Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793 |
Resumo: | A questão ambiental e sua preservação é assunto de interesse global, impulsionado por todos os setores. Com o objetivo principal de mostrar que, mesmo inseridas em uma lógica empresarial, peças publicitárias bem elaboradas podem modificar comportamentos para que se efetive a preservação ambiental, o trabalho apresenta a análise do corpus selecionado por conveniência, a partir de amplo levantamento junto aos diversos formatos de anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica. O levantamento de opiniões, assim como pesquisas do tipo survey, contribuiu com a abordagem analítica que trabalhou com conceitos de comunicação, interação, linguagem, cultura e representações para compreender, a possibilidade da relação da preservação ambiental com a publicidade. O trabalho agregou sugestões apresentadas nas considerações que não se pretendem finais, mas que poderão contribuir para profissionais da atividade publicitária, empresas, governos, e organizações da sociedade civil no tocante à responsabilidade socioambiental de suas comunicações.(AU) |
id |
METODISTA_61cf9a21b6f34ac21b437811de20b153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/793 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possívelComunicaçãoPublicidade e PropagandaPreservação AmbientalSustentabilidadeCommunicationAdvertising and PropagandaEnvironment and ConservationSustainabilityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA questão ambiental e sua preservação é assunto de interesse global, impulsionado por todos os setores. Com o objetivo principal de mostrar que, mesmo inseridas em uma lógica empresarial, peças publicitárias bem elaboradas podem modificar comportamentos para que se efetive a preservação ambiental, o trabalho apresenta a análise do corpus selecionado por conveniência, a partir de amplo levantamento junto aos diversos formatos de anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica. O levantamento de opiniões, assim como pesquisas do tipo survey, contribuiu com a abordagem analítica que trabalhou com conceitos de comunicação, interação, linguagem, cultura e representações para compreender, a possibilidade da relação da preservação ambiental com a publicidade. O trabalho agregou sugestões apresentadas nas considerações que não se pretendem finais, mas que poderão contribuir para profissionais da atividade publicitária, empresas, governos, e organizações da sociedade civil no tocante à responsabilidade socioambiental de suas comunicações.(AU)The environmental issue and its proper preservation constitute a matter of global concern that is gaining momentum lately. The main objective of this paperwork is to show that suitable developed advertisement campaigns can change the behavior of consumers in order to produce environmental responsible attitudes, even within a capitalist and consumerist order. The work shows an analysis of mass media samples conveniently selected, based on a deep research on printed and electronic media. The recollection of professional opinions (survey researches) contributes to the analytical approach, working with communication concepts, interaction, language, culture and representations to try to capture the possible relationships between environmental preservation and marketing campaigns. The work gathers some final suggestions and considerations that are not supposed to be definite. However, this set of comments can be of good value when it comes to the creation of social consequent and environmental responsible advertisement campaigns, being a subject of interest to the advertisement activities, private companies and governmental professionals as well to independent organizations.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOEpstein, IsaacCPF:48982990962http://lattes.cnpq.br/0850416458609837Santos, Lana Cristina Nascimento2016-08-03T12:30:35Z2011-02-242007-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:05:12Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/793Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:12Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
title |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
spellingShingle |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível Santos, Lana Cristina Nascimento Comunicação Publicidade e Propaganda Preservação Ambiental Sustentabilidade Communication Advertising and Propaganda Environment and Conservation Sustainability CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
title_full |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
title_fullStr |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
title_full_unstemmed |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
title_sort |
Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível |
author |
Santos, Lana Cristina Nascimento |
author_facet |
Santos, Lana Cristina Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Epstein, Isaac CPF:48982990962 http://lattes.cnpq.br/0850416458609837 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lana Cristina Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Publicidade e Propaganda Preservação Ambiental Sustentabilidade Communication Advertising and Propaganda Environment and Conservation Sustainability CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação Publicidade e Propaganda Preservação Ambiental Sustentabilidade Communication Advertising and Propaganda Environment and Conservation Sustainability CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A questão ambiental e sua preservação é assunto de interesse global, impulsionado por todos os setores. Com o objetivo principal de mostrar que, mesmo inseridas em uma lógica empresarial, peças publicitárias bem elaboradas podem modificar comportamentos para que se efetive a preservação ambiental, o trabalho apresenta a análise do corpus selecionado por conveniência, a partir de amplo levantamento junto aos diversos formatos de anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica. O levantamento de opiniões, assim como pesquisas do tipo survey, contribuiu com a abordagem analítica que trabalhou com conceitos de comunicação, interação, linguagem, cultura e representações para compreender, a possibilidade da relação da preservação ambiental com a publicidade. O trabalho agregou sugestões apresentadas nas considerações que não se pretendem finais, mas que poderão contribuir para profissionais da atividade publicitária, empresas, governos, e organizações da sociedade civil no tocante à responsabilidade socioambiental de suas comunicações.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-23 2011-02-24 2016-08-03T12:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997598261248 |