Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vicente Paulo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381
Resumo: A presente tese faz um estudo de caso das disciplinas de formação humana da Universidade Católica de Brasília, buscando captar as percepções de estudantes das disciplinas de Ciência da Religião e Antropologia da Religião, bem como dos seus professores. Apoiado em seis teóricos educacionais e em pesquisas semelhantes já realizadas, tenta-se traçar a pedagogia e a metodologia para essas disciplinas. Analisando os documentos da instituição pesquisada, chega-se à idéia de que o processo ensino-aprendizagem precisa ser marcado pela liberdade e pelo diálogo. Com os alunos, foram realizadas duas pesquisas: uma no início do semestre e outra no fim, para que se pudessem perceber as mudanças que ocorreram nesse período. Por fim, todos os professores das duas disciplinas foram entrevistados sobre a forma de lecionar, de preparar as aulas, de aplicar as avaliações etc., para que pudessem, também, servir de confronto com a pesquisa dos alunos. A conclusão aplica os dados encontrados às universidades confessionais que também têm em projeto pedagógico disciplinas iguais ou semelhantes àquelas da Universidade Católica de Brasília.(AU)
id METODISTA_7af104315539a7738608a3fb117fd04b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/381
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionaisCase study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universitiesPrática pedagógicaMetodologia do ensinoUniversidades confessionaisUniversidade Católica de BrasíliaCNPQ::CIENCIAS HUMANASA presente tese faz um estudo de caso das disciplinas de formação humana da Universidade Católica de Brasília, buscando captar as percepções de estudantes das disciplinas de Ciência da Religião e Antropologia da Religião, bem como dos seus professores. Apoiado em seis teóricos educacionais e em pesquisas semelhantes já realizadas, tenta-se traçar a pedagogia e a metodologia para essas disciplinas. Analisando os documentos da instituição pesquisada, chega-se à idéia de que o processo ensino-aprendizagem precisa ser marcado pela liberdade e pelo diálogo. Com os alunos, foram realizadas duas pesquisas: uma no início do semestre e outra no fim, para que se pudessem perceber as mudanças que ocorreram nesse período. Por fim, todos os professores das duas disciplinas foram entrevistados sobre a forma de lecionar, de preparar as aulas, de aplicar as avaliações etc., para que pudessem, também, servir de confronto com a pesquisa dos alunos. A conclusão aplica os dados encontrados às universidades confessionais que também têm em projeto pedagógico disciplinas iguais ou semelhantes àquelas da Universidade Católica de Brasília.(AU)The present work studies the case of the human development disciplines lectured at the Universidade Católica de Brasília, aiming at gathering the perception from the students of the subjects Science of Religion and Anthropology of Religion, as well as that of the professors of such subjects. Grounded in six education theorists and in similar researches done in the past, this project will attempt to present pedagogical and methodological strategies for the aforementio ned subjects. Analyzing the documentation from the Institution, we have reached the idea that the learning-teaching process must be based on freedom and dialogue. With the students, two researches were carried out, one in the beginning and one in the end of the term so as to identify the changes which may have occurred in the period. Finally, all professors from both subjects were interviewed about their teaching style, lesson preparation, testing, etc, so the information could be contrasted to the students . The conclusion applied the data found to the confessional universities which also offer such or similar subjects in the pedagogical project as those from the Univesidade Católica de Brasília.(AU)Universidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOLopes, Sérgio Marcus PintoCPF:00000254652'K4700111U7','Sérgio_Marcus_Pinto_Lopes','0'Castro, Clovis Pinto deCPF:51515151515http://lattes.cnpq.br/6322135295664437Ferris, James ReavesCPF:51515151515Kuchenbecker, ValterCPF:56125645612http://lattes.cnpq.br/6151272381547091Meneguetti, Rosa Gitana KrobCPF:21564212452http://lattes.cnpq.br/0698078855792431Alves, Vicente Paulo2016-08-03T12:20:08Z2008-09-292003-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALVES, Vicente Paulo. Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/381Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities
title Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
spellingShingle Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
Alves, Vicente Paulo
Prática pedagógica
Metodologia do ensino
Universidades confessionais
Universidade Católica de Brasília
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_full Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_fullStr Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_full_unstemmed Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_sort Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
author Alves, Vicente Paulo
author_facet Alves, Vicente Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Sérgio Marcus Pinto
CPF:00000254652
'K4700111U7','Sérgio_Marcus_Pinto_Lopes','0'
Castro, Clovis Pinto de
CPF:51515151515
http://lattes.cnpq.br/6322135295664437
Ferris, James Reaves
CPF:51515151515
Kuchenbecker, Valter
CPF:56125645612
http://lattes.cnpq.br/6151272381547091
Meneguetti, Rosa Gitana Krob
CPF:21564212452
http://lattes.cnpq.br/0698078855792431
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vicente Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Metodologia do ensino
Universidades confessionais
Universidade Católica de Brasília
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Prática pedagógica
Metodologia do ensino
Universidades confessionais
Universidade Católica de Brasília
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description A presente tese faz um estudo de caso das disciplinas de formação humana da Universidade Católica de Brasília, buscando captar as percepções de estudantes das disciplinas de Ciência da Religião e Antropologia da Religião, bem como dos seus professores. Apoiado em seis teóricos educacionais e em pesquisas semelhantes já realizadas, tenta-se traçar a pedagogia e a metodologia para essas disciplinas. Analisando os documentos da instituição pesquisada, chega-se à idéia de que o processo ensino-aprendizagem precisa ser marcado pela liberdade e pelo diálogo. Com os alunos, foram realizadas duas pesquisas: uma no início do semestre e outra no fim, para que se pudessem perceber as mudanças que ocorreram nesse período. Por fim, todos os professores das duas disciplinas foram entrevistados sobre a forma de lecionar, de preparar as aulas, de aplicar as avaliações etc., para que pudessem, também, servir de confronto com a pesquisa dos alunos. A conclusão aplica os dados encontrados às universidades confessionais que também têm em projeto pedagógico disciplinas iguais ou semelhantes àquelas da Universidade Católica de Brasília.(AU)
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-28
2008-09-29
2016-08-03T12:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Vicente Paulo. Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381
identifier_str_mv ALVES, Vicente Paulo. Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601995407785984