NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/990 |
Resumo: | Este trabalho busca apresentar as vivências de três pessoas ouvintes, além do próprio autor, filhas de pais surdos, discutindo as relações familiares entre pais e filhos, mostrando as diferenças em relação às famílias que não possuem pessoas surdas no seu âmago, desmistificando preconceitos e pré-conceitos. Devido as barreiras comunicacionais e pelo preconceito, muitos surdos acabavam sendo privados do direto de serem pais. Nos relatos apresentados nesta dissertação, houve momentos em que isso quase aconteceu na vida dos sujeitos entrevistados para esta pesquisa. Porém, com força e consciência dos direitos adquiridos, esses pais surdos não permitiram que tal coisa acontecesse. O texto inicia com a trajetória formativa e profissional do autor para, em seguida, trazer os autores que abordam temas como surdez (Wrigley, 1996; Lacerda, 1998; Perlin, 1998; Moura, 2000; Sá, 2002; Quadros, 2004; Sacks, 2007), antropologia (Hall, 1992; Gomes, 2008), relações familiares (Lacan, 1987) e autobiografia (Ferraroti, 1991; Pineau, 2006; demartini, 2008). A língua de sinais e a história educacional dos surdos também são discutidas neste trabalho. Por último, são apresentados os relatos de história de vida feitos na pesquisa de campo de forma literária, com as análises dos depoimentos colhidos pelos sujeitos entrevistados (filhos ouvintes e pais surdos) os quais evidenciam que ser filho de pais surdos pode ser tão normal quanto ser filho de pais ouvintes. |
id |
METODISTA_85da9b82d34f11e872e5166cef469c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/990 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃOsurdezlíngua de sinaisLIBRASsurdoCODAfilho de pais surdos.Deafnesssign languageASLDeaf, CODA, son of deaf parents.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho busca apresentar as vivências de três pessoas ouvintes, além do próprio autor, filhas de pais surdos, discutindo as relações familiares entre pais e filhos, mostrando as diferenças em relação às famílias que não possuem pessoas surdas no seu âmago, desmistificando preconceitos e pré-conceitos. Devido as barreiras comunicacionais e pelo preconceito, muitos surdos acabavam sendo privados do direto de serem pais. Nos relatos apresentados nesta dissertação, houve momentos em que isso quase aconteceu na vida dos sujeitos entrevistados para esta pesquisa. Porém, com força e consciência dos direitos adquiridos, esses pais surdos não permitiram que tal coisa acontecesse. O texto inicia com a trajetória formativa e profissional do autor para, em seguida, trazer os autores que abordam temas como surdez (Wrigley, 1996; Lacerda, 1998; Perlin, 1998; Moura, 2000; Sá, 2002; Quadros, 2004; Sacks, 2007), antropologia (Hall, 1992; Gomes, 2008), relações familiares (Lacan, 1987) e autobiografia (Ferraroti, 1991; Pineau, 2006; demartini, 2008). A língua de sinais e a história educacional dos surdos também são discutidas neste trabalho. Por último, são apresentados os relatos de história de vida feitos na pesquisa de campo de forma literária, com as análises dos depoimentos colhidos pelos sujeitos entrevistados (filhos ouvintes e pais surdos) os quais evidenciam que ser filho de pais surdos pode ser tão normal quanto ser filho de pais ouvintes.This paper seeks to present the experiences of three listeners, besides the author, childrens of deaf parents, discussing family relationships between parents and children, showing the differences in relation to families who have no deaf people at its core, demystifying prejudices and pre -concepts. Due to communication barriers and prejudice, many deaf people ended up being deprived of the right to be parents. In the reports presented in this thesis, there were times when it almost happened in the lives of the subjects interviewed for this research, but with strength and awareness of rights they had, these deaf parents would not allow such a thing to happen. The text begins with the history and formation of the author to then bring the authors covering topics such as deafness (Wrigley, 1996; Lacerda, 1998; Perlin, 1998; Moura, 2000; Sá, 2002; Quadros, 2004; Sacks, 2007), anthropology (Hall, 1992; Gomes, 2008), family relationships (Lacan, 1987) and autobiography (Ferraroti, 1991; Pineau, 2006; Demartini, 2008). The sign language of the deaf and educational history are also discussed in this paper. At the end are presented reports of life history made in the research field of literary form, with analyzes of testimonies collected by interviewees (deaf parents and hearing children) which showed to be son of deaf parents can be as normal as being the child of hearing parents.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Moura, Maria Cecilia deCPF:89020032023Renders, Elizabete Cristina da CostaCPF:25420650252Pereira, Osmar Roberto2016-08-03T16:15:39Z2013-03-062012-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Osmar Roberto. NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:24Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/990Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:24Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
title |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO Pereira, Osmar Roberto surdez língua de sinais LIBRAS surdo CODA filho de pais surdos. Deafness sign language ASL Deaf, CODA, son of deaf parents. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
title_full |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO |
author |
Pereira, Osmar Roberto |
author_facet |
Pereira, Osmar Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri CPF:13265477995 http://lattes.cnpq.br/8059807589945744 Moura, Maria Cecilia de CPF:89020032023 Renders, Elizabete Cristina da Costa CPF:25420650252 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Osmar Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
surdez língua de sinais LIBRAS surdo CODA filho de pais surdos. Deafness sign language ASL Deaf, CODA, son of deaf parents. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
surdez língua de sinais LIBRAS surdo CODA filho de pais surdos. Deafness sign language ASL Deaf, CODA, son of deaf parents. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho busca apresentar as vivências de três pessoas ouvintes, além do próprio autor, filhas de pais surdos, discutindo as relações familiares entre pais e filhos, mostrando as diferenças em relação às famílias que não possuem pessoas surdas no seu âmago, desmistificando preconceitos e pré-conceitos. Devido as barreiras comunicacionais e pelo preconceito, muitos surdos acabavam sendo privados do direto de serem pais. Nos relatos apresentados nesta dissertação, houve momentos em que isso quase aconteceu na vida dos sujeitos entrevistados para esta pesquisa. Porém, com força e consciência dos direitos adquiridos, esses pais surdos não permitiram que tal coisa acontecesse. O texto inicia com a trajetória formativa e profissional do autor para, em seguida, trazer os autores que abordam temas como surdez (Wrigley, 1996; Lacerda, 1998; Perlin, 1998; Moura, 2000; Sá, 2002; Quadros, 2004; Sacks, 2007), antropologia (Hall, 1992; Gomes, 2008), relações familiares (Lacan, 1987) e autobiografia (Ferraroti, 1991; Pineau, 2006; demartini, 2008). A língua de sinais e a história educacional dos surdos também são discutidas neste trabalho. Por último, são apresentados os relatos de história de vida feitos na pesquisa de campo de forma literária, com as análises dos depoimentos colhidos pelos sujeitos entrevistados (filhos ouvintes e pais surdos) os quais evidenciam que ser filho de pais surdos pode ser tão normal quanto ser filho de pais ouvintes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-13 2013-03-06 2016-08-03T16:15:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Osmar Roberto. NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/990 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Osmar Roberto. NASCIDOS NO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE FILHOS OUVINTES E PAIS SURDOS NA EDUCAÇÃO. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998677245952 |