Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tatiane Eulália Mendes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/933
Resumo: Analisar a retórica construída por Frei Caneca e reconstruir seu pensamento comunicacional, argumentando que a atividade desenvolvida na imprensa o credencia como matriz do jornalismo brasileiro, constituem os objetivos desta pesquisa. Trata-se de estudo exploratório, apoiado em fontes bibliográficas e documentais, com a intenção de compreender o contexto histórico da retórica e do jornalismo brasileiro na época. Para caracterizar o jornalismo praticado por Frei Caneca foi aplicado o método misto quantitativo e qualitativo da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que Frei Caneca, por meio da retórica, iniciou a produção de um jornalismo argumentativo estruturado, pois seus textos tinham base teórica. Desta maneira, contribuiu para o avanço dos estudos de Teoria do Jornalismo ao fazer uma leitura brasileira da retórica e da eloquência.
id METODISTA_45c1db730f6b990a81152a12168732a6
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/933
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiroJornalismoTeoriaGênerosOpiniãoRetórica.JournalismTheoryGenresOpinionRhetoric.CNPQ::CIENCIAS HUMANASAnalisar a retórica construída por Frei Caneca e reconstruir seu pensamento comunicacional, argumentando que a atividade desenvolvida na imprensa o credencia como matriz do jornalismo brasileiro, constituem os objetivos desta pesquisa. Trata-se de estudo exploratório, apoiado em fontes bibliográficas e documentais, com a intenção de compreender o contexto histórico da retórica e do jornalismo brasileiro na época. Para caracterizar o jornalismo praticado por Frei Caneca foi aplicado o método misto quantitativo e qualitativo da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que Frei Caneca, por meio da retórica, iniciou a produção de um jornalismo argumentativo estruturado, pois seus textos tinham base teórica. Desta maneira, contribuiu para o avanço dos estudos de Teoria do Jornalismo ao fazer uma leitura brasileira da retórica e da eloquência.Analyzing the rhetoric built by Frei Caneca and rebuild his thinking communication, arguing that the activity developed in the press credence as array of Brazilian journalism, are the objectives of this search. This is an exploratory study, supported by bibliographic and documentary sources, with the intention to understand the historical context of the rhetoric an the Brazilian journalism the. To characterize the journalism practiced Frei Caneca was applied mixed methods - qualitative and quantitative - of the content analysis. The Results indicate that Frei Caneca, by the rhetoric, began producing a structured argumentative journalism, because his writing had a theoretical basis. In this way, contributed to the advance of studies of the Journalism Theory to make reading a Brazilian rhetoric and eloquence.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOMelo, Jose Marques deCPF:14561895610http://lattes.cnpq.br/4271609139942812Cunha, MagaliCPF:85623584584Citelli, AdilsonCPF:56956236592Carvalho, Tatiane Eulália Mendes de2016-08-03T12:31:20Z2011-06-272011-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Tatiane Eulália Mendes de. Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:39Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/933Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:39Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
title Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
spellingShingle Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
Carvalho, Tatiane Eulália Mendes de
Jornalismo
Teoria
Gêneros
Opinião
Retórica.
Journalism
Theory
Genres
Opinion
Rhetoric.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
title_full Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
title_fullStr Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
title_full_unstemmed Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
title_sort Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro
author Carvalho, Tatiane Eulália Mendes de
author_facet Carvalho, Tatiane Eulália Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Jose Marques de
CPF:14561895610
http://lattes.cnpq.br/4271609139942812
Cunha, Magali
CPF:85623584584
Citelli, Adilson
CPF:56956236592
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tatiane Eulália Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Teoria
Gêneros
Opinião
Retórica.
Journalism
Theory
Genres
Opinion
Rhetoric.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Jornalismo
Teoria
Gêneros
Opinião
Retórica.
Journalism
Theory
Genres
Opinion
Rhetoric.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Analisar a retórica construída por Frei Caneca e reconstruir seu pensamento comunicacional, argumentando que a atividade desenvolvida na imprensa o credencia como matriz do jornalismo brasileiro, constituem os objetivos desta pesquisa. Trata-se de estudo exploratório, apoiado em fontes bibliográficas e documentais, com a intenção de compreender o contexto histórico da retórica e do jornalismo brasileiro na época. Para caracterizar o jornalismo praticado por Frei Caneca foi aplicado o método misto quantitativo e qualitativo da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que Frei Caneca, por meio da retórica, iniciou a produção de um jornalismo argumentativo estruturado, pois seus textos tinham base teórica. Desta maneira, contribuiu para o avanço dos estudos de Teoria do Jornalismo ao fazer uma leitura brasileira da retórica e da eloquência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
2011-04-08
2016-08-03T12:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Tatiane Eulália Mendes de. Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/933
identifier_str_mv CARVALHO, Tatiane Eulália Mendes de. Frei Caneca: matriz do jornalismo brasileiro. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998239989760