O Apego ao Pet e a Cultura de Consumo: uma abordagem pelo Budismo Mādhyāmaka

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAKUMA, Regina Harumi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2205
Resumo: A presente pesquisa possui como objetivo geral investigar, sob a perspectiva budista da escola Mādhyāmaka, como o apego fixado (upādāna) se manifesta nas relações com animais de estimação e quais suas consequências no âmbito particular e social em nossa atual sociedade de consumo. Nesse sentido, busca-se analisar as relações nas quais o pet assume o papel tanto de consumidor – sob o status de membro familiar – quanto de consumido – como animal-produto, buscando correlacioná-las com conceitos apresentados pela escola Mādhyāmaka acerca da construção de apego fixado (upādāna). A escolha do pensamento Mādhyāmaka deve-se ao seu fundamento em conceitos importantes acerca dos processos de produção de apego, sendo uma valiosa ferramenta de análise para utilizarmos em nossa compreensão daquilo que norteia o indivíduo inserido na sociedade de consumo contemporânea. A superimposição ou projeção (samāropa) do eu sobre as coisas – pessoas, animais ou objetos – como forma de apego fixado (upādāna) é posta como aquilo que traz o afastamento da realidade interdependente, gerando a falsa noção de um indivíduo separado e autônomo (ātman). Consequentemente, suas ações não são vistas sob seu aspecto multidimensional de estrutura causal relacional ou interdependente, resultando em impactos deletérios em todas as construções relacionais desenvolvidas – entre elas, com animais de estimação. (AU)
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