AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Starosky, Enio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1050
Resumo: Josef Pieper e C. S. Lewis são dois dos principais filósofos do nosso tempo. A presente pesquisa visa analisar as doutrinas desses pensadores sobre o amor e extrair as consequências para a educação. Pieper e Lewis são importantes intelectuais, respeitados por todo o mundo acadêmico, por conta de suas obras, originais e profundas, como pensadores cristãos. Seus estudos sobre o amor cada autor com seu próprio ponto de vista são incontornáveis para todos que se ocupam da educação. Lewis e Pieper compartilham uma metodologia centrada na linguagem, o que leva à compreensão da essência comum aos amores (Pieper) e dos quatro amores: afeto, amizade, eros e caridade (Lewis). E ambos voltam-se para a linguagem comum. Quanto mais a palavra amor é distorcida e deturpada hoje em dia, tanto mais é necessária uma análise filosófica como a de Pieper e Lewis. De acordo com os autores, a educação para o amor remete à Antropologia Filosófica e esta dissertação apresenta a conexão entre a concepção de amor e a de homem, e a educação que a elas se segue.
id METODISTA_8b4024ba422ac0664b0ffe9f0332e7c8
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1050
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPERLove and education in C.S. Lewis and Josef PieperJosef PieperC. S.Lewisfilosofia cristãantropologiaser humanolinguagemamoreducaçãoJosef PieperC. S.Lewischristian philosophyanthropologyhuman beinglanguageloveeducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOJosef Pieper e C. S. Lewis são dois dos principais filósofos do nosso tempo. A presente pesquisa visa analisar as doutrinas desses pensadores sobre o amor e extrair as consequências para a educação. Pieper e Lewis são importantes intelectuais, respeitados por todo o mundo acadêmico, por conta de suas obras, originais e profundas, como pensadores cristãos. Seus estudos sobre o amor cada autor com seu próprio ponto de vista são incontornáveis para todos que se ocupam da educação. Lewis e Pieper compartilham uma metodologia centrada na linguagem, o que leva à compreensão da essência comum aos amores (Pieper) e dos quatro amores: afeto, amizade, eros e caridade (Lewis). E ambos voltam-se para a linguagem comum. Quanto mais a palavra amor é distorcida e deturpada hoje em dia, tanto mais é necessária uma análise filosófica como a de Pieper e Lewis. De acordo com os autores, a educação para o amor remete à Antropologia Filosófica e esta dissertação apresenta a conexão entre a concepção de amor e a de homem, e a educação que a elas se segue.Josef Pieper and C. S. Lewis are two of the main philosophers of the 20th century. This research aims to analyse their thoughts on love and their implications to education. Pieper and Lewis are important scholars who have gained enormous respect in the academic world for their original and profound works as christian thinkers. Their studies on love each author from his own point of view are a must for everyone who is concerned with education. Lewis and Pieper share a language-centered methodology that leads to clarify the common essence of loves (Pieper) and the four loves: affection, friendship, eros and charity (Lewis). And both thinkers are focused on ordinary language. The more love is a misunderstood word the more such a philosophical analysis is required. Education for love, according to Lewis and Pieper, is centered in philosophical anthropology, and this dissertation presents the connection between their conception of love and man and the education that follows.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOLauand, Luiz JeanCPF:22222222229Castro, Roberto Carlos Gomes deCPF:55226669998Josgrilberg, Rui de SouzaCPF:16546515611http://lattes.cnpq.br/6814803104634334Starosky, Enio2016-08-03T16:15:50Z2015-09-102015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSTAROSKY, Enio. Love and education in C.S. Lewis and Josef Pieper. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1050Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
Love and education in C.S. Lewis and Josef Pieper
title AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
spellingShingle AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
Starosky, Enio
Josef Pieper
C. S.Lewis
filosofia cristã
antropologia
ser humano
linguagem
amor
educação
Josef Pieper
C. S.Lewis
christian philosophy
anthropology
human being
language
love
education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
title_full AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
title_fullStr AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
title_full_unstemmed AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
title_sort AMOR E EDUCAÇÃO EM C. S. LEWIS E JOSEF PIEPER
author Starosky, Enio
author_facet Starosky, Enio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lauand, Luiz Jean
CPF:22222222229
Castro, Roberto Carlos Gomes de
CPF:55226669998
Josgrilberg, Rui de Souza
CPF:16546515611
http://lattes.cnpq.br/6814803104634334
dc.contributor.author.fl_str_mv Starosky, Enio
dc.subject.por.fl_str_mv Josef Pieper
C. S.Lewis
filosofia cristã
antropologia
ser humano
linguagem
amor
educação
Josef Pieper
C. S.Lewis
christian philosophy
anthropology
human being
language
love
education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Josef Pieper
C. S.Lewis
filosofia cristã
antropologia
ser humano
linguagem
amor
educação
Josef Pieper
C. S.Lewis
christian philosophy
anthropology
human being
language
love
education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Josef Pieper e C. S. Lewis são dois dos principais filósofos do nosso tempo. A presente pesquisa visa analisar as doutrinas desses pensadores sobre o amor e extrair as consequências para a educação. Pieper e Lewis são importantes intelectuais, respeitados por todo o mundo acadêmico, por conta de suas obras, originais e profundas, como pensadores cristãos. Seus estudos sobre o amor cada autor com seu próprio ponto de vista são incontornáveis para todos que se ocupam da educação. Lewis e Pieper compartilham uma metodologia centrada na linguagem, o que leva à compreensão da essência comum aos amores (Pieper) e dos quatro amores: afeto, amizade, eros e caridade (Lewis). E ambos voltam-se para a linguagem comum. Quanto mais a palavra amor é distorcida e deturpada hoje em dia, tanto mais é necessária uma análise filosófica como a de Pieper e Lewis. De acordo com os autores, a educação para o amor remete à Antropologia Filosófica e esta dissertação apresenta a conexão entre a concepção de amor e a de homem, e a educação que a elas se segue.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
2015-03-25
2016-08-03T16:15:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STAROSKY, Enio. Love and education in C.S. Lewis and Josef Pieper. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1050
identifier_str_mv STAROSKY, Enio. Love and education in C.S. Lewis and Josef Pieper. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998853406720