MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734 |
Resumo: | Esta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância. |
id |
METODISTA_3e635799915d2d83ae1f3f96586e30dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/734 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIORComunicação Social - Teses e Dissertaçõesprocesso comunicacional docentemediação multimidiáticaEducação a Distânciateaching communication processmultimedia mediationDistance EducationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância.This dissertation examines the teaching communication process for the multimedia mediation of knowledge. The objective of this research is to point out that the qualification of teachers in Distance Education promotes the development of a new teaching attitude towards Higher Education and that it provides pportunities for reflection and improvement of communication practices through the use of ICT Information and Communication Technologies. In order to reach this objective several theories from the Communication and Education fields, connected to other areas of knowledge, were considered. The research method utilized was the Case Study on the qualification of teachers in Distance Education, proposed by UNOESC University of West Santa Catarina between 2002 and 2004. It is important to note that this study is not an isolated topic since it is embedded in the multimedia mediation of knowledge. The unique contribution of this work is based on the communicational process of the teachers who adopt Distance Education strategies in the Higher Education which was found to be different from that adopted in a face-to-face setting. During this study it was observed that it is necessary to prepare teachers so that they can change their communicational attitude towards Distance Education. In the last chapter of this dissertation a continuing qualification program for teachers through Distance Education is proposed. This program is based on the principles of criticism,creativity and contextualization keeping in mind that the teacher as a learner of multimedia mediation is the focus.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOVigneron, Jacques Marie JosephCPF:12556623322http://lattes.cnpq.br/1747567916712454Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Costa, José Manuel MoranCPF:94200002000Gottlieb, LianaCPF:16265853298http://lattes.cnpq.br/5559180008814031Hack, Josias Ricardo2016-08-03T12:30:15Z2008-09-252004-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:06:21Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/734Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:06:21Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR Hack, Josias Ricardo Comunicação Social - Teses e Dissertações processo comunicacional docente mediação multimidiática Educação a Distância teaching communication process multimedia mediation Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Hack, Josias Ricardo |
author_facet |
Hack, Josias Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vigneron, Jacques Marie Joseph CPF:12556623322 http://lattes.cnpq.br/1747567916712454 Caldas, Maria das Gracas Conde CPF:12694613078 http://lattes.cnpq.br/4194056997420853 Bueno, Wilson da Costa CPF:13125925962 http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 Costa, José Manuel Moran CPF:94200002000 Gottlieb, Liana CPF:16265853298 http://lattes.cnpq.br/5559180008814031 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hack, Josias Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Social - Teses e Dissertações processo comunicacional docente mediação multimidiática Educação a Distância teaching communication process multimedia mediation Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação Social - Teses e Dissertações processo comunicacional docente mediação multimidiática Educação a Distância teaching communication process multimedia mediation Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Esta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-08 2008-09-25 2016-08-03T12:30:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734 |
identifier_str_mv |
HACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997179879424 |