COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Laércio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/643
Resumo: Com o propósito de incrementar suas campanhas mercadológicas, muitas organizações, recorrem às ferramentas de mídias sociais hospedadas na Internet. Com isso, procuram o aumento de produtividade com adoção de sistemas automatizados de reprodução de mensagens, ou mesmo de recursos de acesso direto, inserindo mensagens de caráter persuasivo nos fóruns de discussões em comunidades online. Uma certa falta de sensibilidade para com o trato comunicacional, num meio potencialmente promissor, mas que pede uma outra interpretação, para posterior ação. Frequentemente implica em uma possibilidade de reverberação indicando ser imprescindível maior atenção na elaboração e no direcionamento desses fluxos comunicacionais, acentuadamente os de propósitos persuasivos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe o estudo de comunidades online nas quais possamos a partir da identificação dos fatores que levem à sua formação, analisar e interpretar sua estrutura e seus fluxos comunicacionais, tais que, indiquem seus elementos agregadores. Para tal, com os preceitos metodológicos observados, objetivou-se demonstrar que, com esses componentes, as análises podem ser desenvolvidas para melhor adequação de estratégias de relacionamentos, possibilitando ações inerentes ao processo comunicacional mercadológico com essas comunidades. A metodologia ora empregada envolveu análise estrutural da rede com aplicações de softwares como UCINET, integrado com NetDraw, e dos fluxos comunicacionais, que formaram o corpora, analisado com a suíte Wordsmith Tools. Uma rede formada em comunidade hospedada na ferramenta orkut, por meio da obtenção dos conteúdos de fóruns temáticos, forneceu o corpora para as análises lexicais. Os resultados obtidos puderam caracterizar, não só a própria existência da rede social, como as potencialidades de relacionamento, a partir de interpretações de fluxos dialógicos de seus elementos agregadores, por meio de recursos visuais (grafos), estatísticos e lexicais.
id METODISTA_757cf48b0450e165de034420aeb00702
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/643
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAISMarketing communication in on-line social media - Analysis for relationships in virtual networkscomunidades onlinenetnografiacapital socialcomunicação mercadológicaredes sociais online, análise estrutural.online communitiesnetnographysocial capitalmarketing communicationsocial networksstructural analysis.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCom o propósito de incrementar suas campanhas mercadológicas, muitas organizações, recorrem às ferramentas de mídias sociais hospedadas na Internet. Com isso, procuram o aumento de produtividade com adoção de sistemas automatizados de reprodução de mensagens, ou mesmo de recursos de acesso direto, inserindo mensagens de caráter persuasivo nos fóruns de discussões em comunidades online. Uma certa falta de sensibilidade para com o trato comunicacional, num meio potencialmente promissor, mas que pede uma outra interpretação, para posterior ação. Frequentemente implica em uma possibilidade de reverberação indicando ser imprescindível maior atenção na elaboração e no direcionamento desses fluxos comunicacionais, acentuadamente os de propósitos persuasivos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe o estudo de comunidades online nas quais possamos a partir da identificação dos fatores que levem à sua formação, analisar e interpretar sua estrutura e seus fluxos comunicacionais, tais que, indiquem seus elementos agregadores. Para tal, com os preceitos metodológicos observados, objetivou-se demonstrar que, com esses componentes, as análises podem ser desenvolvidas para melhor adequação de estratégias de relacionamentos, possibilitando ações inerentes ao processo comunicacional mercadológico com essas comunidades. A metodologia ora empregada envolveu análise estrutural da rede com aplicações de softwares como UCINET, integrado com NetDraw, e dos fluxos comunicacionais, que formaram o corpora, analisado com a suíte Wordsmith Tools. Uma rede formada em comunidade hospedada na ferramenta orkut, por meio da obtenção dos conteúdos de fóruns temáticos, forneceu o corpora para as análises lexicais. Os resultados obtidos puderam caracterizar, não só a própria existência da rede social, como as potencialidades de relacionamento, a partir de interpretações de fluxos dialógicos de seus elementos agregadores, por meio de recursos visuais (grafos), estatísticos e lexicais.With the purpose of increasing their marketing campaigns, many organizations turn to social media tools hosted on the Internet. With that, these organizations look for increased productivity by adopting automated message, or even feature direct access, entering characterized persuasive messages in discussion forums in online communities. It can be seen here certain lack of sensitivity to deal with communication, a medium in which the message is not necessarily an easy propagation environment. Often implies a possibility of reverberation indicating greater attention be essential in the development and direction of these communications flows, for the purposes sharply persuasive. Accordingly, this paper proposes the study of online communities in which we, from the identification of factors that lead to the formation of these communities, analyse and interpret its structure and communications flows, such that its elements indicate aggregators. To this end, we aim to demonstrate that with these components, the analysis can be developed to better match strategies relationships, enabling actions inherent in the marketing communication process with these communities. The network structure was analyzed with software applications such as integration with UCINET NetDraw, and communication flows formed the corpora analyzed with Wordsmith Tools suite. A network formed in the community hosted in orkut provided the corpora for lexical analysis. The obtained results could characterize not only the very existence of the social network, such as the potential relationship, from interpretations of dialogic flows of its elements aggregators, through visuals (graphs), statistical and lexical means.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGalindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Goulart, Elias EstevãoCPF:65849542002Sacomano Neto, MarioCPF:12346658544Lima Júnior, Walter TeixeiraCPF:12345645874Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Bento, Laércio2016-08-03T12:29:39Z2013-02-212012-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBENTO, Laércio. Marketing communication in on-line social media - Analysis for relationships in virtual networks. 2012. 149 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/643Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
Marketing communication in on-line social media - Analysis for relationships in virtual networks
title COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
spellingShingle COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
Bento, Laércio
comunidades online
netnografia
capital social
comunicação mercadológica
redes sociais online, análise estrutural.
online communities
netnography
social capital
marketing communication
social networks
structural analysis.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
title_full COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
title_fullStr COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
title_sort COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM MÍDIAS SOCIAIS ONLINE ANÁLISES PARA RELACIONAMENTOS EM REDES VIRTUAIS
author Bento, Laércio
author_facet Bento, Laércio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Goulart, Elias Estevão
CPF:65849542002
Sacomano Neto, Mario
CPF:12346658544
Lima Júnior, Walter Teixeira
CPF:12345645874
Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv comunidades online
netnografia
capital social
comunicação mercadológica
redes sociais online, análise estrutural.
online communities
netnography
social capital
marketing communication
social networks
structural analysis.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic comunidades online
netnografia
capital social
comunicação mercadológica
redes sociais online, análise estrutural.
online communities
netnography
social capital
marketing communication
social networks
structural analysis.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Com o propósito de incrementar suas campanhas mercadológicas, muitas organizações, recorrem às ferramentas de mídias sociais hospedadas na Internet. Com isso, procuram o aumento de produtividade com adoção de sistemas automatizados de reprodução de mensagens, ou mesmo de recursos de acesso direto, inserindo mensagens de caráter persuasivo nos fóruns de discussões em comunidades online. Uma certa falta de sensibilidade para com o trato comunicacional, num meio potencialmente promissor, mas que pede uma outra interpretação, para posterior ação. Frequentemente implica em uma possibilidade de reverberação indicando ser imprescindível maior atenção na elaboração e no direcionamento desses fluxos comunicacionais, acentuadamente os de propósitos persuasivos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe o estudo de comunidades online nas quais possamos a partir da identificação dos fatores que levem à sua formação, analisar e interpretar sua estrutura e seus fluxos comunicacionais, tais que, indiquem seus elementos agregadores. Para tal, com os preceitos metodológicos observados, objetivou-se demonstrar que, com esses componentes, as análises podem ser desenvolvidas para melhor adequação de estratégias de relacionamentos, possibilitando ações inerentes ao processo comunicacional mercadológico com essas comunidades. A metodologia ora empregada envolveu análise estrutural da rede com aplicações de softwares como UCINET, integrado com NetDraw, e dos fluxos comunicacionais, que formaram o corpora, analisado com a suíte Wordsmith Tools. Uma rede formada em comunidade hospedada na ferramenta orkut, por meio da obtenção dos conteúdos de fóruns temáticos, forneceu o corpora para as análises lexicais. Os resultados obtidos puderam caracterizar, não só a própria existência da rede social, como as potencialidades de relacionamento, a partir de interpretações de fluxos dialógicos de seus elementos agregadores, por meio de recursos visuais (grafos), estatísticos e lexicais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
2013-02-21
2016-08-03T12:29:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENTO, Laércio. Marketing communication in on-line social media - Analysis for relationships in virtual networks. 2012. 149 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/643
identifier_str_mv BENTO, Laércio. Marketing communication in on-line social media - Analysis for relationships in virtual networks. 2012. 149 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601996651397120