INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32 |
Resumo: | O uso de recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino-aprendizado em todos os níveis de ensino tem sido objeto de polêmica entre os pesquisadores do tema. Por um lado aqueles responsáveis pelo ensino os professores resistem às mudanças que a cada dia ocorrem no mundo moderno; por outro os estudantes solicitam um ambiente de aprendizagem que utilize as tecnologias as quais estão acostumados e dominam. Por fim, os gestores das instituições de ensino, que possuem um grande desafio de proporcionar os recursos no interior das instituições, sem permitir, contudo, que comprometam a saúde financeira da instituição. Não obstante, no Brasil a concorrência entre as instituições de ensino tem sido acirrada, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Assim, as instituições procuram um diferencial para atrair seus clientes, objetivando manter a sua sustentabilidade financeira. Esta pesquisa se dispõe a aproximar os temas de gestão do ensino superior com a implantação do uso da tecnologia representada pelo equipamento tablet, demonstrando os resultados para a gestão da instituição de ensino superior antes e depois de sua implantação. A metodologia do estudo de caso - na instituição onde foi analisada mostrou que a implantação da tecnologia proporcionou vantagens competitivas para a gestão - por meio da análise dos indicadores financeiros e a evolução da base de alunos. A tecnologia por si só não prova as vantagens desejadas, porém, com um projeto correlacionado ao modelo de ensino utilizado e material didático que contemple o uso da tecnologia, os custos logísticos foram reduzidos e aumentou a atração de novos alunos, promovendo as vantagens competitivas da Instituição de Ensino. |
id |
METODISTA_465d596b237edcc1e592a08c960505d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/32 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAInterfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutosTecnologiaVantagem CompetitivaInstituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior.TechnologyCompetitive AdvantageHigher Education Institution (HEI)Management of Higher Education Institution.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO uso de recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino-aprendizado em todos os níveis de ensino tem sido objeto de polêmica entre os pesquisadores do tema. Por um lado aqueles responsáveis pelo ensino os professores resistem às mudanças que a cada dia ocorrem no mundo moderno; por outro os estudantes solicitam um ambiente de aprendizagem que utilize as tecnologias as quais estão acostumados e dominam. Por fim, os gestores das instituições de ensino, que possuem um grande desafio de proporcionar os recursos no interior das instituições, sem permitir, contudo, que comprometam a saúde financeira da instituição. Não obstante, no Brasil a concorrência entre as instituições de ensino tem sido acirrada, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Assim, as instituições procuram um diferencial para atrair seus clientes, objetivando manter a sua sustentabilidade financeira. Esta pesquisa se dispõe a aproximar os temas de gestão do ensino superior com a implantação do uso da tecnologia representada pelo equipamento tablet, demonstrando os resultados para a gestão da instituição de ensino superior antes e depois de sua implantação. A metodologia do estudo de caso - na instituição onde foi analisada mostrou que a implantação da tecnologia proporcionou vantagens competitivas para a gestão - por meio da análise dos indicadores financeiros e a evolução da base de alunos. A tecnologia por si só não prova as vantagens desejadas, porém, com um projeto correlacionado ao modelo de ensino utilizado e material didático que contemple o uso da tecnologia, os custos logísticos foram reduzidos e aumentou a atração de novos alunos, promovendo as vantagens competitivas da Instituição de Ensino.The use of technological resources as facilitators of the teaching-learning process, at all levels of education, has been the subject of controversy among researchers of the subject. On the one hand those responsible for education - teachers often resist changes that occur every day in the modern world; on the other hand, the students, who claim for a learning environment with technologic tools they are used to and dominate. Finally, managers of educational institutions, which have a major challenge to provide the resources within the institutions, without allowing, however, that compromise the financial health of the institution. Nevertheless, in Brazil the competition between educational institutions has been fierce, especially in private institutions of higher education. Thus, institutions search a differential to attract your customers, to maintain its financial sustainability. This research sets out to bring the issues of management of higher education with the implementation of technology use represented by the tablet device, showing the results for the management of the institution of higher education before and after their deployment. The methodology of the case study - the institution where he was examined - showed that the implementation of technology has provided competitive advantages for management - through analysis of financial indicators and the development of student base. Technology alone does not prove the advantages desired, however, correlated with a project teaching models used and courseware that addresses the use of technology, logistics costs were reduced and increased the attraction of new students, promoting the competitive advantages of Education Institution.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOCosta, Luciano VenelliCPF:33333333338Vieira, Almir MartinsCPF:98512548458Pereira, Raquel da SilvaCPF:12346525452Cannas Neto, Antonio2016-08-02T21:42:28Z2013-03-062012-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCANNAS NETO, Antonio. Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/32Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos |
title |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
spellingShingle |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA Cannas Neto, Antonio Tecnologia Vantagem Competitiva Instituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior. Technology Competitive Advantage Higher Education Institution (HEI) Management of Higher Education Institution. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_fullStr |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full_unstemmed |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_sort |
INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
author |
Cannas Neto, Antonio |
author_facet |
Cannas Neto, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Luciano Venelli CPF:33333333338 Vieira, Almir Martins CPF:98512548458 Pereira, Raquel da Silva CPF:12346525452 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cannas Neto, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Vantagem Competitiva Instituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior. Technology Competitive Advantage Higher Education Institution (HEI) Management of Higher Education Institution. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Tecnologia Vantagem Competitiva Instituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior. Technology Competitive Advantage Higher Education Institution (HEI) Management of Higher Education Institution. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O uso de recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino-aprendizado em todos os níveis de ensino tem sido objeto de polêmica entre os pesquisadores do tema. Por um lado aqueles responsáveis pelo ensino os professores resistem às mudanças que a cada dia ocorrem no mundo moderno; por outro os estudantes solicitam um ambiente de aprendizagem que utilize as tecnologias as quais estão acostumados e dominam. Por fim, os gestores das instituições de ensino, que possuem um grande desafio de proporcionar os recursos no interior das instituições, sem permitir, contudo, que comprometam a saúde financeira da instituição. Não obstante, no Brasil a concorrência entre as instituições de ensino tem sido acirrada, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Assim, as instituições procuram um diferencial para atrair seus clientes, objetivando manter a sua sustentabilidade financeira. Esta pesquisa se dispõe a aproximar os temas de gestão do ensino superior com a implantação do uso da tecnologia representada pelo equipamento tablet, demonstrando os resultados para a gestão da instituição de ensino superior antes e depois de sua implantação. A metodologia do estudo de caso - na instituição onde foi analisada mostrou que a implantação da tecnologia proporcionou vantagens competitivas para a gestão - por meio da análise dos indicadores financeiros e a evolução da base de alunos. A tecnologia por si só não prova as vantagens desejadas, porém, com um projeto correlacionado ao modelo de ensino utilizado e material didático que contemple o uso da tecnologia, os custos logísticos foram reduzidos e aumentou a atração de novos alunos, promovendo as vantagens competitivas da Instituição de Ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11 2013-03-06 2016-08-02T21:42:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CANNAS NETO, Antonio. Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32 |
identifier_str_mv |
CANNAS NETO, Antonio. Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Gestão de organizações BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Gestão de organizações BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601993566486528 |