FRACASSO ESCOLAR: AS ATITUDES DOS FAMILIARES FRENTE A ESTE FENÔMENO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1592 |
Resumo: | Esta pesquisa almejou investigar os mecanismos ideológicos presentes nas atitudes dos familiares de alunos e ex-alunos que vivenciaram o fracasso escolar, buscando captar as estratégias do aparelho escolar para disseminar a ideologia dominante, principalmente nos alunos oriundos das camadas populares. Levando em conta a problemática do peso educacional do capital cultural da família e o caráter socialmente seletivo do sistema escolar, o trabalho fundamentou-se nos teóricos Louis Althusser; Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron; e Christian Baudelot & Roger Establet, estudiosos da sociologia da educação e críticos do sistema capitalista de ensino, para compreender os mecanismos e identificar os agentes de exclusão cultural presentes nas instituições escolares. Nesta perspectiva, é possível caracterizar a função social da escola na sociedade de classes: esta atua como um aparelho ideológico, responsável por inculcar ideologia dominante e selecionar e classificar os alunos que adentram no espaço escolar. Buscando comprovar a existência de um processo seletivo e classificatório na escola, a pesquisa estabeleceu um diálogo com os familiares de alunos que não cumpriram integralmente a trajetória escolar (ensino fundamental e médio). |
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FRACASSO ESCOLAR: AS ATITUDES DOS FAMILIARES FRENTE A ESTE FENÔMENOFailure school:attitudes family front of this phenomenonFracasso escolar; Ideologia; Classe social; Capital culturalSchool failure; Ideology; Social class; Cultural capitalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa almejou investigar os mecanismos ideológicos presentes nas atitudes dos familiares de alunos e ex-alunos que vivenciaram o fracasso escolar, buscando captar as estratégias do aparelho escolar para disseminar a ideologia dominante, principalmente nos alunos oriundos das camadas populares. Levando em conta a problemática do peso educacional do capital cultural da família e o caráter socialmente seletivo do sistema escolar, o trabalho fundamentou-se nos teóricos Louis Althusser; Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron; e Christian Baudelot & Roger Establet, estudiosos da sociologia da educação e críticos do sistema capitalista de ensino, para compreender os mecanismos e identificar os agentes de exclusão cultural presentes nas instituições escolares. Nesta perspectiva, é possível caracterizar a função social da escola na sociedade de classes: esta atua como um aparelho ideológico, responsável por inculcar ideologia dominante e selecionar e classificar os alunos que adentram no espaço escolar. Buscando comprovar a existência de um processo seletivo e classificatório na escola, a pesquisa estabeleceu um diálogo com os familiares de alunos que não cumpriram integralmente a trajetória escolar (ensino fundamental e médio).This research craved investigate the ideological mechanisms present in the attitudes of family members of students and alumni who have experienced school failure, seeking to capture the strategies of school apparatus to spread the dominant ideology, especially in students from the popular classes. Taking into account the problems of the educational weight family's cultural capital and socially selective nature of the school system, the work was based on the theoretical Louis Althusser; Boudieu Pierre & Jean-Claude Passeron; and Christian Baudelot & Roger Establet, scholars of the sociology of education and critical of the education system, to understand the mechanisms and identify the exclusion agents present in schools. In this perspective, it is possible to characterize the school's social function in class society: this acts as an ideological apparatus, responsible for inculcating the dominant ideology and select and rank the students who enter the school. Seeking to prove the existence of a selective and classificatory process at school, research has established a dialogue with the families of students who have not fully complied with the school trajectory (elementary and high school).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoSaes, Decio Azevedo Marques deSouza, Roger Marchesini de QuadrosPansarelli, DanielSANTOS, GLAUCO FERNANDO SILVA2017-01-20T17:52:01Z2016-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, GLAUCO FERNANDO SILVA. FRACASSO ESCOLAR: AS ATITUDES DOS FAMILIARES FRENTE A ESTE FENÔMENO. 2016. [140f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1592porREFERENCIAS ALTHUSSER, L. P. Aparelhos Ideológicos de Estado. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998. BAKHTIN, Michael. O Freudismo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2014. BAUDELOT, Christian e ESTABLET, Roger. La Escuela Capitalista. Siglo Vietiuno editores, México, 4 ed. 1987. BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1999. ______. Escritos de educação. NOGUEIRA, Maria A.; CATANI, Afrânio (orgs.). Petrópolis: Vozes, 1999. ______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Ed. Papirus, Campinas-SP, 1996. BOURDIEU, Pierre.; DARBEL, Alain. O amor pela arte – os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003. BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução; elemento para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. CUNHA, Luis Antonio. Uma leitura da teoria da escola capitalista. Ed. Achiamé, Rio de Janeiro, 1980. FERRAREZ, Silvana. O professor diante do fracasso escolar: Um estudo de caso da ideologia docente. São Bernardo do Campo: UMESP, 2009. Dissertação de Mestrado em Educação, apresentada à Faculdade de Educação e Letras. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. Editora Moraes: São Paulo, 1980 ILLICH, Ivan G. Celebração da consciência. Editora Vozes: Petrópolis-Rj, 1975 LURÇAT, L. “ Desvalorização e autodesvalorização da escola” . in Brandão , Z(otg,) ,Democratização do ensino : meta ou mito ? Rio de Janeiro : Livraria Francisco Alves , 1987 , 3ª edição MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret 2005. MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2009. PARO, Vitor Henrique. Reprovação Escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001. PATTO, Maria H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Queiróz editor,1990. PEREIRA, Luis. Anotações sobre o capitalismo. Ed.Pioneira, São Paulo, 1977. SAES, Décio A. M. de. Classe média e escola capitalista. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.21, 2005, p.97-112. _____, A Ideologia docente em A Reprodução, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. Educação & Linguagem: Programa de pós-graduação em educação: Universidade Metodista de São Paulo. Ano 10, nº16, p.106-126, jul-dez, 2007. SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, Ideologia e Contra-Ideologia. E.P.U: São Paulo, 1986. SILVA, Ana Consuelo Alves. Dimensões do Sucesso e Fracasso Escolar : estudo dirigido à infância. 2003. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2003. SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002. TORT, Michael. O quociente intelectual. Editorial noticias, Lisboa,1976. 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