Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1748 |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar o título de Criador dos céus e da terra, atribuído a Yahweh, em Isaías 45,14-25, como também, demonstrar que a teologia do Yahweh Deus Criador em Israel, foi iniciada pelo Dêutero-Isaías no período em que ele esteve exilado na Babilônia com seus compatriotas. Também destacamos nesta tese que a teologia do Deus Criador, dos céus e da terra sofreu interferências culturais, da narrativa babilônica da criação conhecida como Enuma Elish. Para tal, utilizamos o estudo exegético, partindo da análise do contexto histórico, literário e religioso do Dêutero-Isaías, afim de, demonstrarmos que o título de Criador atribuído a Yahweh, teve o objetivo de esclarecer a comunidade judaica que estava exilada na Babilônia, que o deus Marduk não era o criador dos céus e da terra. Portanto, interpretamos o título de Deus Criador atribuído a Yahweh pelo profeta Dêutero-Isaías, como uma negação deste título direcionado à Marduk pelos babilônicos da dinastia caldaica. Demonstramos que no período pós-exílico, a teologia do Yahweh, Deus Criador passou por evoluções, sendo que a segunda fase desta teologia deve ser vista na produção literária Gênesis 1,1-2, 4ª – 2,4b-25. Discutimos que os redatores das duas narrativas cosmogônicas citadas acima no livro de Gênesis, produziram estes textos no período pós-exílico para re-afirmar a teologia do Yahweh Deus Criador, iniciada pelo profeta Dêutero-Isaías, por volta do ano 540 a.C. Por fim, mencionamos que os Salmos de Criação 104; 33; 19; 08 e 136 são a terceira fase da teologia do Deus Criador em Israel no período pós-exílico e nesta os salmistas apresentaram algumas novidades que não foram mencionadas pelo Dêutero-Isaías, tais como: Yahweh o Deus Sustentador da criação, Yahweh o Deus Artesão que criou os céus com suas mãos e a criação de Yahweh vinculada a sua hesed - bondade e outros temas que foram trabalhados nesta tese. |
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Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.Hermeneutic Perspectives: A re-reading of the Concept of the Creator's Yahweh from Isaiah 45: 14-25.Dêutero-Isaías; Cosmogonia; Criador, Sustentador e Enuma ElishDeutero-Isaiah; Cosmogony; Creator; Sustainer and Enuma ElishCIENCIAS HUMANASEste trabalho pretende analisar o título de Criador dos céus e da terra, atribuído a Yahweh, em Isaías 45,14-25, como também, demonstrar que a teologia do Yahweh Deus Criador em Israel, foi iniciada pelo Dêutero-Isaías no período em que ele esteve exilado na Babilônia com seus compatriotas. Também destacamos nesta tese que a teologia do Deus Criador, dos céus e da terra sofreu interferências culturais, da narrativa babilônica da criação conhecida como Enuma Elish. Para tal, utilizamos o estudo exegético, partindo da análise do contexto histórico, literário e religioso do Dêutero-Isaías, afim de, demonstrarmos que o título de Criador atribuído a Yahweh, teve o objetivo de esclarecer a comunidade judaica que estava exilada na Babilônia, que o deus Marduk não era o criador dos céus e da terra. Portanto, interpretamos o título de Deus Criador atribuído a Yahweh pelo profeta Dêutero-Isaías, como uma negação deste título direcionado à Marduk pelos babilônicos da dinastia caldaica. Demonstramos que no período pós-exílico, a teologia do Yahweh, Deus Criador passou por evoluções, sendo que a segunda fase desta teologia deve ser vista na produção literária Gênesis 1,1-2, 4ª – 2,4b-25. Discutimos que os redatores das duas narrativas cosmogônicas citadas acima no livro de Gênesis, produziram estes textos no período pós-exílico para re-afirmar a teologia do Yahweh Deus Criador, iniciada pelo profeta Dêutero-Isaías, por volta do ano 540 a.C. Por fim, mencionamos que os Salmos de Criação 104; 33; 19; 08 e 136 são a terceira fase da teologia do Deus Criador em Israel no período pós-exílico e nesta os salmistas apresentaram algumas novidades que não foram mencionadas pelo Dêutero-Isaías, tais como: Yahweh o Deus Sustentador da criação, Yahweh o Deus Artesão que criou os céus com suas mãos e a criação de Yahweh vinculada a sua hesed - bondade e outros temas que foram trabalhados nesta tese.This work intends to analyze the title of Creator of the heavens and the earth attributed to Yahweh in Isaiah 45, 14-25, as well as to demonstrate that the theology of Yahweh God the Creator in Israel was initiated by the Deutero-Isaiah in the period in which he was exiled in Babylon with his countrymen. We also emphasize in this thesis that the theology of the Creator God, the heavens and the earth, suffered cultural interference from the Babylonian creation narrative known as Enuma Elish. For this, we use the exegetical study, starting from the analysis of the historical, literary and religious context of the Deutero-Isaiah, in order to demonstrate that the title of Creator attributed to Yahweh, had the purpose of clarifying the Jewish community that was exiled in Babylon, that the god Marduk, was not the creator of the heavens and the earth. Therefore we interpret the title of God the Creator attributed to Yahweh by the Deutero-Isaiah prophet, as a denial of this title directed to Marduk by the Babylonians of the Chaldaean dynasty. We demonstrate that in the post-exilic period, the theology of Yahweh, God the Creator went through evolutions, and the second face of this theology must be seen in the literary production Genesis 1,1-2, 4a - 2,4b-25. We have argued that the writers of the two cosmogonic narratives quoted above in the book of Genesis produced these texts in the post-exilic period to re-affirm the theology of Yahweh God the Creator, begun by the prophet Deutero-Isaiah, circa 540 a.C. Finally, we mention that the Creation Psalms 104; 33; 19; 08 and 136 are the third phase of the theology of the Creator God in Israel in the post-exilic period, and in this the psalmists presented some novelties that were not mentioned by the Deutero-Isaiah, such as: Yahweh, the Lord of Creation, Yahweh the God Craftsman who created the heavens with his hands and the creation of Yahweh bound to his hesed - kindness and other themes that were worked out in this thesis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoSiqueira, Tércio MachadoRenders, HelmutKaefer , José AdemarSantos, Suely Xavier doFrizzo, Antonio CarlosSilva, Roberto de Jesus2018-05-02T18:59:13Z2018-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Roberto de Jesus. Perspectivas Hermenêuticas: Uma Releitura do Conceito do Yahweh Criador a partir de Isaías 45,14-25.. 2018. 171 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-05-02T18:59:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1748Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-05-02T18:59:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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