INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cannas Neto, Antonio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32
Resumo: O uso de recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino-aprendizado em todos os níveis de ensino tem sido objeto de polêmica entre os pesquisadores do tema. Por um lado aqueles responsáveis pelo ensino os professores resistem às mudanças que a cada dia ocorrem no mundo moderno; por outro os estudantes solicitam um ambiente de aprendizagem que utilize as tecnologias as quais estão acostumados e dominam. Por fim, os gestores das instituições de ensino, que possuem um grande desafio de proporcionar os recursos no interior das instituições, sem permitir, contudo, que comprometam a saúde financeira da instituição. Não obstante, no Brasil a concorrência entre as instituições de ensino tem sido acirrada, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Assim, as instituições procuram um diferencial para atrair seus clientes, objetivando manter a sua sustentabilidade financeira. Esta pesquisa se dispõe a aproximar os temas de gestão do ensino superior com a implantação do uso da tecnologia representada pelo equipamento tablet, demonstrando os resultados para a gestão da instituição de ensino superior antes e depois de sua implantação. A metodologia do estudo de caso - na instituição onde foi analisada mostrou que a implantação da tecnologia proporcionou vantagens competitivas para a gestão - por meio da análise dos indicadores financeiros e a evolução da base de alunos. A tecnologia por si só não prova as vantagens desejadas, porém, com um projeto correlacionado ao modelo de ensino utilizado e material didático que contemple o uso da tecnologia, os custos logísticos foram reduzidos e aumentou a atração de novos alunos, promovendo as vantagens competitivas da Instituição de Ensino.
id METODISTA_465d596b237edcc1e592a08c960505d9
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/32
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAInterfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutosTecnologiaVantagem CompetitivaInstituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior.TechnologyCompetitive AdvantageHigher Education Institution (HEI)Management of Higher Education Institution.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO uso de recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino-aprendizado em todos os níveis de ensino tem sido objeto de polêmica entre os pesquisadores do tema. Por um lado aqueles responsáveis pelo ensino os professores resistem às mudanças que a cada dia ocorrem no mundo moderno; por outro os estudantes solicitam um ambiente de aprendizagem que utilize as tecnologias as quais estão acostumados e dominam. Por fim, os gestores das instituições de ensino, que possuem um grande desafio de proporcionar os recursos no interior das instituições, sem permitir, contudo, que comprometam a saúde financeira da instituição. Não obstante, no Brasil a concorrência entre as instituições de ensino tem sido acirrada, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Assim, as instituições procuram um diferencial para atrair seus clientes, objetivando manter a sua sustentabilidade financeira. Esta pesquisa se dispõe a aproximar os temas de gestão do ensino superior com a implantação do uso da tecnologia representada pelo equipamento tablet, demonstrando os resultados para a gestão da instituição de ensino superior antes e depois de sua implantação. A metodologia do estudo de caso - na instituição onde foi analisada mostrou que a implantação da tecnologia proporcionou vantagens competitivas para a gestão - por meio da análise dos indicadores financeiros e a evolução da base de alunos. A tecnologia por si só não prova as vantagens desejadas, porém, com um projeto correlacionado ao modelo de ensino utilizado e material didático que contemple o uso da tecnologia, os custos logísticos foram reduzidos e aumentou a atração de novos alunos, promovendo as vantagens competitivas da Instituição de Ensino.The use of technological resources as facilitators of the teaching-learning process, at all levels of education, has been the subject of controversy among researchers of the subject. On the one hand those responsible for education - teachers often resist changes that occur every day in the modern world; on the other hand, the students, who claim for a learning environment with technologic tools they are used to and dominate. Finally, managers of educational institutions, which have a major challenge to provide the resources within the institutions, without allowing, however, that compromise the financial health of the institution. Nevertheless, in Brazil the competition between educational institutions has been fierce, especially in private institutions of higher education. Thus, institutions search a differential to attract your customers, to maintain its financial sustainability. This research sets out to bring the issues of management of higher education with the implementation of technology use represented by the tablet device, showing the results for the management of the institution of higher education before and after their deployment. The methodology of the case study - the institution where he was examined - showed that the implementation of technology has provided competitive advantages for management - through analysis of financial indicators and the development of student base. Technology alone does not prove the advantages desired, however, correlated with a project teaching models used and courseware that addresses the use of technology, logistics costs were reduced and increased the attraction of new students, promoting the competitive advantages of Education Institution.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOCosta, Luciano VenelliCPF:33333333338Vieira, Almir MartinsCPF:98512548458Pereira, Raquel da SilvaCPF:12346525452Cannas Neto, Antonio2016-08-02T21:42:28Z2013-03-062012-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCANNAS NETO, Antonio. Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/32Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos
title INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
spellingShingle INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Cannas Neto, Antonio
Tecnologia
Vantagem Competitiva
Instituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior.
Technology
Competitive Advantage
Higher Education Institution (HEI)
Management of Higher Education Institution.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_fullStr INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full_unstemmed INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_sort INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
author Cannas Neto, Antonio
author_facet Cannas Neto, Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Luciano Venelli
CPF:33333333338
Vieira, Almir Martins
CPF:98512548458
Pereira, Raquel da Silva
CPF:12346525452
dc.contributor.author.fl_str_mv Cannas Neto, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Vantagem Competitiva
Instituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior.
Technology
Competitive Advantage
Higher Education Institution (HEI)
Management of Higher Education Institution.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Tecnologia
Vantagem Competitiva
Instituição de Ensino Superior (IES), Gestão do Ensino Superior.
Technology
Competitive Advantage
Higher Education Institution (HEI)
Management of Higher Education Institution.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O uso de recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino-aprendizado em todos os níveis de ensino tem sido objeto de polêmica entre os pesquisadores do tema. Por um lado aqueles responsáveis pelo ensino os professores resistem às mudanças que a cada dia ocorrem no mundo moderno; por outro os estudantes solicitam um ambiente de aprendizagem que utilize as tecnologias as quais estão acostumados e dominam. Por fim, os gestores das instituições de ensino, que possuem um grande desafio de proporcionar os recursos no interior das instituições, sem permitir, contudo, que comprometam a saúde financeira da instituição. Não obstante, no Brasil a concorrência entre as instituições de ensino tem sido acirrada, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Assim, as instituições procuram um diferencial para atrair seus clientes, objetivando manter a sua sustentabilidade financeira. Esta pesquisa se dispõe a aproximar os temas de gestão do ensino superior com a implantação do uso da tecnologia representada pelo equipamento tablet, demonstrando os resultados para a gestão da instituição de ensino superior antes e depois de sua implantação. A metodologia do estudo de caso - na instituição onde foi analisada mostrou que a implantação da tecnologia proporcionou vantagens competitivas para a gestão - por meio da análise dos indicadores financeiros e a evolução da base de alunos. A tecnologia por si só não prova as vantagens desejadas, porém, com um projeto correlacionado ao modelo de ensino utilizado e material didático que contemple o uso da tecnologia, os custos logísticos foram reduzidos e aumentou a atração de novos alunos, promovendo as vantagens competitivas da Instituição de Ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
2013-03-06
2016-08-02T21:42:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANNAS NETO, Antonio. Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32
identifier_str_mv CANNAS NETO, Antonio. Interfaces between educational tecnologies and management of private hihes education institutos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601993566486528