As deportações de Judá para a Babilônia sob novas perspectivas: uma exegese de Jr 29,1-15 à luz dos tabletes de Āl-Yāḫūdu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2234 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe novos olhares para as deportações de Judá efetivadas pelo império babilônico, no século VI AEC. Para tal fim, apresentamos a análise exegética de Jr 29,1-15 à luz dos tabletes em cuneiforme acadiano de Āl-Yāḫūdu. Neste trabalho, visamos observar a vida material dos judaítas deportados e sugerir onde se localizam as possíveis reverberações da carta aos deportados na Babilônia (Jr 29,1-15). A exegese do texto bíblico faz parte do bloco de Jr 27-29, que procura amenizar o conflito existente devido ao movimento anti-Babilônia em Judá e também na Babilônia. Desta forma, a carta enviada aos deportados busca legitimar a permanência e pacificidade dos judaítas na nova residência. Logo, a ênfase que damos na análise exegética se concentra no uso intensivo que ela faz dos verbos no imperativo, o que nos indica que o autor da carta pretende atingir os seus ouvintes. Além de despertá-los, o texto carrega diretrizes que deviam ser cumpridas emergencialmente e, em razão disso, propusemos analisar a resposta dos judaítas pelo que consta na cultura material, isto é: a nossa análise se dá a partir dos tabletes de Āl-Yāḫūdu. Portanto, selecionamos para esta pesquisa quatro documentos, que fazem parte de um corpus maior, formado por aproximadamente 250 tabletes. Os textos de Āl-Yāḫūdu são fontes escritas por escribas babilônicos em cuneiforme acadiano, que documentavam as atividades dos judaítas, sobretudo, suas transações comerciais na zona rural. Os tabletes cobrem 95 anos da vida material dos judaítas assentados em aldeias. Dessa maneira, tornou-se possível estudar quatro gerações de indivíduos que residiam às margens dos rios da Babilônia. 15 anos após a deportação de 597AEC temos o primeiro registro de judaítas neste império. Por outro lado, o último tablete data de 477 AEC (9º ano do reinado de Xerxes). Finalmente, sob as análises de fontes distintas (exegese bíblica e cultura material), procurou-se chegar às conclusões propositivas para o estudo da deportação babilônica. Além de apresentar novas informações, a intertextualidade entre a exegese bíblica e os tabletes de Āl-Yāḫūdu, também propõe novas e possíveis perspectivas para o estudo deste importante evento da Bíblia hebraica.(AU) |
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As deportações de Judá para a Babilônia sob novas perspectivas: uma exegese de Jr 29,1-15 à luz dos tabletes de Āl-YāḫūduThe Deportations From Judah To Babylon From New Perspectives: An exegesis of Jer 29:1-15 in the light of the Āl-Yāḫūdu tabletsDeportação em massa; Exegese Bíblica; Cultura Material; Judaítas; Períodos babilônico e persa: Mass deportation; Biblical Exegesis; Material Culture; Judaism; Babylonian and Persian periodsCIENCIAS HUMANASA presente pesquisa propõe novos olhares para as deportações de Judá efetivadas pelo império babilônico, no século VI AEC. Para tal fim, apresentamos a análise exegética de Jr 29,1-15 à luz dos tabletes em cuneiforme acadiano de Āl-Yāḫūdu. Neste trabalho, visamos observar a vida material dos judaítas deportados e sugerir onde se localizam as possíveis reverberações da carta aos deportados na Babilônia (Jr 29,1-15). A exegese do texto bíblico faz parte do bloco de Jr 27-29, que procura amenizar o conflito existente devido ao movimento anti-Babilônia em Judá e também na Babilônia. Desta forma, a carta enviada aos deportados busca legitimar a permanência e pacificidade dos judaítas na nova residência. Logo, a ênfase que damos na análise exegética se concentra no uso intensivo que ela faz dos verbos no imperativo, o que nos indica que o autor da carta pretende atingir os seus ouvintes. Além de despertá-los, o texto carrega diretrizes que deviam ser cumpridas emergencialmente e, em razão disso, propusemos analisar a resposta dos judaítas pelo que consta na cultura material, isto é: a nossa análise se dá a partir dos tabletes de Āl-Yāḫūdu. Portanto, selecionamos para esta pesquisa quatro documentos, que fazem parte de um corpus maior, formado por aproximadamente 250 tabletes. Os textos de Āl-Yāḫūdu são fontes escritas por escribas babilônicos em cuneiforme acadiano, que documentavam as atividades dos judaítas, sobretudo, suas transações comerciais na zona rural. Os tabletes cobrem 95 anos da vida material dos judaítas assentados em aldeias. Dessa maneira, tornou-se possível estudar quatro gerações de indivíduos que residiam às margens dos rios da Babilônia. 15 anos após a deportação de 597AEC temos o primeiro registro de judaítas neste império. Por outro lado, o último tablete data de 477 AEC (9º ano do reinado de Xerxes). Finalmente, sob as análises de fontes distintas (exegese bíblica e cultura material), procurou-se chegar às conclusões propositivas para o estudo da deportação babilônica. Além de apresentar novas informações, a intertextualidade entre a exegese bíblica e os tabletes de Āl-Yāḫūdu, também propõe novas e possíveis perspectivas para o estudo deste importante evento da Bíblia hebraica.(AU)The present research proposes new insights into the deportations from Judah effected by the Babylonian empire in the sixth century B.C.E. To this end, we present an exegetical analysis of Jer 29:1-15 in light of the Akkadian cuneiform tablets of Āl-Yāḫūdu. In this paper, we aim to observe the material life of the deported Judahites and suggest where possible reverberations of the letter to the deportees in Babylon (Jer 29:1-15) are located. The exegesis of the biblical text is part of the block of Jer 27-29, which seeks to ease the existing conflict due to the anti-Babylonian movement in Judah and also in Babylon. In this way, the letter sent to the deportees seeks to legitimize the permanence and peace of the Judahites in their new residence. Therefore, the emphasis of our exegetical analysis is on the intensive use of verbs in the imperative, which indicates that the author of the letter intends to reach his listeners. In addition to arousing them, the text carries directives that had to be urgently fulfilled and, because of this, we proposed to analyze the response of the Judahites by what is contained in the material culture, that is: our analysis takes place from the tablets of Āl-Yāḫūdu. Therefore, we selected for this research four documents, which are part of a larger corpus consisting of approximately 250 tablets. The texts of Āl-Yāḫūdu are sources written by Babylonian scribes in Akkadian cuneiform, which documented the activities of the Judaites, especially their business transactions in the countryside. The tablets cover 95 years of the material life of the Judaites settled in villages. In this way it became possible to study four generations of individuals who resided on the banks of the rivers of Babylon. 15 years after the deportation of 597AEC, we have the first record of Judaites in this empire. On the other hand, the last tablet dates from 477 B.C.E. (9th year of Xerxes' reign). Finally, under the analyses of distinct sources (biblical exegesis and material culture), we tried to reach propositional conclusions for the study of the Babylonian deportation. In addition to presenting new information, the intertextuality between biblical exegesis and the tablets of Āl-Yāḫūdu also proposes new and possible perspectives for the study of this important event in the Hebrew Bible.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoKaefer, José AdemarSantos, Suely Xavier dosLima, Maria de Lourdes CorrêaPedrosa, Douglas de Souza2022-10-11T14:56:00Z2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPedrosa, Douglas de Souza. As deportações de Judá para a Babilônia sob novas perspectivas: uma exegese de Jr 29,1-15 à luz dos tabletes de Āl-Yāḫūdu. 2022. 109 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-10-11T14:56:00Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2234Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-10-11T14:56Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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