Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto de Jesus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1748
Resumo: Este trabalho pretende analisar o título de Criador dos céus e da terra, atribuído a Yahweh, em Isaías 45,14-25, como também, demonstrar que a teologia do Yahweh Deus Criador em Israel, foi iniciada pelo Dêutero-Isaías no período em que ele esteve exilado na Babilônia com seus compatriotas. Também destacamos nesta tese que a teologia do Deus Criador, dos céus e da terra sofreu interferências culturais, da narrativa babilônica da criação conhecida como Enuma Elish. Para tal, utilizamos o estudo exegético, partindo da análise do contexto histórico, literário e religioso do Dêutero-Isaías, afim de, demonstrarmos que o título de Criador atribuído a Yahweh, teve o objetivo de esclarecer a comunidade judaica que estava exilada na Babilônia, que o deus Marduk não era o criador dos céus e da terra. Portanto, interpretamos o título de Deus Criador atribuído a Yahweh pelo profeta Dêutero-Isaías, como uma negação deste título direcionado à Marduk pelos babilônicos da dinastia caldaica. Demonstramos que no período pós-exílico, a teologia do Yahweh, Deus Criador passou por evoluções, sendo que a segunda fase desta teologia deve ser vista na produção literária Gênesis 1,1-2, 4ª – 2,4b-25. Discutimos que os redatores das duas narrativas cosmogônicas citadas acima no livro de Gênesis, produziram estes textos no período pós-exílico para re-afirmar a teologia do Yahweh Deus Criador, iniciada pelo profeta Dêutero-Isaías, por volta do ano 540 a.C. Por fim, mencionamos que os Salmos de Criação 104; 33; 19; 08 e 136 são a terceira fase da teologia do Deus Criador em Israel no período pós-exílico e nesta os salmistas apresentaram algumas novidades que não foram mencionadas pelo Dêutero-Isaías, tais como: Yahweh o Deus Sustentador da criação, Yahweh o Deus Artesão que criou os céus com suas mãos e a criação de Yahweh vinculada a sua hesed - bondade e outros temas que foram trabalhados nesta tese.
id METODISTA_87def1413e45624771946724b7b1e28d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1748
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.Hermeneutic Perspectives: A re-reading of the Concept of the Creator's Yahweh from Isaiah 45: 14-25.Dêutero-Isaías; Cosmogonia; Criador, Sustentador e Enuma ElishDeutero-Isaiah; Cosmogony; Creator; Sustainer and Enuma ElishCIENCIAS HUMANASEste trabalho pretende analisar o título de Criador dos céus e da terra, atribuído a Yahweh, em Isaías 45,14-25, como também, demonstrar que a teologia do Yahweh Deus Criador em Israel, foi iniciada pelo Dêutero-Isaías no período em que ele esteve exilado na Babilônia com seus compatriotas. Também destacamos nesta tese que a teologia do Deus Criador, dos céus e da terra sofreu interferências culturais, da narrativa babilônica da criação conhecida como Enuma Elish. Para tal, utilizamos o estudo exegético, partindo da análise do contexto histórico, literário e religioso do Dêutero-Isaías, afim de, demonstrarmos que o título de Criador atribuído a Yahweh, teve o objetivo de esclarecer a comunidade judaica que estava exilada na Babilônia, que o deus Marduk não era o criador dos céus e da terra. Portanto, interpretamos o título de Deus Criador atribuído a Yahweh pelo profeta Dêutero-Isaías, como uma negação deste título direcionado à Marduk pelos babilônicos da dinastia caldaica. Demonstramos que no período pós-exílico, a teologia do Yahweh, Deus Criador passou por evoluções, sendo que a segunda fase desta teologia deve ser vista na produção literária Gênesis 1,1-2, 4ª – 2,4b-25. Discutimos que os redatores das duas narrativas cosmogônicas citadas acima no livro de Gênesis, produziram estes textos no período pós-exílico para re-afirmar a teologia do Yahweh Deus Criador, iniciada pelo profeta Dêutero-Isaías, por volta do ano 540 a.C. Por fim, mencionamos que os Salmos de Criação 104; 33; 19; 08 e 136 são a terceira fase da teologia do Deus Criador em Israel no período pós-exílico e nesta os salmistas apresentaram algumas novidades que não foram mencionadas pelo Dêutero-Isaías, tais como: Yahweh o Deus Sustentador da criação, Yahweh o Deus Artesão que criou os céus com suas mãos e a criação de Yahweh vinculada a sua hesed - bondade e outros temas que foram trabalhados nesta tese.This work intends to analyze the title of Creator of the heavens and the earth attributed to Yahweh in Isaiah 45, 14-25, as well as to demonstrate that the theology of Yahweh God the Creator in Israel was initiated by the Deutero-Isaiah in the period in which he was exiled in Babylon with his countrymen. We also emphasize in this thesis that the theology of the Creator God, the heavens and the earth, suffered cultural interference from the Babylonian creation narrative known as Enuma Elish. For this, we use the exegetical study, starting from the analysis of the historical, literary and religious context of the Deutero-Isaiah, in order to demonstrate that the title of Creator attributed to Yahweh, had the purpose of clarifying the Jewish community that was exiled in Babylon, that the god Marduk, was not the creator of the heavens and the earth. Therefore we interpret the title of God the Creator attributed to Yahweh by the Deutero-Isaiah prophet, as a denial of this title directed to Marduk by the Babylonians of the Chaldaean dynasty. We demonstrate that in the post-exilic period, the theology of Yahweh, God the Creator went through evolutions, and the second face of this theology must be seen in the literary production Genesis 1,1-2, 4a - 2,4b-25. We have argued that the writers of the two cosmogonic narratives quoted above in the book of Genesis produced these texts in the post-exilic period to re-affirm the theology of Yahweh God the Creator, begun by the prophet Deutero-Isaiah, circa 540 a.C. Finally, we mention that the Creation Psalms 104; 33; 19; 08 and 136 are the third phase of the theology of the Creator God in Israel in the post-exilic period, and in this the psalmists presented some novelties that were not mentioned by the Deutero-Isaiah, such as: Yahweh, the Lord of Creation, Yahweh the God Craftsman who created the heavens with his hands and the creation of Yahweh bound to his hesed - kindness and other themes that were worked out in this thesis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoSiqueira, Tércio MachadoRenders, HelmutKaefer , José AdemarSantos, Suely Xavier doFrizzo, Antonio CarlosSilva, Roberto de Jesus2018-05-02T18:59:13Z2018-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Roberto de Jesus. Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.. 2018. 171 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-05-02T18:59:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1748Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-05-02T18:59:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
Hermeneutic Perspectives: A re-reading of the Concept of the Creator's Yahweh from Isaiah 45: 14-25.
title Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
spellingShingle Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
Silva, Roberto de Jesus
Dêutero-Isaías; Cosmogonia; Criador, Sustentador e Enuma Elish
Deutero-Isaiah; Cosmogony; Creator; Sustainer and Enuma Elish
CIENCIAS HUMANAS
title_short Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
title_full Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
title_fullStr Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
title_full_unstemmed Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
title_sort Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
author Silva, Roberto de Jesus
author_facet Silva, Roberto de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Tércio Machado
Renders, Helmut
Kaefer , José Ademar
Santos, Suely Xavier do
Frizzo, Antonio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Dêutero-Isaías; Cosmogonia; Criador, Sustentador e Enuma Elish
Deutero-Isaiah; Cosmogony; Creator; Sustainer and Enuma Elish
CIENCIAS HUMANAS
topic Dêutero-Isaías; Cosmogonia; Criador, Sustentador e Enuma Elish
Deutero-Isaiah; Cosmogony; Creator; Sustainer and Enuma Elish
CIENCIAS HUMANAS
description Este trabalho pretende analisar o título de Criador dos céus e da terra, atribuído a Yahweh, em Isaías 45,14-25, como também, demonstrar que a teologia do Yahweh Deus Criador em Israel, foi iniciada pelo Dêutero-Isaías no período em que ele esteve exilado na Babilônia com seus compatriotas. Também destacamos nesta tese que a teologia do Deus Criador, dos céus e da terra sofreu interferências culturais, da narrativa babilônica da criação conhecida como Enuma Elish. Para tal, utilizamos o estudo exegético, partindo da análise do contexto histórico, literário e religioso do Dêutero-Isaías, afim de, demonstrarmos que o título de Criador atribuído a Yahweh, teve o objetivo de esclarecer a comunidade judaica que estava exilada na Babilônia, que o deus Marduk não era o criador dos céus e da terra. Portanto, interpretamos o título de Deus Criador atribuído a Yahweh pelo profeta Dêutero-Isaías, como uma negação deste título direcionado à Marduk pelos babilônicos da dinastia caldaica. Demonstramos que no período pós-exílico, a teologia do Yahweh, Deus Criador passou por evoluções, sendo que a segunda fase desta teologia deve ser vista na produção literária Gênesis 1,1-2, 4ª – 2,4b-25. Discutimos que os redatores das duas narrativas cosmogônicas citadas acima no livro de Gênesis, produziram estes textos no período pós-exílico para re-afirmar a teologia do Yahweh Deus Criador, iniciada pelo profeta Dêutero-Isaías, por volta do ano 540 a.C. Por fim, mencionamos que os Salmos de Criação 104; 33; 19; 08 e 136 são a terceira fase da teologia do Deus Criador em Israel no período pós-exílico e nesta os salmistas apresentaram algumas novidades que não foram mencionadas pelo Dêutero-Isaías, tais como: Yahweh o Deus Sustentador da criação, Yahweh o Deus Artesão que criou os céus com suas mãos e a criação de Yahweh vinculada a sua hesed - bondade e outros temas que foram trabalhados nesta tese.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02T18:59:13Z
2018-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Roberto de Jesus. Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.. 2018. 171 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2018.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1748
identifier_str_mv Silva, Roberto de Jesus. Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.. 2018. 171 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2018.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602004074266624