A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/864 |
Resumo: | Estudo pioneiro que tem como objetivo verificar qual foi a imagem construída de Getúlio Vargas através do cinema, mais especificamente, por meio do cinejornal, verificando como o resultado dessa imagem construída foi utilizado no período eleitoral de 1950, levando em conta as ações de propaganda política, ideológica e eleitoral. Temos como objeto de pesquisa a presença de Getúlio Vargas nos cinejornais veiculados no período de campanha presidencial de 1950 analisados com base na análise de conteúdo qualitativa. Trabalhamos também metodologicamente com a pesquisa documental e histórica, já que abordamos o governo de Vargas, seu suicídio e posteriormente, o histórico dos presidenciáveis que sucederam-no no poder, por isso foi feito um recolhimento de documentos disponíveis daquela época para endossar o trabalho. Concluímos que apesar da campanha eleitoral, política e ideológica de Vargas ter sido estruturada de forma minuciosa, atingindo o objetivo esperado nas urnas, a oposição intensiva dos partidos e da imprensa resultou em um fim trágico que marcou a história da política brasileira.(AU) |
id |
METODISTA_54302e2c0b0c022774f31b9384a1e3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/864 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950Getúlio Vargascinejornalpropaganda ideológicapropaganda políticaGetúlio Vargascinejornalideological advertisingpolitical advertisingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstudo pioneiro que tem como objetivo verificar qual foi a imagem construída de Getúlio Vargas através do cinema, mais especificamente, por meio do cinejornal, verificando como o resultado dessa imagem construída foi utilizado no período eleitoral de 1950, levando em conta as ações de propaganda política, ideológica e eleitoral. Temos como objeto de pesquisa a presença de Getúlio Vargas nos cinejornais veiculados no período de campanha presidencial de 1950 analisados com base na análise de conteúdo qualitativa. Trabalhamos também metodologicamente com a pesquisa documental e histórica, já que abordamos o governo de Vargas, seu suicídio e posteriormente, o histórico dos presidenciáveis que sucederam-no no poder, por isso foi feito um recolhimento de documentos disponíveis daquela época para endossar o trabalho. Concluímos que apesar da campanha eleitoral, política e ideológica de Vargas ter sido estruturada de forma minuciosa, atingindo o objetivo esperado nas urnas, a oposição intensiva dos partidos e da imprensa resultou em um fim trágico que marcou a história da política brasileira.(AU)Pioneering study that has as objective to verify which it was the constructed image of Getúlio Vargas through the cinema, more specifically, by means of the cinejornal, verifying as the result of this constructed image was used in the electoral period of 1950, taking in account the actions of propaganda politics, ideological and electoral. We have as research object the presence of Getúlio Vargas in the cinejornais propagated in the period of presidential campaign of 1950 analyzed on the basis of the qualitative analysis of content. We also work metodologicamente with historical the documentary research and, since we approach the government of the Vargas, its suicide and later, the description of the presidenciáveis who had succeeded it in the power, therefore was made an available document collect of that time to endorse the work. We conclude that although the electoral campaign, ideological politics and of Vargas to have been structuralized of minute form, reaching the objective waited in the ballot boxes, the intensive opposition of the parties and the press resulted in a tragic end that marked the history of the Brazilian politics.(AU)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Rocha, Daniela2016-08-03T12:30:58Z2011-05-112009-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Daniela. A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:23Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/864Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:23Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
title |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
spellingShingle |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 Rocha, Daniela Getúlio Vargas cinejornal propaganda ideológica propaganda política Getúlio Vargas cinejornal ideological advertising political advertising CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
title_full |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
title_fullStr |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
title_full_unstemmed |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
title_sort |
A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 |
author |
Rocha, Daniela |
author_facet |
Rocha, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso CPF:94674123412 http://lattes.cnpq.br/2554925339792900 Peruzzo, Cicília M. Krohling CPF:16453586456 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Getúlio Vargas cinejornal propaganda ideológica propaganda política Getúlio Vargas cinejornal ideological advertising political advertising CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Getúlio Vargas cinejornal propaganda ideológica propaganda política Getúlio Vargas cinejornal ideological advertising political advertising CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Estudo pioneiro que tem como objetivo verificar qual foi a imagem construída de Getúlio Vargas através do cinema, mais especificamente, por meio do cinejornal, verificando como o resultado dessa imagem construída foi utilizado no período eleitoral de 1950, levando em conta as ações de propaganda política, ideológica e eleitoral. Temos como objeto de pesquisa a presença de Getúlio Vargas nos cinejornais veiculados no período de campanha presidencial de 1950 analisados com base na análise de conteúdo qualitativa. Trabalhamos também metodologicamente com a pesquisa documental e histórica, já que abordamos o governo de Vargas, seu suicídio e posteriormente, o histórico dos presidenciáveis que sucederam-no no poder, por isso foi feito um recolhimento de documentos disponíveis daquela época para endossar o trabalho. Concluímos que apesar da campanha eleitoral, política e ideológica de Vargas ter sido estruturada de forma minuciosa, atingindo o objetivo esperado nas urnas, a oposição intensiva dos partidos e da imprensa resultou em um fim trágico que marcou a história da política brasileira.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-08 2011-05-11 2016-08-03T12:30:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Daniela. A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/864 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Daniela. A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997750304768 |