando verificar os entraves para o atraso em desenvolvimento humano verificado em um país tão rico. A fim de alcançar esse objetivo lancei mão do estudo do cotidiano articulando as condições objetivas e as representações dos professores em torno das questões da Saúde na escola. O estudo histórico-crítico conduzido forneceu elementos para a reflexão realizada, mostrando que algumas representações de um determinado grupo de docentes estão alicerçadas em raízes antigas, que se assentam no movimento higienista do século XIX. Este encontrou na escola o campo ideal de doutrinação de seus ideais. Essas raízes sustentam o paradigma biomédico hegemônico na atualidade. O estudo empírico, realizado em uma escola estadual do município de Ribeirão Pires, revelou um cotidiano fragmentado, homogeneizado e hierarquizado. Fatores de oposição à cotidianidade também foram identificados e podem sinalizar mudanças posteriores em atividades superiores, como a legislação educacional. Esse estudo permite, assim, que políticas públicas possam ser elaboradas a partir da realidade do campo, pois é do cotidiano (atividades cotidianas) que surgem as grandes decisões e os instantes dramáticos de decisão e ação (atividades superiores). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 2014-01-31 2016-08-03T16:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1003 |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998714994688 |