O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel Consumption
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6501 |
Resumo: | RESUMOEste artigo busca estabelecer uma relação entre o comportamento do turista LGBT com o consumo em viagens de lazer. A partir de dados econômicos publicados nos relatórios de Pink Money, observa-se que o turista LGBT gasta 30% a mais do que o turista heterossexual. Razões para tal padrão de consumo e suas motivações foram encontradas em Michel Onfray e no seu conceito de materialismo hedonista, inspirado em Schopenhauer, na obra a Arte de Bem viver, e em Thorstein Veblen, e sua Teoria da Classe Ociosa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário [Survey] durante a 22ª Parada Gay de São Paulo. Os resultados confirmaram um comportamento hedonista, manifestado principalmente no número de viagens por ano, embora o público entrevistado não fosse de alta renda.PALAVRAS-CHAVESTurismo. Hedonismo. Parada do Orgulho LGBT. São Paulo-SP, Brasil ABSTRACTThis article tries to establish a relation between the behavior of the LGBT tourist and the consumption in leisurely trips. From the economic data published in the Pink Money reports, it is observed that the LGBT tourist spends thirty percent more than the heterosexual tourist. It remains to be known the origins of this consumerist behavior, the motivations, and causes. Being able to formulate this concept of hedonistic materialism from Michel Onfray’s explanations, and being inspired by Arthur Schopenhauer’s works on the art of living, and Thorstein Veblen’s The Theory of the Leisure Class. The methodology used was a qualitative-quantitive study, with the application of a questionnaire (survey) during the 22nd Pride Parade of São Paulo and by bibliographic research. In which the results confirmed hedonistic behavior, manifested mainly in the number of trips per year, even though those interviewed where not of a high-income base.KEYWORDSTourism. Hedonism. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brazil. AUTORIAChristopher Smith Bignardi Neves - Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7108544027466482. E-mail: smithbig@hotmail.comLuiz Ernesto Brambatti – Doutor. Professor na Universidade Federal do Paraná. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583291058896869. E-mail: lebramba@gmail.com REFERÊNCIAS Avena, D. T. (2005). A hospitalidade e o consumo nos meios de hospedagem pelos homossexuais: um estudo de caso de Curitiba-PR. Dissertação. Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. LinkBauman, Z. (1998). O mal-estar da pós modernidade. Rio de Janeiro: Zahar.Chasin, A. (2000). Selling out: the gay and lesbian movement goes to market. New York: St. Martin’s Press.Community Marketing & Insights (2018). CMI`s 12th Annual LGBT Community Survey - USA Report. LinkCreswell, J. W. (2007) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.Folha de São Paulo (2013). Data Folha, Pesquisa Parada Gay 2013. LinkFolha de São Paulo (2018). No sufoco Parada Gay de SP. LinkGil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.Harvey, D. (2003). Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.Hughes, H. L. (2006). Pink tourism: holidays of gay and lesbians. Oxfordshire: CAB International.IGLTA - International Lesbian and Gay Travel Association. Link Isto É Dinheiro. (2013). O poder do Pink Money. LinkNestpizk. (2017). Best LGBT Cities 2017 Ranking. LinkNeves, C. S. B., & Brambatti, L. E. (2018). O comportamento do turista lgbt com relação ao consumo em viagens. Anais... Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, 161-167. Gramado, RS, Brasil. LinkNunan, A. (2003). Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai.Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo (2017). Pesquisa de perfil de público Parada do Orgulho LGBT 2017. LinkOnfray, M. (1999). A arte de ter prazer: por um materialismo hedonista. São Paulo: Martins Fontes.Onfray, M. (2009). Teoria da viagem. Porto Alegre: L&PM.Onfray, M. (2010). A potência de existir. Por um materialismo hedonista. São Paulo: Martins Fontes.Paixão, D. L. D. (2008) Turismo hedonista: um segmento pós-moderno de viagens aliadas ao prazer. Anais... V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. LinkSchopenhauer, A. (1980). Arte del buen vivir. Madrid: Edaf.Survey Monkey (2019). Calculadora de Tamanho de Amostra. LinkTadioto, M. V. (2016). O lugar discursivo do sujeito no segmento turístico GLS. Dissertação. Mestrado em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil. LinkTrigo, L. G. G. (2009). Ascensão do prazer na sociedade atual: Turismo GLS. In. Panosso Netto, A; Ansarah, M. G. R.; & Canton, A. M. (org.) Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. P. 141-164. Barueri, SP: Manole.Urry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc.Veblen, T. (1980). A teoria da classe ociosa. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.Vieira, A. Jr. (2008). Turismo GLBT na Costa do Cacau: Uma alternativa econômica para o sul da Bahia? Dissertação. Mestrado em Turismo, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil. LinkUNWTO - World Tourism Organization (2017). Second Global Report on LGBT Tourism. Madri: UNWTO.PROCESSO EDITORIALRecebido: 4 AGO 18; Avaliado: 1º (AGO-DEZ), 2º rodada (JUL 19); Aceito: 31 JUL 19. |
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O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel ConsumptionCiências Sociais Aplicadas/TurismoTurismo. Tourism. Hedonismo. Hedonism. LGBT. Parada do Orgulho LGBT. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brasil. Brazil. RESUMOEste artigo busca estabelecer uma relação entre o comportamento do turista LGBT com o consumo em viagens de lazer. A partir de dados econômicos publicados nos relatórios de Pink Money, observa-se que o turista LGBT gasta 30% a mais do que o turista heterossexual. Razões para tal padrão de consumo e suas motivações foram encontradas em Michel Onfray e no seu conceito de materialismo hedonista, inspirado em Schopenhauer, na obra a Arte de Bem viver, e em Thorstein Veblen, e sua Teoria da Classe Ociosa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário [Survey] durante a 22ª Parada Gay de São Paulo. Os resultados confirmaram um comportamento hedonista, manifestado principalmente no número de viagens por ano, embora o público entrevistado não fosse de alta renda.PALAVRAS-CHAVESTurismo. Hedonismo. Parada do Orgulho LGBT. São Paulo-SP, Brasil ABSTRACTThis article tries to establish a relation between the behavior of the LGBT tourist and the consumption in leisurely trips. From the economic data published in the Pink Money reports, it is observed that the LGBT tourist spends thirty percent more than the heterosexual tourist. It remains to be known the origins of this consumerist behavior, the motivations, and causes. Being able to formulate this concept of hedonistic materialism from Michel Onfray’s explanations, and being inspired by Arthur Schopenhauer’s works on the art of living, and Thorstein Veblen’s The Theory of the Leisure Class. The methodology used was a qualitative-quantitive study, with the application of a questionnaire (survey) during the 22nd Pride Parade of São Paulo and by bibliographic research. In which the results confirmed hedonistic behavior, manifested mainly in the number of trips per year, even though those interviewed where not of a high-income base.KEYWORDSTourism. Hedonism. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brazil. AUTORIAChristopher Smith Bignardi Neves - Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7108544027466482. E-mail: smithbig@hotmail.comLuiz Ernesto Brambatti – Doutor. Professor na Universidade Federal do Paraná. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583291058896869. E-mail: lebramba@gmail.com REFERÊNCIAS Avena, D. T. (2005). A hospitalidade e o consumo nos meios de hospedagem pelos homossexuais: um estudo de caso de Curitiba-PR. Dissertação. Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. LinkBauman, Z. (1998). O mal-estar da pós modernidade. Rio de Janeiro: Zahar.Chasin, A. (2000). Selling out: the gay and lesbian movement goes to market. New York: St. Martin’s Press.Community Marketing & Insights (2018). CMI`s 12th Annual LGBT Community Survey - USA Report. LinkCreswell, J. W. (2007) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.Folha de São Paulo (2013). Data Folha, Pesquisa Parada Gay 2013. LinkFolha de São Paulo (2018). No sufoco Parada Gay de SP. LinkGil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.Harvey, D. (2003). Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.Hughes, H. L. (2006). Pink tourism: holidays of gay and lesbians. Oxfordshire: CAB International.IGLTA - International Lesbian and Gay Travel Association. Link Isto É Dinheiro. (2013). O poder do Pink Money. LinkNestpizk. (2017). Best LGBT Cities 2017 Ranking. LinkNeves, C. S. B., & Brambatti, L. E. (2018). O comportamento do turista lgbt com relação ao consumo em viagens. Anais... Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, 161-167. Gramado, RS, Brasil. LinkNunan, A. (2003). Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai.Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo (2017). Pesquisa de perfil de público Parada do Orgulho LGBT 2017. LinkOnfray, M. (1999). A arte de ter prazer: por um materialismo hedonista. São Paulo: Martins Fontes.Onfray, M. (2009). Teoria da viagem. Porto Alegre: L&PM.Onfray, M. (2010). A potência de existir. Por um materialismo hedonista. São Paulo: Martins Fontes.Paixão, D. L. D. (2008) Turismo hedonista: um segmento pós-moderno de viagens aliadas ao prazer. Anais... V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. LinkSchopenhauer, A. (1980). Arte del buen vivir. Madrid: Edaf.Survey Monkey (2019). Calculadora de Tamanho de Amostra. LinkTadioto, M. V. (2016). O lugar discursivo do sujeito no segmento turístico GLS. Dissertação. Mestrado em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil. LinkTrigo, L. G. G. (2009). Ascensão do prazer na sociedade atual: Turismo GLS. In. Panosso Netto, A; Ansarah, M. G. R.; & Canton, A. M. (org.) Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. P. 141-164. Barueri, SP: Manole.Urry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc.Veblen, T. (1980). A teoria da classe ociosa. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.Vieira, A. Jr. (2008). Turismo GLBT na Costa do Cacau: Uma alternativa econômica para o sul da Bahia? Dissertação. Mestrado em Turismo, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil. LinkUNWTO - World Tourism Organization (2017). Second Global Report on LGBT Tourism. Madri: UNWTO.PROCESSO EDITORIALRecebido: 4 AGO 18; Avaliado: 1º (AGO-DEZ), 2º rodada (JUL 19); Aceito: 31 JUL 19. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNeves, Christopher Smith BignardiBrambatti, Luiz Ernesto2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6501ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 4 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSenghttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6501/pdfDireitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-15T17:51:19Zoai:vkali30.ucs.br:article/6501Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2019-10-15T17:51:19Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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RESUMOEste artigo busca estabelecer uma relação entre o comportamento do turista LGBT com o consumo em viagens de lazer. A partir de dados econômicos publicados nos relatórios de Pink Money, observa-se que o turista LGBT gasta 30% a mais do que o turista heterossexual. Razões para tal padrão de consumo e suas motivações foram encontradas em Michel Onfray e no seu conceito de materialismo hedonista, inspirado em Schopenhauer, na obra a Arte de Bem viver, e em Thorstein Veblen, e sua Teoria da Classe Ociosa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário [Survey] durante a 22ª Parada Gay de São Paulo. Os resultados confirmaram um comportamento hedonista, manifestado principalmente no número de viagens por ano, embora o público entrevistado não fosse de alta renda.PALAVRAS-CHAVESTurismo. Hedonismo. Parada do Orgulho LGBT. São Paulo-SP, Brasil ABSTRACTThis article tries to establish a relation between the behavior of the LGBT tourist and the consumption in leisurely trips. From the economic data published in the Pink Money reports, it is observed that the LGBT tourist spends thirty percent more than the heterosexual tourist. It remains to be known the origins of this consumerist behavior, the motivations, and causes. Being able to formulate this concept of hedonistic materialism from Michel Onfray’s explanations, and being inspired by Arthur Schopenhauer’s works on the art of living, and Thorstein Veblen’s The Theory of the Leisure Class. The methodology used was a qualitative-quantitive study, with the application of a questionnaire (survey) during the 22nd Pride Parade of São Paulo and by bibliographic research. In which the results confirmed hedonistic behavior, manifested mainly in the number of trips per year, even though those interviewed where not of a high-income base.KEYWORDSTourism. Hedonism. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brazil. AUTORIAChristopher Smith Bignardi Neves - Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7108544027466482. E-mail: smithbig@hotmail.comLuiz Ernesto Brambatti – Doutor. Professor na Universidade Federal do Paraná. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583291058896869. E-mail: lebramba@gmail.com REFERÊNCIAS Avena, D. T. (2005). A hospitalidade e o consumo nos meios de hospedagem pelos homossexuais: um estudo de caso de Curitiba-PR. Dissertação. Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. LinkBauman, Z. (1998). O mal-estar da pós modernidade. Rio de Janeiro: Zahar.Chasin, A. (2000). Selling out: the gay and lesbian movement goes to market. New York: St. Martin’s Press.Community Marketing & Insights (2018). CMI`s 12th Annual LGBT Community Survey - USA Report. LinkCreswell, J. W. (2007) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.Folha de São Paulo (2013). Data Folha, Pesquisa Parada Gay 2013. LinkFolha de São Paulo (2018). No sufoco Parada Gay de SP. LinkGil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.Harvey, D. (2003). Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.Hughes, H. L. (2006). Pink tourism: holidays of gay and lesbians. Oxfordshire: CAB International.IGLTA - International Lesbian and Gay Travel Association. Link Isto É Dinheiro. (2013). O poder do Pink Money. LinkNestpizk. (2017). Best LGBT Cities 2017 Ranking. LinkNeves, C. S. B., & Brambatti, L. E. (2018). O comportamento do turista lgbt com relação ao consumo em viagens. Anais... Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, 161-167. Gramado, RS, Brasil. LinkNunan, A. (2003). Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai.Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo (2017). Pesquisa de perfil de público Parada do Orgulho LGBT 2017. LinkOnfray, M. (1999). A arte de ter prazer: por um materialismo hedonista. São Paulo: Martins Fontes.Onfray, M. (2009). Teoria da viagem. Porto Alegre: L&PM.Onfray, M. (2010). A potência de existir. Por um materialismo hedonista. São Paulo: Martins Fontes.Paixão, D. L. D. (2008) Turismo hedonista: um segmento pós-moderno de viagens aliadas ao prazer. Anais... V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. LinkSchopenhauer, A. (1980). Arte del buen vivir. Madrid: Edaf.Survey Monkey (2019). Calculadora de Tamanho de Amostra. LinkTadioto, M. V. (2016). O lugar discursivo do sujeito no segmento turístico GLS. Dissertação. Mestrado em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil. LinkTrigo, L. G. G. (2009). Ascensão do prazer na sociedade atual: Turismo GLS. In. Panosso Netto, A; Ansarah, M. G. R.; & Canton, A. M. (org.) Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. P. 141-164. Barueri, SP: Manole.Urry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc.Veblen, T. (1980). A teoria da classe ociosa. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.Vieira, A. Jr. (2008). Turismo GLBT na Costa do Cacau: Uma alternativa econômica para o sul da Bahia? Dissertação. Mestrado em Turismo, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil. LinkUNWTO - World Tourism Organization (2017). Second Global Report on LGBT Tourism. Madri: UNWTO.PROCESSO EDITORIALRecebido: 4 AGO 18; Avaliado: 1º (AGO-DEZ), 2º rodada (JUL 19); Aceito: 31 JUL 19. |
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