MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Josias Ricardo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734
Resumo: Esta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância.
id METODISTA_3e635799915d2d83ae1f3f96586e30dd
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/734
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIORComunicação Social - Teses e Dissertaçõesprocesso comunicacional docentemediação multimidiáticaEducação a Distânciateaching communication processmultimedia mediationDistance EducationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância.This dissertation examines the teaching communication process for the multimedia mediation of knowledge. The objective of this research is to point out that the qualification of teachers in Distance Education promotes the development of a new teaching attitude towards Higher Education and that it provides pportunities for reflection and improvement of communication practices through the use of ICT Information and Communication Technologies. In order to reach this objective several theories from the Communication and Education fields, connected to other areas of knowledge, were considered. The research method utilized was the Case Study on the qualification of teachers in Distance Education, proposed by UNOESC University of West Santa Catarina between 2002 and 2004. It is important to note that this study is not an isolated topic since it is embedded in the multimedia mediation of knowledge. The unique contribution of this work is based on the communicational process of the teachers who adopt Distance Education strategies in the Higher Education which was found to be different from that adopted in a face-to-face setting. During this study it was observed that it is necessary to prepare teachers so that they can change their communicational attitude towards Distance Education. In the last chapter of this dissertation a continuing qualification program for teachers through Distance Education is proposed. This program is based on the principles of criticism,creativity and contextualization keeping in mind that the teacher as a learner of multimedia mediation is the focus.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOVigneron, Jacques Marie JosephCPF:12556623322http://lattes.cnpq.br/1747567916712454Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Costa, José Manuel MoranCPF:94200002000Gottlieb, LianaCPF:16265853298http://lattes.cnpq.br/5559180008814031Hack, Josias Ricardo2016-08-03T12:30:15Z2008-09-252004-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:06:21Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/734Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:06:21Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Hack, Josias Ricardo
Comunicação Social - Teses e Dissertações
processo comunicacional docente
mediação multimidiática
Educação a Distância
teaching communication process
multimedia mediation
Distance Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_full MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_sort MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
author Hack, Josias Ricardo
author_facet Hack, Josias Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vigneron, Jacques Marie Joseph
CPF:12556623322
http://lattes.cnpq.br/1747567916712454
Caldas, Maria das Gracas Conde
CPF:12694613078
http://lattes.cnpq.br/4194056997420853
Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
Costa, José Manuel Moran
CPF:94200002000
Gottlieb, Liana
CPF:16265853298
http://lattes.cnpq.br/5559180008814031
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Social - Teses e Dissertações
processo comunicacional docente
mediação multimidiática
Educação a Distância
teaching communication process
multimedia mediation
Distance Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação Social - Teses e Dissertações
processo comunicacional docente
mediação multimidiática
Educação a Distância
teaching communication process
multimedia mediation
Distance Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-08
2008-09-25
2016-08-03T12:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734
identifier_str_mv HACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997179879424