A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1808 |
Resumo: | O consumo de programas de TV seriados, especialmente de gêneros que mesclam reality show com entrevistas, são uma das tendências no audiovisual. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender como se dá a representação do brasileiro que vive no exterior por meio das narrativas dos personagens do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. Serão usados como referencial teórico os Estudos Culturais e os conceitos de identidade com as obras de Stuart Hall, Néstor García Canclini, Jesús Martín-Barbero e Peter Burke; convergência das mídias e processos simbólicos da TV com os trabalhos de Douglas Kellner, Henri Jenkins e Luis Mauro Sá Martino; sobre o desenvolvimento e a linguagem televisiva utilizaremos as obras de Raymond Williams, Arlindo Machado, Guillermo Orozco e Sebastião Squirra; e, por fim, os conceitos de memória, imaginário e representações sociais com os trabalhos de Magali Cunha, Michel Maffesoli, Maurice Halbwachs, Gonzaga Motta e Serge Moscovici. Para isso, são adotados dois procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica serão sistematizados os estudos sobre os principais conceitos que contribuem para o entendimento do processo de construção das identidades na era contemporânea, com ênfase nos seguintes elementos: memória, cultura e imaginário. Outro aspecto teórico em foco é identificar como os gêneros e a linguagem da TV vêm se transformando ao longo dos anos por conta da convergência das mídias e das novas tecnologias. No segundo procedimento, o da análise de conteúdo, são analisados cinco episódios do programa para entender como a ideia de “ser brasileiro” é representada em um gênero televisivo massivo. Resultam desta pesquisa a representação do brasileiro no exterior por meio de um programa de entretenimento e a perspectiva dos personagens em relação ao Brasil e ao país onde vivem atualmente, sobretudo no que diz respeito à identidade cultural. |
id |
METODISTA_8ab876234afb369a492248466139c00c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1808 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”The representation of the Brazilian abroad in the perspective of the program "The World According to the Brazilians"Identidade cultural; Gêneros televisivos; Mídia e representaçãoCultural identity; TV genres; Media and representationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO consumo de programas de TV seriados, especialmente de gêneros que mesclam reality show com entrevistas, são uma das tendências no audiovisual. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender como se dá a representação do brasileiro que vive no exterior por meio das narrativas dos personagens do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. Serão usados como referencial teórico os Estudos Culturais e os conceitos de identidade com as obras de Stuart Hall, Néstor García Canclini, Jesús Martín-Barbero e Peter Burke; convergência das mídias e processos simbólicos da TV com os trabalhos de Douglas Kellner, Henri Jenkins e Luis Mauro Sá Martino; sobre o desenvolvimento e a linguagem televisiva utilizaremos as obras de Raymond Williams, Arlindo Machado, Guillermo Orozco e Sebastião Squirra; e, por fim, os conceitos de memória, imaginário e representações sociais com os trabalhos de Magali Cunha, Michel Maffesoli, Maurice Halbwachs, Gonzaga Motta e Serge Moscovici. Para isso, são adotados dois procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica serão sistematizados os estudos sobre os principais conceitos que contribuem para o entendimento do processo de construção das identidades na era contemporânea, com ênfase nos seguintes elementos: memória, cultura e imaginário. Outro aspecto teórico em foco é identificar como os gêneros e a linguagem da TV vêm se transformando ao longo dos anos por conta da convergência das mídias e das novas tecnologias. No segundo procedimento, o da análise de conteúdo, são analisados cinco episódios do programa para entender como a ideia de “ser brasileiro” é representada em um gênero televisivo massivo. Resultam desta pesquisa a representação do brasileiro no exterior por meio de um programa de entretenimento e a perspectiva dos personagens em relação ao Brasil e ao país onde vivem atualmente, sobretudo no que diz respeito à identidade cultural.The consumption of TV series, specially the genres that mix reality show and interviews are one of the tendencies on the audiovisual. In this context, this dissertation aims to identify and understand the representation of the Brazilian who lives abroad through the narratives of the characters of the program “The world according to Brazilians”. Studies on the Sciences of culture and the concepts of identity of Stuart Hall, Néstor Garcia Canclini, Jesús Martín-Barbero and Peter Burke are used as a theoretical reference. About the convergence of the media and symbolic processes of TV we use works of Douglas Kellner, Henri Jenkins and Luis Mauro Sá Martino; about development and the television language, works of Raymond Williams, Arlindo Machado, Guillermo Orozco and Sebastião Squirra. Finally, for the concepts of memory, imagery and social representations we use works of Magali Cunha, Michel Maffesoli, Maurício Halbwachs, Gonzaga Motta and Serge Moscovici. Focusing on that, two methodological procedures are adopted: the bibliographical survey and a content analysis. Through the bibliographical research the studies are systematized on the main concepts that contribute to the understanding the construction process of the identities in the contemporary era, with emphasis on the following elements: memory, culture and imaginary. Another theoretical aspect in focus is the choice of genres and a language of TV to be transformed through the years due to the convergence of the media and the new technologies. In the second procedure, the content analysis is performed in five episodes of the program to understand how the idea of being Brazilian is represented in a massive television genre. The result of the research concerns an entertainment program, the perspective of the characters about Brazil and the country where they have lived now, especially with regard to cultural identity.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialCunha, Magali do NascimentoSilva, Cilene Victor daVargas , HeromMartino , Luís Mauro SáMELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE2019-01-25T16:36:16Z2018-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE. A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. 2018. 157 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-25T16:36:16Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1808Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-25T16:36:16Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” The representation of the Brazilian abroad in the perspective of the program "The World According to the Brazilians" |
title |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” |
spellingShingle |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” MELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE Identidade cultural; Gêneros televisivos; Mídia e representação Cultural identity; TV genres; Media and representation CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” |
title_full |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” |
title_fullStr |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” |
title_full_unstemmed |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” |
title_sort |
A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” |
author |
MELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE |
author_facet |
MELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Magali do Nascimento Silva, Cilene Victor da Vargas , Herom Martino , Luís Mauro Sá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade cultural; Gêneros televisivos; Mídia e representação Cultural identity; TV genres; Media and representation CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Identidade cultural; Gêneros televisivos; Mídia e representação Cultural identity; TV genres; Media and representation CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O consumo de programas de TV seriados, especialmente de gêneros que mesclam reality show com entrevistas, são uma das tendências no audiovisual. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender como se dá a representação do brasileiro que vive no exterior por meio das narrativas dos personagens do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. Serão usados como referencial teórico os Estudos Culturais e os conceitos de identidade com as obras de Stuart Hall, Néstor García Canclini, Jesús Martín-Barbero e Peter Burke; convergência das mídias e processos simbólicos da TV com os trabalhos de Douglas Kellner, Henri Jenkins e Luis Mauro Sá Martino; sobre o desenvolvimento e a linguagem televisiva utilizaremos as obras de Raymond Williams, Arlindo Machado, Guillermo Orozco e Sebastião Squirra; e, por fim, os conceitos de memória, imaginário e representações sociais com os trabalhos de Magali Cunha, Michel Maffesoli, Maurice Halbwachs, Gonzaga Motta e Serge Moscovici. Para isso, são adotados dois procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica serão sistematizados os estudos sobre os principais conceitos que contribuem para o entendimento do processo de construção das identidades na era contemporânea, com ênfase nos seguintes elementos: memória, cultura e imaginário. Outro aspecto teórico em foco é identificar como os gêneros e a linguagem da TV vêm se transformando ao longo dos anos por conta da convergência das mídias e das novas tecnologias. No segundo procedimento, o da análise de conteúdo, são analisados cinco episódios do programa para entender como a ideia de “ser brasileiro” é representada em um gênero televisivo massivo. Resultam desta pesquisa a representação do brasileiro no exterior por meio de um programa de entretenimento e a perspectiva dos personagens em relação ao Brasil e ao país onde vivem atualmente, sobretudo no que diz respeito à identidade cultural. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 2019-01-25T16:36:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE. A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. 2018. 157 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1808 |
identifier_str_mv |
MELO , BARBARA STEFANNIE PAIVA DE. A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. 2018. 157 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602004245184512 |