O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS DO TRABALHO DA AUXILIAR DE CLASSE EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2064 |
Resumo: | Embora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer de maneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresenta uma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalho desenvolvido pela Auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, principalmente no que diz respeito ao cuidar e educar. Para subsidiar essa pesquisa, utilizamos, entre outros, os estudos de Azevedo (2013) sobre a construção do binômio cuidar-educar na Educação Infantil, o levantamento histórico das políticas para a Educação Infantil de Kramer (2011) e Kuhlmann (2000), e as constatações de Oliveira (2010) quanto ao entendimento das diretrizes nacionais para a educação infantil. A metodologia utilizada consiste na análise documental (GIL, 2002, 2008) em relação ao aporte teórico e documentos oficiais do município. O objetivo deste trabalho é (i) identificar a concepção da prefeitura sobre a função da Auxiliar em Educação, a partir da análise do Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo e da Proposta Curricular do município; (ii) investigar se os documentos viabilizam a cisão entre atividades de educação e cuidado no cotidiano das creches. Os resultados desta pesquisa apresentaram incongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestão dos cargos, principalmente o da Auxiliar em Educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas de educação em alguns aspectos, principalmente no que tange a educação e o cuidado na etapa da Educação Infantil. |
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O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS DO TRABALHO DA AUXILIAR DE CLASSE EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINOCARING AND EDUCATING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: ASPECTS OF THE CLASS ASSISTENT'S WORKS IN A MUNICIPAL EDUCATION SISTEMCuidar; Educar; Auxiliar de Classe; Educação Infantil; Auxiliar em EducaçãoCaring; Educating; Class Assistant; Early Childhood Education; Education AssistantCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEmbora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer de maneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresenta uma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalho desenvolvido pela Auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, principalmente no que diz respeito ao cuidar e educar. Para subsidiar essa pesquisa, utilizamos, entre outros, os estudos de Azevedo (2013) sobre a construção do binômio cuidar-educar na Educação Infantil, o levantamento histórico das políticas para a Educação Infantil de Kramer (2011) e Kuhlmann (2000), e as constatações de Oliveira (2010) quanto ao entendimento das diretrizes nacionais para a educação infantil. A metodologia utilizada consiste na análise documental (GIL, 2002, 2008) em relação ao aporte teórico e documentos oficiais do município. O objetivo deste trabalho é (i) identificar a concepção da prefeitura sobre a função da Auxiliar em Educação, a partir da análise do Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo e da Proposta Curricular do município; (ii) investigar se os documentos viabilizam a cisão entre atividades de educação e cuidado no cotidiano das creches. Os resultados desta pesquisa apresentaram incongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestão dos cargos, principalmente o da Auxiliar em Educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas de educação em alguns aspectos, principalmente no que tange a educação e o cuidado na etapa da Educação Infantil.Even though there is a general agreement among Early Childhood Education scholars that caring and educating should be inseparable things, the call notices for Public Tenders sometimes presents a dichotomous conception of these axes. The main aim of this research is to get a better understanding about how the class assistant in São Bernardo do Campo's Early Childhood Education has been developing her job. The research aims as well to understand her occupied space at that position mainly concerning to care and education. To support this, we based our research on Azevedo's (2013) studies on the construction of the expression caring- disciplining applied to Early Childhood Education; at the historical survey of policies on Early Childhood Education of Kramer (2011) and Kullmann (2000), and at Oliveira´s (2010) findings regarding the comprehension of national guidelines for Early Childhood education. The methodology used on this research consists of documental analysis (GIL, 2002, 2008) of theoretical contributions and of official documents of the referred city. The main aims of this research are (i) to identify the municipality's conception on the real job function of the Class Education Assistant, from then on the analysis of the Statute and Career Plan for Teaching Professionals and Basic Education Servants of São Bernardo do Campo Municipal Public Education and the Municipality´s Curricular; (ii) to investigate whether the documents make it possible to split education and care activities in the day-to-day of the day-care centers. The results of this research presents inconsistencies between the commitments undertaken in the official documents of the City Hall and the way in which the management of positions is carried out, especially concerning the job position of Class Assistant, revealing vision and welfarism practices in the education in some aspects, especially with regard to education and care in the stage of Early Childhood EducationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoVieira, Almir MartinsCampos, Elisabete Ferreira EstevesBatista , Sueli Soares dos SantosLuz, Jessica Tavares2021-03-04T17:34:53Z2020-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLuz, Jessica Tavares. O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS DO TRABALHO DA AUXILIAR DE CLASSE EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2020. 124 folhas. 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