Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, William Ladeia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2150
Resumo: Esta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo (AU).
id METODISTA_80671a97544a46595d8b8c9ede382685
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2150
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São PauloEvents as a communication and tourism marketing strategy in Sao Paulo CityComunicação Mercadológica; Marketing Turístico; Eventos Públicos; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São PauloMarketing Communication; Tourism Marketing; Public Events; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São PauloCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo (AU).This research is about marketing communication with an emphasis on tourism marketing in the city of São Paulo, through the free public events Virada Cultural, Marcha para Jesus and Parada do Orgulho LGBT. The main objective is to study the contributions of these events to the São Paulo brand, which uses these events as a marketing strategy for the city. The study is based on theoretical and empirical research, complemented by interviews with the organizers of the aforementioned events. The main hypothesis is that the events' contribution to the São Paulo brand occurs due to the scope of events that deal with culture, evangelism and sexual diversity and that mobilize crowds at each edition, bringing visibility to the capital of São Paulo. These events are important communication tools and also have great media support nationwide, highlighting São Paulo as the right destination for the organization of big-events. The theoretical framework brings to light of the research authors who focus on themes that intersperse theories on marketing communication with an emphasis on marketing of places and tourist marketing, hospitality, event organization and the themes of this thesis: Culture – Virada Cultural, Evangelism – Marcha para Jesus and Sexual Diversity – Parada do Orgulho LGBT. Field research was carried out by the author's visits to events in the years 2018 and 2019 editions and interviews with event organizers in 2021. The have results shown that São Paulo, by hosting events that contribute to the dissemination of the destination, benefits all chain of commercial activities where the events take place, however, not all companies benefiting from the consumption of products and services support or sponsor the events, and without investments they tend to wither. The occupations caused by the events are political, allowing approaches related to inclusion, tolerance and entertainment for the people, it is also important to reinforce the brand São Paulo as a democratic and plural city. Some problems also arise in the organization of these events, which reverberate in the city's image in relation to infrastructure such as safety and hygiene arising from the mass of participants every year. The document resulting from this research allows us to observe the events beyond the common idea of a party, but of public occupations necessary for reflections on themes of extreme social relevance to contemporary dialogue(AU).Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialChiachiri Filho, Antônio RobertoKunsch, Dimas AntônioFarias, Luiz Alberto deDarde, Vicente William da SilvaGiaretta, Maria JoséCarvalho, William Ladeia de2022-02-02T18:19:49Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCarvalho, William Ladeia de. Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo. 2021. 240 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2021.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-02-02T18:19:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2150Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-02-02T18:19:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
Events as a communication and tourism marketing strategy in Sao Paulo City
title Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
spellingShingle Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
Carvalho, William Ladeia de
Comunicação Mercadológica; Marketing Turístico; Eventos Públicos; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São Paulo
Marketing Communication; Tourism Marketing; Public Events; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São Paulo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
title_full Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
title_fullStr Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
title_sort Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo
author Carvalho, William Ladeia de
author_facet Carvalho, William Ladeia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiachiri Filho, Antônio Roberto
Kunsch, Dimas Antônio
Farias, Luiz Alberto de
Darde, Vicente William da Silva
Giaretta, Maria José
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, William Ladeia de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Mercadológica; Marketing Turístico; Eventos Públicos; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São Paulo
Marketing Communication; Tourism Marketing; Public Events; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São Paulo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação Mercadológica; Marketing Turístico; Eventos Públicos; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São Paulo
Marketing Communication; Tourism Marketing; Public Events; Virada Cultural; Marcha para Jesus; Parada do Orgulho LGBT; São Paulo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo (AU).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
2022-02-02T18:19:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Carvalho, William Ladeia de. Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo. 2021. 240 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2021.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2150
identifier_str_mv Carvalho, William Ladeia de. Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo. 2021. 240 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2021.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006460825600